Como ter sucesso como franqueado da V4 Company

Dois anos após ter me tornado sócio-franqueado da V4 Company, numa jornada que considero muito bem sucedida, hoje venho compartilhar cinco conselhos que eu gostaria de ter recebido lá no começo.

As dicas são direcionadas para quem está considerando comprar um franquia e para quem já é dono de uma. Aproveite!

1. Defina seus objetivos (o que é sucesso para você?)

Pode parecer clichê, mas ter clareza dos seus objetivos é fundamental para alcançar o sucesso na V4 Company – como dizem por aí, para quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve.

Conforme a V4 Company cresce – e tudo indica que vai continuar crescendo mais nos próximos anos – as possibilidades para quem faz parte da rede são cada vez maiores e diversas. 

Você pode querer ser a maior franquia, ou querer ser referência em um determinado segmento. Talvez você queira ser sócio da matriz, ou você quer tornar a sua unidade atrativa para ser vendida (que foi o meu caso).

Por isso, entender o que é sucesso vai não vai apenas evitar conflitos de interesse, como também ajudar nas tomadas de decisões diárias.

No meu caso, por exemplo, o sucesso sempre foi vender a minha unidade para conquistar liberdade financeira. Ter essa clareza me ajudou a tomar decisões como:

  • focar em construir equity ao invés de lucratividade;
  • formar um time AAA que poderia ocupar posições de liderança ao invés de centralizar a gestão em mim;
  • focar no crescimento de faturamento ao invés da margem de lucro.

Se não houvesse essa clareza dos meus objetivos, eu poderia facilmente ter tomado decisões erradas, que iriam tornar uma venda muito mais difícil, menos lucrativa ou até inviável.

2. Encare a sua unidade como uma empresa à parte

Parece paradoxal, mas a melhor forma de se destacar como franqueado na V4 Company é considerar que você não é um franqueado.

Explico…

Diferente de outras franquias, os franqueados da V4 Company têm uma autonomia enorme na gestão do negócio. Seja na hora de contratar ou na hora de lidar com um cliente que está insatisfeito, cada unidade franqueada pode lidar com a situação da forma que julgar mais eficiente – e claro, assumindo as responsabilidades por isso.

Como sócio-franqueado da V4 Company, você é um empresário como qualquer outro – precisa olhar para a saúde financeira do seu negócio, processo seletivo, formação de lideranças, controle tributário, qualidade da operação etc…

E a matriz? 

Além de oferecer treinamentos, materiais e um ecossistema para acelerar a curva de aprendizado da sua unidade, ela atribui clientes e presta um suporte bem personalizado com as necessidades (e dificuldades) de cada unidade.

Ou seja, ela cumpre um papel muito mais de apoio do que de controladora. 

Coincidência ou não, as unidades que mais se destacam são aquelas que mais “compram a briga” de resolver seus próprios problemas, ao invés de terceirizar responsabilidades para a matriz.

3. Pense em processo desde o primeiro dia

Por mais que o sonho do “dinheiro fácil com marketing digital” seja vendido para a gente todos os dias, a realidade é que fazer um negócio crescer através da internet exige trabalho duro.

Além de não existir fórmula mágica, cada cliente vai demandar uma estratégia e atendimento totalmente personalizado.

Por isso, se você não se preocupar com processos eficientes que podem ser replicados desde o dia um, a tendência é que a sua operação fique cada vez mais caótica.

E operação caótica significa churn alto, que é o inimigo número um de qualquer negócio cujo modelo de negócio depende da retenção. 

Para ter sucesso na V4 Company, entenda que a única forma de escalar uma empresa de serviço é criando processos que possam ser replicados por pessoas com um nível de conhecimento menor do que você.

Inclusive, um ótimo indicador de qualidade dos seus processos é o nível de experiência que uma pessoa precisa ter para tocá-los de forma independente, sem o apoio de alguém sênior. 

Abaixo, alguns processos que eu julgo serem indispensáveis para uma operação saudável dentro da V4 Company:

  • Revisão semanal da saúde dos clientes (indicadores mais importantes);
  • Reunião semanal entre Accounts (quem atende os clientes) e Head para falar sobre pontos críticos por cliente;
  • Reunião semanal entre Accounts e gestor de tráfego (ou Cientista do Marketing) para considerar novas estratégias de aquisição;
  • Reunião mensal com todas as pessoas da unidade, para updates sobre os objetivos da empresa, aprendizados e desafios atuais;
  • Reunião mensal entre gestor e colaborador, para falar sobre o desenvolvimento individual e troca de feedbacks.

É claro, esses são apenas os processos que eu julgo serem indispensáveis para uma operação de qualidade. 

Como disse, cada unidade vai ter a autonomia para definir os seus – o mais importante é ter os processos que fazem sentido e se mostram eficazes para a sua operação.

4. Não se preocupe em vender antes de ter uma operação eficiente

Talvez esse seja o conselho mais polêmico que vou dar nesse texto.

Como assim, não vou me preocupar em vender? Eu quero que minha unidade cresça!

Sim, crescer é bom – mas crescer sem antes ter um controle da operação é como encher de água um balde furado. Além de financeiramente não fazer sentido, você desgasta o seu time (que uma hora vai pular do barco) e queima o seu filme com a matriz.

Além disso, o momento de criar a sua máquina de vendas vai surgir naturalmente conforme você entende que o seu time tem capacidade de absorver mais clientes, mas o número de clientes atribuídos pela matriz não é o suficiente.

Mas em que momento considerar que a sua operação boa o suficiente para começar a acelerar as vendas? Eu recomendo ter no mínimo 25 clientes com um churn menor de 8%.

5. Sua empresa é seu time

Não é novidade que todo negócio é composto de pessoas, mas quando o assunto é prestação de serviço a importância das pessoas deve ser multiplicada por pelo menos 20x.

Tudo, absolutamente tudo, é dependente de pessoas.

Ver muitos números e gráficos num dashboard podem nos fazer esquecer de que a qualidade da sua operação depende de pessoas…

  1. qualificadas em hard e soft skills
  2. motivadas e cientes de onde podem chegar
  3. saudáveis no corpo e mente
  4. com sentimento de autovalorização

Na prática, isso significa ter um plano de carreira por área (tudo bem se mudar com o tempo, mas ainda assim é melhor do que não ter) e um processo de mentoria consistente com one-on-ones, que são reuniões individuais focadas no desenvolvimento individual de cada pessoa do time.

Lembre-se: para a sua unidade ter sucesso, você precisa de pessoas altamente qualificadas, e sabemos que dinheiro não é o suficiente para reter esse perfil de profissionais. 

Considerações finais

Eu já escrevi um texto por aqui sobre se vale a pena ou não ser franqueado da V4 Company

Tudo o que disse nesse texto se mantém. Mesmo depois de vender minha unidade, tenho um carinho enorme pelas pessoas – inclusive continuo me relacionando com a rede em diferentes níveis e áreas. 

É claro que não concordo com tudo, mas viver por dois anos nesse ecossistema me ensinou que isso é um bom sinal.

Não deixe de conversar com o pessoal da V4 Company se você está considerando ter uma franquia e me acompanhe no Instagram – sempre estou compartilhando conteúdos como este e abrindo caixinhas de perguntas por lá.