Vale a pena ser franqueado da V4 Company?

Em breve vai fazer seis meses que sou franqueado da V4 Company e, como desde o início muitos amigos do mercado têm me perguntando se vale a pena ou não, decidi documentar a minha perspectiva sobre todo o processo.

Atenção especial à parte que eu digo “minhas perspectivas”. O objetivo aqui não é fazer uma análise técnica, muito menos um julgamento. 

Por já ter a minha empresa desde 2017 e desde sempre ter adotado um posicionamento muito parecido com a V4 Company (compromisso com as vendas, decisões sempre com base em dados e expertise especial em tráfego pago) eu sinceramente acredito que sou um ponto fora da curva em relação ao público que geralmente escolhe adquirir as franquias.

Por isso, absorva a minha perspectiva mas não a tome como verdade! Entrar para a V4 Company me apresentou um risco pessoal e profissional muito baixo, e eu já dominava os aspectos técnicos da prestação de serviço de Marketing Digital. 

Por que eu decidi me tornar franqueado da V4 Company?

Como disse, eu tenho a minha empresa de consultoria/assessoria de Marketing Digital desde 2017. Sempre ofereci os meus serviços seguindo um posicionamento muito parecido com o que a V4, com foco total em aumentar as vendas dos clientes independente do que seja necessário fazer (ao contrário de vender pacotes de serviços como é o caso das agências). 

E esse alinhamento de valores foi um grande motivador para eu tomar essa decisão. Afinal, eu teria que mudar poucos aspectos da minha operação no dia a dia, não teria tanto impacto na cultura do time e no fim das contas, eu poderia continuar aplicando minha expertise sem necessariamente precisar “aprender tudo de novo”.

Além disso, outro fator importante foi a velocidade do retorno do investimento e baixo risco que essa decisão envolvia.

Na época (Outubro de 2020) o investimento mínimo para se tornar um franqueado era de R$ 20.000 –  bem abaixo do que é atualmente – e a V4 Company garantia o primeiro cliente com um valor de serviço mensal de pelo menos a R$ 2.500. Se eu mantivesse esse primeiro cliente por pelo menos 10 meses, meu investimento já estava pago.

Isso, é claro, considerando o pior cenário possível, no qual eu só receberia um cliente. Mas já adianto que este não foi o caso: desde a assinatura do contrato eu tenho recebido da V4 Company um cliente por mês (alguns com valores maiores que este mínimo de R$ 2.500) e todo o apoio para trazer mais clientes e oferecer um serviço de excelência.

E sobre o risco, se eu não gostasse da V4 Company por qualquer motivo, eu já tinha minha carteira de clientes e na prática a minha situação não iria mudar em nada. 

Outra vantagem que vale a pena citar, e hoje eu vejo como o maior benefício de todo esse processo, é fazer parte de um ecossistema onde jovens de todos os cantos do Brasil estão construindo uma empresa bilionária. A energia e paixão que eu vejo nos investidores (franqueados e colaboradores) da V4 Company é motivador, e olha que nem me considero tão velho assim. 

A V4 Company cumpre o que promete?

Sim, e não estou afirmando isso só pra puxar saco. 

Tudo o que foi passado nas conversas com o Max (que me vendeu a franquia e hoje é VP de Marketing e Vendas) e no onboarding foi entregue, inclusive o lado que nem sempre fica claro para todo mundo: o lado do trabalho duro, do compromisso com os resultados e da honestidade intelectual que requer trabalhar em um meio tão competitivo e de rápida transformação.

Quer dizer que eu concordo com tudo que a V4 Company? Claro que não.

A V4 é uma empresa, e não uma religião. Eu discordo com vários processos internos e também como alguns assuntos são conduzidos pelos decisores do negócio, mas acredito que isso faz parte do processo da construção de uma história. Ficar reclamando aos quatro ventos não vai me levar a lugar nenhum e ainda me coloca numa posição de arrogância.

Afinal, os caras construíram um modelo de negócio super inovador no segmento do Marketing Digital e estão caminhando com sucesso rumo a um IPO de bilhões de reais. Quem sou eu para bater no peito e dizer o que eles estão fazendo errado?

A franquia da V4 Company é para você?

Se você tem consciência de que mesmo com todo o apoio da matriz você vai precisar trabalhar muito e encarar a sua unidade como uma empresa mesmo, e não uma filial totalmente dependente da matriz, ser franqueado da V4 Company pode ser uma ótima oportunidade para você empreender e aumentar as suas chances de sucesso no Marketing Digital.

Obviamente, vale considerar o investimento financeiro e de tempo que você vai precisar fazer, pesando muito bem com a sua expectativa de retorno. Mas no geral, considero um investimento de ótimo custo-benefício.  

Gosto de ver a V4 Company hoje como um foguete que está começando a sair do chão. Se você tiver o investimento mínimo necessário, ainda dá tempo de pegar um bom lugar e colher frutos no futuro. Pode ser que um dia esse foguete já esteja muito alto para você entrar.  
Tem dúvidas mais específicas ou quer me dizer sua opinião? Me chame no Direct do Instagram ou fale direto com a V4 Company.

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