Facebook testa esconder curtidas em posts na Austrália

facebook testa esconder curtidas em posts na australia

Aparentemente, esconder as curtidas em publicações no Instagram trouxe resultados positivos para Zuckerberg, já que o Facebook decidiu começar a testar a mesma estratégia em contas na Austrália.

A novidade primeiro foi notada pelo site Endgadget e, depois, foi confirmada por um porta-voz da empresa.

De acordo com esse porta-voz da empresa, o Facebook pretende testar esconder curtidas em posts na Austrália antes de definir se irá estender essa mudança a outros países, ou se até mesmo irá aplicar a mudança mundialmente.

“Reuniremos feedbacks para entender se essa mudança irá melhorar a experiência das pessoas” , comentou o porta-voz.

Assim como no Instagram, os dados sobre curtidas e reações estarão ocultos no feed de terceiros, e apenas os responsáveis pelo post poderão acessar essas informações em seus perfis.

Essa não é a única alteração no feed da rede social em 2019, leia mais aqui.

O argumento usado pela empresa para esconder as curtidas em posts segue sendo o mesmo das alterações no Instagram: buscar um espaço de divulgação de conteúdo mais saudável e sem foco em números.

Existem, contudo, especialistas que afirmam não ser bem esse o caso. Eles dizem se tratar mais de uma maneira de eliminar o mercado paralelo de influencers.

Essa teoria, inclusive, ganha mais força quando se observa que, desde a mudança, muitos influencers no Instagram perderam força de argumentação e credibilidade com marcas anunciantes.

Para as empresas buscando divulgação, fica mais fácil entrar no Facebook Ads e anunciar em ambas as plataformas, obtendo resultados mais diretos.

Se as mudanças no Facebook serão permanentes como no Instagram ou se a novidade não irá para frente, só saberemos depois dos testes na Austrália.

Contudo, essa tendência em esconder curtidas em posts mostra a necessidade de se manter alterando e reavaliando campanhas e estratégias em uso. Pode ser que, a qualquer momento, um veículo de divulgação digital perca seu poder e as conversões caiam.

Para mais informações sobre marketing digital e negócios, acesse o Portal Insights e assine a newsletter Insights Headshot no campo abaixo.