Para alavancar negócios, empresas desenvolvem uma série de estratégias capazes de tornar marca, produto ou serviços conhecidos no mercado. E, através de tendências de Marketing Digital, o ambiente virtual se tornou propício à divulgação e acompanhamento de campanhas e ações.

Como resultado as organizações percebem melhor o retorno ao investimento.

Isso não significa que é correto desmerecer as formas tradicionais de divulgação. Elas são bem-vindas e podem se encaixar no planejamento de marketing do empreendimento. Contudo, as ferramentas digitais têm o diferencial de fornecer métricas precisas sobre seu alcance.

Veja bem: se uma empresa vai lançar um produto, como um carro, por exemplo, em qual mídia o consumidor saberá dessa notícia em primeira mão? Pela televisão ou pelas redes sociais?

Hoje em dia, o acesso às informações é fácil e está na palma da mão. Quase tudo o que o usuário necessita pode ser solucionado pelo smartphone. Isso faz da internet uma ferramenta dinâmica e das tendências de Marketing Digital meios de adequação às necessidades dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes.

De olho nas tendências de Marketing Digital

Vivemos uma era de inovações rápidas e contínuas. Se, antigamente, as tecnologias demoravam a ficar obsoletas, hoje essa desatualização é muito mais rápida. Softwares, plataformas e aplicativos atendem aos usuários nas mais diversas necessidades e precisam, invariavelmente, mudar para melhor.

É por isso que as ações online não devem ser estáticas e engessadas. As organizações devem estar de olho nas tendências no Marketing Digital para, cada vez mais, se aproximar dos desejos de seus clientes.

Pela rapidez e praticidade, a internet é o local ideal para consumir conteúdo. É também através da rede que as empresas identificam mudanças de hábitos e costumes de seu público.

Por isso, ficar de olho nas novas ferramentas de Marketing Digital é essencial aos negócios. Por mais que os profissionais estejam preparados para as mudanças aceleradas do mundo digital, existem algumas que precisam de mais atenção pois, potencialmente, geram mais resultados.

Abaixo listamos as principais estratégias de Marketing Digital que ninguém está prestando a atenção – e você pode tirar muito proveito disso.

1 – Facebook continua sendo uma boa estratégia

O Facebook é uma plataforma digital com mais de 2,3 bilhões de usuários no mundo. Inicialmente criada para aproximar e conectar pessoas, com o passar do tempo cresceu também nos anúncios publicitários e nos engajamentos de estratégia de marketing digital.

Com o surgimento de outras redes sociais, muitos usuários passaram a navegar em outras plataformas, dando a impressão de que o Facebook teria deixado de ser a melhor opção para as ações do Marketing Digital.

Contudo, se as estratégias digitais estão onde há mais pessoas, então o Facebook é o lugar. O Brasil ocupa a 3ª posição entre os países com o maior número de perfis, totalizando 130 milhões de usuários.

É bom prestar atenção no público que acessa a plataforma, já que o Facebook pode ser inadequado para alguns perfis. Acontece que a audiência mais jovem está deixando essa rede social e migrando para outras. Em contrapartida, as pessoas mais velhas estão aderindo a esse recurso.

Um bom exemplo são os anúncios de atividades físicas online, como a Queima Diária. Plataformas como essas estimulam as pessoas a ter um corpo mais bonito e saudável, evidenciando a participação de homens e mulheres acima de 35 anos.

2 – Público jovem no Instagram

Você já reparou que, ultimamente, as pessoas estão usando mais o Instagram? Os números não param de crescer. Só no Brasil são 66 milhões de usuários, fazendo daqui o 2º país que mais utiliza o aplicativo no mundo.

O crescimento da plataforma social tem atraído os olhares das empresas, principalmente porque o público que ali se encontra é bem mais jovem: perfis de 16 a 29 anos correspondem a 69% dos usuários.

Mas essa não é a única característica relevante dos usuários do Instagram. Além de terem menos idade, eles são os que têm o melhor poder aquisitivo e os que mais estão dispostos a interagir com as empresas.

As ações do Marketing Digital não devem levar em consideração apenas a quantidade de usuários da plataforma, mas outras características desse mercado.

Por exemplo: o Instagram é o aplicativo em que mulheres são a maioria, totalizando 63% dos perfis. Isso talvez explique a diversidade de anúncios e stories voltados para área da beleza, editoriais de maquiagens e dicas de saúde.

3 – Interação com robôs

A utilização do chatbots é uma das principais novidades no Marketing Digital que pode não estar recebendo tanto crédito quanto merece. Esses são programas de computador que utilizam a inteligência artificial para interagir com os usuários através de janelas de bate-papo e comunicações verbais.

A ferramenta é de grande utilidade, amplia o alcance e a relação com o público, mostrando-se preparada para atender a diferentes tipos de solicitações e audiências.

Uma das vantagens do chatbot é que ele pode atender a vários usuários de uma só vez, possibilitando um atendimento personalizado com base nos históricos de relacionamento.

Você já deve ter visto esse tipo de comunicação ao ligar para operadoras de telefonia celular em que um atendente virtual te orienta a seguir alguns passos, abrindo caminho para a resolução do problema.

Outra forma de chatbot é pela navegação na internet. Muitos consumidores são abordados por uma janela de pop-up se colocando à disposição para dúvidas e comentários.

4 – Vídeos e lives

Tanto os vídeos quanto as lives são estratégias de imagens utilizadas para informar e entreter o público. No entanto, as ferramentas têm objetivos diferentes.

Os usuários costumam ter um envolvimento especial com os vídeos, já que eles conseguem chamar sua atenção de uma forma leve, instrutiva e de fácil consumo.

O Youtube é a plataforma mais popular de publicar e assistir vídeos, mas outros aplicativos também podem ser utilizados, como o Facebook e o Twitter. Mas, independente da mídia utilizada, os vídeos costumam ser recursos de baixo orçamento que conseguem gerar engajamento com a persona.

Mais que proporcionar aumento de vendas, a internet consegue oferecer conteúdos relevantes que vão além de um comercial. Seja no YouTube ou em qualquer outro dispositivo, as pessoas interagem com as empresas, criando laços  afetivos e de confiança.

Já as lives, ou transmissões ao vivo, estão ascendendo como uma das grandes tendências de Marketing Digital. Está enganado quem pensa que elas são exclusividades dos youtubers e influenciadores digitais: as organizações também podem ampliar o seu alcance com esse recurso.

A tecnologia auxilia as empresas na criação de conteúdos ricos e de qualidade. De forma simples e espontânea é possível construir uma interação direta e com o público. Isso é feito através de webinars, bate papo ou compartilhamento de alguma ação, como lançamento de produto e visitas na empresa.

A live é uma ferramenta prática e com resultados de engajamento em tempo real, inovando a forma do empreendimento se comunicar com o mercado.

5 – Aposte em conteúdos de qualidade

Os conteúdos online representam o sucesso das muitas tendências de Marketing Digital. Eles são elementos essenciais para garantir o reconhecimento de todo negócio  que tem presença na internet.

Por meio de blogs, vídeos, e-books e e-mail marketing, entre outros, o conteúdo tem o objetivo de abastecer o mercado com informações relevantes e de qualidade.

Mas antes de sair postando uma série de textos e vídeos de forma aleatória, pense que esse é um valioso recurso de engajamento e reconhecimento de marca que não pode ser desperdiçado.

Por isso, pesquise e veja realmente o que o seu público deseja saber, entendendo que as publicações, hoje em dia, são mais voltadas para personas do que para as massas.

O que é isso?

A comunicação do passado era voltada para as grandes massas. Isso é, o assunto era priorizado com base na opinião geral de um grupo de pessoas. Mas isso mudou. As publicações, atualmente, são individualizadas, significando mais trabalho e pesquisa para transformar a persona em cliente.

6 – E-mail personalizado

Desde a popularização da internet, o e-mail é bastante utilizado para troca de comunicação entres os usuários. Os objetivos podem ser vários, dentre assuntos pessoais, comerciais, acadêmicos e jurídicos. Atualmente é uma das ferramentas que atende às necessidades do Marketing Digital.

Os disparos de mensagens de forma genéricas já não são tão eficazes. Muitos resultados vêm sendo conseguido através de uma combinação de automação e personalização, tornando a estratégia customizável ao possibilitar o envido de mensagens individuais para os e-mails.

Utilizando o remarketing, em outras plataformas, é possível criar ofertas e divulgações personalizadas no momento certo pelo correio eletrônico. Repare que em datas como Natal, dia dos namorados, dias das mães e outras comemorativas, os e-mails com ofertas de produtos e serviços aparecem quando o usuário sente que precisava delas.

Contudo, existe algo diferente nos e-mails que acompanham as tendências de Marketing Digital: as promoções enviadas são individuais, contendo ofertas que os usuários certamente gostariam de receber.

7 – Ferramenta de voz

Conversar é uma maneira natural de interagir e, também, a preferida de quase todo mundo. Então, porque não aproveitar esse recurso tão importante para a estratégia de Marketing Digital?

A internet vem mudando sua forma de pesquisa. Hoje você não precisa mais digitar suas dúvidas ou pesquisas no Google, bastando apenas utilizar a ferramenta de voz da plataforma.

Otimizar a busca de produtos e serviços com o comando de voz é algo antes inacreditável, mas que já está acontecendo e é uma das principais tendências de Marketing Digital.

Para não perder grandes oportunidades, as empresas devem realizar, por exemplo, adequação nos textos com o tom de conversa, utilizando palavras chaves para ajudar nas buscas por voz no Google.

A geração de negócios online veio para ficar, e as novas ferramentas de Marketing Digital ajudam a obter resultados mais significativos.

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