Instagram irá remover aba “Seguindo” em próxima atualização

instagram irá remover aba seguindo na próxima atualização

Anunciada para a próxima atualização do Instagram, a remoção da aba “Seguindo” nas redes sociais veio como uma atualização surpreendente, mas nem tão discutida quanto a remoção do número de curtidas em fotos.

De acordo com comunicado da empresa, o objetivo é manter o aplicativo limpo e simples, contudo, segundo alguns especialistas, pode favorecer também um comportamento mais saudável para os usuários, já que evitará a potencialização de relacionamentos abusivos e bullying.

O site The Verge notou, inclusive, que a funcionalidade vinha desaparecendo aos poucos do Instagram de alguns usuários desde Agosto, uma maneira da empresa mensurar o impacto da mudança regularmente.

A aba “Seguindo” funcionava junto à aba de atualizações do usuários, e oferecia um panorama geral das atividades dos perfis seguidos. Porém, muito usuários não conheciam a funcionalidade, ou simplesmente não a utilizavam, fazendo com que fosse um desperdício de recursos e espaço.

Assim, outra provável intenção do Instagram ao remover a aba “Seguindo” na próxima atualização é também abrir espaço para novas funcionalidades. A empresa já começou a desenvolver um concorrente para o TikTok, que é atualmente o aplicativo de celular mais baixado do mundo.

Com isso, a rede social de fotos de Mark Zuckerberg dará mais um passo como sucessora direta do Facebook, podendo atrair ainda mais usuários através de novas funcionalidades.

O Facebook parece seguir investindo na atualização de recursos ao acompanhar as tendências e comportamentos dos usuários de internet ao redor de todo o mundo.

2019 foi um ano de inúmeras mudanças para a empresa, que enfrenta, ao mesmo tempo, uma crise em sua imagem graças ao vazamento de dados da Cambridge Analytica e, mais recentemente, atritos com o governo estadunidense.

Essa preocupação com a intenção do público é fundamental para fazer um negócio continuar lucrativo, para saber mais sobre como construir um estudo de personas eficientes, recomendamos que ouça este podcast sobre o assunto.

Para mais notícias sobre marketing digital e negócios, acesse o Portal Insights ou assine nossa newsletter semanal nos campos abaixo.