O Marketing Digital é uma área tão importante para a sobrevida das empresas, no século XXI, que, em tempos de pandemia, milhares de empresas tiveram que se adaptar ao ambiente online para não desaparecer. O ano de 2020 mostrou que, em um mundo conectado, a compra e venda pelo digital funcionam muito bem.
Contudo, nem todo mundo sabia, até março deste ano, como posicionar a marca, ou até mesmo realizar vendas, na web. Isso fez crescer ainda mais a busca, já muito expressiva, por cursos de marketing digital e materiais de especialização no assunto.
Uma ótima forma de conseguir esses conhecimentos é através dos cursos online – e não podia ser diferente. Entretanto, é indispensável escolher um curso em português de marketing digital que tenha qualidade, relevância e valor acessível. Se for gratuito, melhor ainda.
Por isso, decidimos fazer a lista abaixo, que conta com 12 sugestões de cursos em português sobre Marketing Digital. Cada um traz uma abordagem diferente sobre o assunto, possibilitando que você escolha a que mais lhe agrada (ou a que mais necessita).
Vale lembrar que, por mais que cada um tenha uma didática diferente, todos são capazes de introduzir o assunto para quem é novo na área. Além disso, cumprem bem o objetivo principal, que é aprimorar os conhecimentos e expandir os horizontes sobre marketing digital.
1. Marketing de Conteúdo – Rock Content
O primeiro item da nossa lista é o curso da Rock Content sobre Marketing de Conteúdo, que faz um apanhado geral sobre o tema. Ele é ministrado pelo co-fundador da empresa, Vitor Peçanha. E, se tem algo que a Rock Content domina, é justamente o conteúdo.
As aulas giram em torno de diversas temáticas fundamentais para quem busca conhecer essa área e desenvolver novas formas de lidar com textos, vídeos e legendas de redes sociais com o intuito de atrair clientes. Para isso, a ementa conta com introdução ao Marketing de Conteúdo, funil de vendas, personas, métricas e outros assuntos.
O curso é dividido em 10 aulas que, juntas, resultam em um total de 3 horas. Para conseguir a certificação pela Rock Content é preciso fazer uma prova final para avaliação de conhecimentos.
2. Marketing Digital para o Empreendedor – Endeavor
O curso Marketing Digital para o Empreendedor é disponibilizado pela Endeavor em parceria com o Sebrae. As aulas, nessa opção, também são ministradas pelo Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content, embora a pegada do conteúdo seja bem diferente.
O curso é indicado para empreendedores que buscam entender melhor o Marketing Digital para aplicá-lo em seu negócio – algo importantíssimo no momento atual. Além disso, o conteúdo é simples e bem introdutório, e o pequeno empresário aprende através de exemplos empíricos que compõem as aulas.
O curso conta com 7 aulas, totalizando 2 horas de duração e, diferente da opção anterior, não oferece certificado.
3. Marketing Digital para Iniciantes – Mirago Marketing Digital
O próximo item da lista é o curso Marketing Digital para Iniciantes, disponibilizado pela Mirago Marketing Digital. Nele é possível aprender os principais conceitos e estratégias do marketing digital.
O curso também trabalha o contexto histórico e a evolução que o marketing teve nos últimos anos. Além disso, o conteúdo aborda as mudanças de comportamento do consumidor pós-internet e como o ambiente digital influenciou nossa experiência de compra.
O curso conta com 18 aulas e, completo, dura aproximadamente sete horas.
4. Produção de Conteúdo para Web – Rock Content
O quarto curso escolhido é o Produção de Conteúdo para Web, da Rock Content. Nesse caso, as aulas são ministradas pela Luiza Drubscky, Gerente de Comunidade da empresa.
Essa opção é voltada a quem se interessa em escrever para web, ou seja, criar conteúdo para a internet, seja em seu blog ou para o de terceiros, a partir do trabalho freelancer. Nele, você vai aprender algumas técnicas de planejamento de conteúdo e revisão de textos para web.
Assim como o curso de marketing de conteúdo da Rock Content, o de Produção de Conteúdo para Web oferece certificado para quem fizer a prova final.
5. Curso de Inbound Marketing – HubSpot
O curso de Inbound Marketing da HubSpot foi desenvolvido para pessoas que já trabalham com marketing ou tem interesse em aprender sobre o funcionamento dos conceitos de marketing no ambiente digital. Para tanto, aborda os estágios do Inbound Marketing, ou marketing de permissão.
O conteúdo trabalhado gira em torno da metodologia inbound e versa sobre mídias sociais, blogs, CTA (Call to Action), e-mail marketing e outros assuntos e ferramentas correlatas. O curso é inglês, mas há a versão com legenda em português.
Essa opção oferece certificação para quem acertar 45 das 60 perguntas da prova final. São, ao todo 12 aulas, totalizando 4 horas de duração.
6. Marketing Digital para Iniciantes – Felipe Marcondes
O curso Marketing Digital para Iniciantes, ministrado por Felipe Marcondes, é indicado para qualquer pessoa que trabalhe – ou queira trabalhar – com o ambiente de vendas na internet. Assim, podem se beneficiar do aprendizado proposto empreendedores, profissionais de marketing ou entusiastas da área.
São ao todo 17 aulas, totalizando cerca de duas horas de duração. Além disso, você pode aprender o básico do marketing digital, passeando pelas principais tendências, modelos de negócio e ferramentas mais utilizadas no marketing para a internet.
7. Curso de SEO – Conversion
O Curso de SEO da Conversion vale a pena para quem quer entender o funcionamento pleno desse conceito essencial ao marketing digital. As aulas são ministradas por Diego Ivo, profissional que se dedica ao SEO há anos e conhece todas as particularidades dos mecanismos de busca.
São, ao todo, 10 aulas, e o conteúdo trabalhado vai bem além do básico sobre SEO. Além disso, o mentor te convida a refletir como a otimização de sites é aplicada, quais são as “pegadinhas” desse cenário e as atualizações de acompanhamento imprescindível para manter um site sempre na primeira página dos motores de busca.
O curso não oferece certificado – mas a experiência é engrandecedora.
7. Marketing Digital de Resultados – Rachel Fernandez
Você tem curiosidade em saber como melhorar os resultados de uma empresa utilizando o marketing digital? Então esse curso é ideal para você.
Para além do marketing digital de relacionamento, Rachel Fernandez propõe uma apresentação das principais ferramentas focadas em resultados e disponibilizadas pelo Google. Pode, portanto, esperar pela introdução ao Google Analytics, Google Adwords e Google Shopping.
O curso é indicado para iniciantes em marketing digital, estudantes, analistas de marketing e gestores. São 12 aulas no total que, juntas, somam noventa minutos de duração.
8. Blog do Zero – Viver de blog
Para quem quer trabalhar com marketing digital, saber construir um blog é essencial. Portanto, o oitavo item da nossa lista é o curso Blog do Zero, disponibilizado pelo portal Viver de Blog.
Quem ministra as aulas é Henrique Carvalho, fundador do blog. As aulas são divididas em 15 vídeos que trabalham assuntos como público-alvo, nome do blog, hospedagem, servidor, tema, WordPress e nicho de mercado, dentre outros.
9. O guia Completo do Marketing Digital – Gabriel Orcioli
O próximo curso da nossa lista é O guia Completo de Marketing Digital, do Gabriel Orcioli. Ele propõe, para os interessados no curso, um panorama geral sobre marketing digital.
Sendo assim, as aulas abordam os fundamentos do marketing digital, Google Ads, Facebook e Instagram Ads, SEO e e-mail marketing. Além disso, trabalha tópicos importantes no marketing, como persona, branding, SEO, copywriting, funil de vendas, inbound marketing e web design.
É o maior curso dessa lista, contando com 409 aulas, divididas em 29 seções. Mas não precisa entrar em desespero: a duração total do curso é de 23 horas e 39 minutos, então você pode se organizar para concluí-lo nessa quarentena.
10. Partners Academy/ University – Google
Quer conhecer a ferramenta Google AdWords e se sair bem nas campanhas digitais? Então o Google tem o curso ideal para você.
O Partners Academy, da Google University, disponibiliza diversos materiais, em vídeos e textos, sobre marketing digital. O conceito é destrinchado ao longo de seis aulas.
Com isso, é possível entender um pouco sobre campanhas, objetivos de campanha, métricas do Google AdWords, como estruturar campanhas e grupos de anúncio.
11. Hotmart Academy – Hotmart
O Hotmart Academy é ministrado pelos colaboradores da Hotmart, a maior empresa de venda de produtos digitais da América Latina. O conteúdo é indicado para pessoas que criam e vendem produtos digitais.
O curso é dividido em 2 temporadas, com mais de 80 aulas. A primeira temporada introduz métodos de construção de um negócio digital e a segunda continua o assunto a partir das possibilidades de evolução e desenvolvimento desse negócio.
Ao final, você pode pegar um certificado.
12. Academy for Ads (Academia para Anúncios)
O Academy for Ads, da Google, é indicado para quem busca aprender a estruturar anúncios nas plataformas do Google.
O curso é disponibilizado em português, mas, para isso, é preciso alterar a configuração de Idioma na plataforma. O conteúdo disponibilizado ensina, do básico ao avançado, a desenvolver anúncios na plataforma do Google Ads.
O curso oferece certificação após a realização da prova.
Vale lembrar que todas essas sugestões são apenas o início da caminhada no marketing digital. Há muito mais a aprender dentro dessa área que está em constante mudança. Para complementar seus estudos, o Portal Insights disponibiliza conteúdos para que empresas e empreendedores cresçam e apareçam no ambiente digital. Clique aqui para acessar nossos materiais.