Como calcular o ROI (Retorno Sobre Investimento) de anúncios

como calcular o ROI de anúncios

ROI (Return Over Investment) pode ser traduzido como Retorno Sobre Investimento e, como o próprio nome sugere, faz referência ao resultado financeiro obtido a partir de determinadas ações. Sua fórmula é bem simples: 

ROI = Lucro – Investimento / Investimento

Hoje vamos ver como calcular o ROI dos anúncios na internet, seja no Facebook Ads, Google Ads ou qualquer outra plataforma. 

Dica: antes de calcular o seu ROI é sempre recomendável que você estabeleça suas metas no Marketing Digital, porque é a partir desta comparação (resultados x metas) que você e seu time conseguirá decidir as próximas ações com maior efetividade.

Como calcular ROI de anúncios da forma certa

Quando um gestor de marketing pede aos diretores de uma empresa um orçamento para determinada ação, a primeira pergunta que os “donos do dinheiro” fazem é: qual será o retorno disso? 

Você também deve pensar dessa forma quando estiver montando suas campanhas – e é por isso que aprender como calcular o ROI dessas ações é tão importante. Afinal, os anúncios na internet não servem apenas para a sua marca “aparecer mais” mas, principalmente, para aumentar as suas vendas.

Para calcular o ROI, utiliza-se uma fórmula simples que relaciona o capital empregado e o valor obtido com esse investimento:

ROI = Lucro – Investimento / Investimento

No fim das contas, o resultado desse cálculo vai demonstrar se o investimento realmente compensou. No marketing digital, o “lucro” pode ser mensurado de diversas formas, tais como aumento das vendas online, aumento da audiência, interações valiosas, captação de leads qualificados e outros fatores. 

Tudo vai depender das metas que você deseja alcançar com o Marketing Digital. 

Exemplo prático do cálculo de ROI

Suponha que o investimento mensal para anunciar no Facebook tenha sido R$10.000 e que, ao final de 1 ano, o lucro obtido com o aumento das vendas online tenha sido R$80.000. Na equação, os números ficam assim:

80.000 – 10.000/10.000 = 7

O ROI é igual a 7. E o que isso significa? Que, ao final de 12 meses, o lucro do empresário foi 7 vezes maior que o investimento. Um cenário excelente, concorda?

Agora, imagine que você investiu R$1.000 para patrocinar, por 30 dias, uma publicação relacionada à venda de um produto. Ao final do período, você apura que foram vendidas 15 unidades deste produto, cujo valor de venda é R$350,00.

Nesse caso, o lucro obtido foi de R$5.250, mas você identifica, pelos indicadores da plataforma deste anúncio, que somente 2 vendas foram concretizadas a partir do post patrocinado. Ou seja, a receita proveniente desta publicidade não cobriu sequer o valor investido nela.

Diante disso, podemos dispensar a fórmula, pois com certeza o ROI foi negativo. E, quando o ROI é expresso por um resultado negativo, não desanime de primeira. Trate o retorno (ou a falta dele) como um alerta para revisar a estratégia. Toda as ações digitais precisam ser realistas. 

Assim, você precisa entender quais são as limitações não só do anúncio, mas também da própria empresa, antes de aplicar um investimento.

Dicas para aumentar o ROI com anúncios

Saber como calcular o ROI de anúncios pode ser um pouco difícil no início, mas acredite: a prática leva à perfeição. Abaixo te damos quatro dicas de ouro para aumentar seu retorno sobre o investimento na hora de criar suas ações de marketing digital:

  • 1. Gere relatórios com o ROI de cada ação investida. Isso vai te ajudar a estabelecer referenciais para comparar o resultado atual com o de meses anteriores;
  • 2. A efetividade do ROI é potencializada quando avaliamos períodos de curto prazo, uma vez que, geralmente, a empresa não considera a inflação em seus cálculos;
  • 3. Teste diferentes tipos de ações de marketing digital, como Facebook ADS e Google Adwords, e compare-as para descobrir qual delas gera um ROI mais satisfatório para você. O segredo é descobrir o que funciona melhor para a realidade do seu negócio;
  • 4. Otimize a conversão de suas redes. As taxas de conversão do seu site estão relacionadas ao ROI – e você precisa levar isso em consideração quando for investir em anúncios.

Os números sempre dizem onde realmente estamos e quais são as possibilidades de chegar onde queremos. Por isso, estar atento ao ROI possibilita a pintura de cenários futuros com base nos acontecimentos de hoje. Planejar metas com base em resultados gerenciáveis, observando resultados anteriores, portanto, é essencial.

Além disso, a análise do ROI de anúncios também permite estimar o tempo necessário para que um investimento comece a gerar retorno, tornando cada vez mais realistas os objetivos de uma empresa.

Se esse post ajudou você a entender como calcular ROI de anúncios, fique mais um pouco com a gente para diminuir outras dúvidas de marketing digital. Nossa dica de hoje é que você leia também o artigo sobre os 4 principais erros de iniciantes no Facebook Ads para começar a investir nessa promissora plataforma com ROI positivo.