5 Podcasts em português que todo profissional de Marketing deveria ouvir

podcasts de marketing

É difícil imaginar como era o mundo antes dos podcasts. Pela facilidade de escutar enquanto faço outras coisas, posso atribuir com tranquilidade que metade do conteúdo que consumo hoje é através de podcast – seja notícias, aulas, entrevistas ou entretenimento mesmo.

Não é à toa que o Brasil já é o terceiro país do mundo onde mais se ouve podcast. Segundo uma matéria recente da Exame, são mais de 30 milhões de ouvintes ativos – quase 20% da população brasileira.

O mercado de podcasts está tão aquecido que hoje é impossível estimar o número de podcasts no país e, diante de tantas opções, naturalmente é mais difícil escolher aqueles que realmente valem a pena.

Até agora.

Se você trabalha com marketing ou considera migrar para a área, abaixo listo cinco podcasts que podem acelerar seu aprendizado e/ou te manter atualizado sobre as principais tendências.

1. ROI Hunters

Em termos de profundidade técnica, o ROI Hunters é de longe o melhor podcast sobre marketing e growth do Brasil.

Os episódios são conduzidos por Dener Lippert, Guilherme Lippert (V4 Company) e João Vitor (Gestão 4.0) e estão recheados de dicas práticas e conceitos mais técnicos, que vão muito além do “arroz com feijão” e apresenta ao ouvinte detalhes que apenas quem está com a mão na massa de verdade, conhece. 

Para conhecer, recomendo o episódio: Mais de 100 pessoas no time de vendas – lições de Marcus Marques.

2. Braincast

Com uma pegada totalmente diferente do ROI Hunters (menos técnica e mais num formato de bate-papo informal), o Braincast busca trazer temas mais ligados ao comportamento e tendências. 

Por não ser muito técnico e ser conduzido por pessoas de publicidade, trata-se de um podcast mais gostoso e leve de ouvir, mas não deixa de trazer reflexões e dados valiosos. 

Para conhecer, recomendo o episódio: A má influência dos influenciadores.

3. Cast For Closers

Apesar de não ser um podcast exatamente focado em marketing, o Cast For Closers traz um conteúdo extremamente relevante (e muitas vezes negligenciado) que é vendas. 

Sim, profissionais de marketing precisam dominar vendas. Pelo menos a teoria – para ter uma visão holística do funil completo e não passar vergonha na hora de se relacionar com times comerciais. 

Para conhecer, recomendo o episódio: Crescimento escalável – como sair de 3 para 200 pessoas no time de vendas

4. Resumo de Livros

Com um formato totalmente diferente dos podcasts recomendados até aqui, o Resumo de Livros traz – como o nome sugere – resumos bem diretos e bem elaborados de livros de negócios, marketing, finanças e desenvolvimento pessoal.

Como os episódios são mais curtos, acho ele ideal para ouvir naquelas pausas do dia a dia. 

Difícil recomendar um único episódio neste caso, porque tudo vai depender do assunto que você está mais interessado no momento. Clique aqui para ver a lista completa de episódios no Spotify, escolha o seu e aproveite. 

5. Insights Podcast

Para finalizar, nada mais justo do que deixar aqui a recomendação do nosso podcast: o Insights Podcast.

Apesar de não ter tantos episódios como os citados até aqui, buscamos trazer pessoas relevantes (e nem sempre famosas) do mercado para falar de assuntos que são valiosos para qualquer profissional de marketing, independente do nível de experiência.

Para conhecer, recomendo o episódio: Copywriting na Prática.

Quer sugerir conteúdos como este ou acompanhar minhas dicas no Instagram? Não deixe de me seguir por lá