As marcas, empresas e pessoas de grande sucesso têm muito a nos ensinar sobre marketing digital. Conhecer as histórias de bastidores por trás da criação e administração de iniciativas grandiosas é uma forma de gerar não só admiração, mas, também, conhecimento. 

Mesmo pequenas organizações podem se beneficiar muito com o aprendizado do caminho de grandes negócios. 

Além disso, com as transformações recentes na forma de administrar uma marca, compreender as peculiaridades do marketing digital é imprescindível. Afinal, através desse recurso é possível atender aos novos perfis de consumidores, cada vez mais exigentes, e construir trajetórias de êxito.

Onde ter acesso a essas histórias inspiradoras de avanço técnico? Nos livros, claro.

Abaixo estão breves descrições de 12 livros em português sobre Marketing Digital, que abordam diferentes possibilidades de aprimorar as estratégias nessa seara. Escritos por especialistas no assunto, eles prometem (e cumprem) uma leitura didática, capaz de introduzir o assunto a leigos e, ao mesmo tempo, otimizar o conhecimento de quem já trabalha com as ferramentas digitais de marketing.

1. Marketing de Conteúdo: A moeda do Século XXI

Marketing de Conteúdo: A moeda do Século XXI

Marketing de Conteúdo: A moeda do Século XXI, de Rafael Rez, traz uma série de ensinamentos práticos para a produção de conteúdo na internet, principalmente em formato de texto. A leitura é fluida, rápida e rica, e, por isso, é indicada tanto para quem já trabalha na área quanto para quem está começando. 

Ao longo da obra, o autor traz exemplos e insights que passam por todas as etapas do marketing de conteúdo, desde a pesquisa de palavras-chave, o planejamento, até um checklist para landing page. Em suma, é uma grande chance para aprender a identificar, reter e respeitar os consumidores dos seus conteúdos e produtos.

Link para compra na Amazon  

2. Livro de Ouro dos Gatilhos Mentais

Livro de Ouro dos Gatilhos Mentais

O Livro de Ouro dos Gatilhos Mentais foi escrito por Gustavo Ferreira, especialista em estratégias de marketing digital e copywriter. Como o próprio nome já diz, ele explora o conceito de gatilhos mentais e a forma com que o recurso pode ajudar na comunicação digital para produtos e serviços.

Um dos insights de Gustavo, por exemplo, é a possibilidade de trabalhar a credibilidade diante dos clientes a partir de 18 gatilhos emocionais que mostram como ativar as emoções dos consumidores e levá-los à compra. Além disso, passa, também, por seis gatilhos lógicos que desempenham a mesma funcionalidade. 

Tudo isso explicado de forma simples e direta, capaz de ajudar a elaborar estratégias de marketing digital com palavras que vendem.

Link para comprar na Amazon

3. Marketing Digital Na Prática

Marketing Digital Na Prática

Marketing Digital Na Prática é um livro escrito por Paulo Faustino, um dos pioneiros do marketing de conteúdo em língua portuguesa. É um livro completo, que propõe um olhar prático para as estratégias em marketing digital. 

Nele, Paulo Faustino aborda as possibilidades de uso de inúmeras plataformas e ferramentas disponíveis para trabalhar a voz da marca no ambiente digital. E, com isso, de forma didática, apresenta as mais diversas maneiras de aplicar, de fato, as técnicas e conhecimentos que a obra aborda. 

Link para comprar na Amazon

4. Copywriting

Copywriting

Copywriting – O método centenário de escrita mais cobiçado do mercado americano é escrito por Paulo Maccedo, considerado um dos grandes copywriters do Brasil. Com o livro, o autor desnuda o copywriting como uma técnica centenária de publicidade que tem potencial de geração de resultados positivos a partir da união entre a redação publicitária e a jornalística.

Os capítulos são curtos, fluidos e ricos, repletos de dicas, citações, cases, conselhos e práticas que, se bem aplicados, podem transformar em vendas os conteúdos criados em uma estratégia de marketing digital. O livro é agregador a qualquer pessoa, seja ela da área de redação ou não, e traz conteúdos que levam o leitor a entender o copy como método de comunicação persuasiva.  

Link para comprar na Amazon 

5. Marketing 4.0

Marketing 4.0

O livro Marketing 4.0, escrito por Philip Kotler – considerado o pai do marketing -, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, apresenta as transformações ocorridas com a passagem do marketing tradicional para o marketing digital. Essa travessia de métodos é chamada, pelos autores, de Marketing 4.0.

Nesse sentido, a proposta do livro é fazer com que o leitor identifique as tendências do marketing digital que se apresentam a ele, tratando de assuntos como a nova jornada do consumidor, marketing de conteúdo e a importância do engajamento. 

Além disso, os autores falam sobre a necessidade que as marcas têm de revelar seu lado humano para ganhar espaço em ambientes diversos. E, por falar nisso, também apresentam formas de complementação entre o marketing online e o offline, visando a melhor experiência do consumidor – que está mais conectado do que nunca.

Link para comprar na Amazon

6. Contágio: Por que as coisas pegam

Contágio: por que as coisas pegam

Contágio: Por que as coisas pegam, escrito pelo professor de Marketing Jonah Berger, revela os seis princípios básicos que tornam “contagiosas” coisas aparentemente irrelevantes, como bens de consumo ou vídeos do YouTube. Para que virem febre, elas precisam contar, pelo menos, com as características de moeda social, gatilhos mentais, emoções, público, valor prático e histórias.

Para desenvolver esse estudo, o autor passou muito tempo estudando a influência social e  cases de sucesso de engajamento, como os artigos do New York Times, chegando à lista dos Mais Enviados por e-mail. Como resultado, o livro traz um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas para promover uma marca e disseminar informações visando o compartilhamento.

Em outras palavras, para que conteúdos sejam contagiosos e queridos pelo público. 

Link para comprar na Amazon

7. As 22 Consagradas Leis do Marketing

As 22 Consagradas Leis do Marketing, obra escrita por Al Ries e Jack Trout, tem como objetivo ajudar o leitor a identificar as regras universais do marketing. Comprovadas a partir das campanhas bem sucedidas no mundo, elas ditam uma lista imprescindível de características para o sucesso no ambiente online, tais como liderança, categoria, mente, percepção, foco e exclusividade. 

A obra é o resultado do exame de cada uma das 22 leis que consideram como princípios que norteiam o marketing e a publicidade. A leitura dessa obra pode fazer uma enorme diferença (positiva) nas estratégias de empresas que querem ser bem-sucedidas. 

Link para comprar na Amazon 

8. Tração

Tração

Tração é um livro escrito pelos empreendedores Gabriel Weinberg e Justin Mares e tem como principal objeto de discussão as startups. Assim, a obra apresenta os canais e ferramentas que podem ser utilizados por iniciativas escaláveis que desejam aumentar sua visibilidade, número de clientes e vendas. 

Ao longo do livro, são explorados 19 canais que potencializam a criação e expansão da base de clientes. Por ser um livro americano, algumas ferramentas apresentadas podem não ser aplicáveis ao contexto brasileiro, mas servem de inspiração para a busca de novas soluções a partir de grandes cases e, com eles, ricas lições de marketing.

Link para comprar na Amazon

9. Acredite, estou mentindo

Acredite, estou mentindo

Acredite, estou mentindo, escrito pelo estrategista de mídia Ryan Holiday, faz uma promessa ao leitor: ele “nunca mais vai ler as notícias da mesma forma”. Na obra, Ryan explora o lado sombrio e oculto das mídias, bem como suas respectivas manipulações. 

Apoiado nesse contexto, o autor evidencia como as mensagens espalhadas por inúmeros canais, na verdade, escondem mecanismos que influenciam as pessoas para a geração de cliques e visualizações. Com isso, o leitor pode entender como tais ferramentas e manobras são utilizadas, na prática, pelos canais de notícias, tais como blogs.

Link para comprar na Amazon

10. Criatividade S/A

Criatividade S.A.

Criatividade S/A: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração é um livro de Edwin Catmull, presidente da Pixar e Walt Disney. A obra mostra como construir uma cultura interna baseada na criatividade, mesmo em empresas ditas “tradicionais”. 

Dessa forma, serve de inspiração para os negócios, sendo, nas palavras do próprio autor, um livro “para qualquer pessoa que deseje trabalhar em um ambiente que promova a criatividade e a resolução de problemas”. 

Apesar de não ser um livro propriamente focado em marketing digital, com as medidas e mecanismos adotados na Pixar, e expostas pelo Catmull, é possível perceber as lições que sua história deixa. A partir daí, os leitores podem evitar as armadilhas que prejudicam a estabilidade de uma empresa –  e que, inclusive, já arruinaram muitas.

Link para comprar na Amazon

11. Obrigado pelo Marketing

Obrigado pelo marketing

Obrigado pelo Marketing foi escrito por Vitor Peçanha, co-fundador da maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina, a Rock Content. Ou seja, uma verdadeira referência no assunto! 

Com uma linguagem de fácil compreensão, o livro aborda todas as etapas necessárias para criar e executar uma estratégia em marketing de conteúdo. A leitura também dá dicas de como usar os canais digitais para isso, tais como os blogs e as redes sociais, evidenciando as vantagens do ambiente online para a disseminação de informações e o reconhecimento de marca. 

Link para comprar na Amazon

12. As Armas da Persuasão

As armas da persuasão

Se quer entender, de maneira aprofundada, sobre os gatilhos mentais, o livro mais indicado é As Armas da Persuasão. Seu autor, Robert Cialdini, é psicólogo e se dedicou aos estudos da persuasão para desenvolver o livro. Hoje, a obra de Cialdini é considerada um dos pilares conceituais do Inbound Marketing.

Neste livro, em especial, ele esmiúça seis princípios psicológicos básicos que governam o comportamento humano: reciprocidade, compromisso e coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez. 

Para tanto, discute cada princípio detalhadamente, com linguagem clara e prática. O livro traz as informações essenciais para que o leitor saiba como aplicar os gatilhos às interações diárias – ou, se for o caso, às estratégias de marketing digital. 

Link para comprar na Amazon

13. Fundamentos de Marketing

Philip Kotler – conhecido como o guru do marketing – e Gary Armstrong – consultor, professor e pesquisador da área da marketing – juntam suas contribuições, ideias e fundamentos em um só livro, que já foi lido por milhões de pessoas em todo o mundo.

“Fundamentos de Marketing” é uma obra consagrada que se compromete em apresentar, ao leitor, o mundo do marketing moderno. Nela, Kotler e Armstrong introduzem o marketing como uma filosofia a ser utilizada, desenvolvendo temas como relacionamento com o cliente, gerenciamento de marcas, criação de valor e administração de ações para que estar tragam retorno.

Link para comprar na Amazon

14. A lógica do consumo

Martin Lindstrom é um autor dinamarquês e foi considerado, pela revista TIME, uma das 100 pessoas mais influentes de todo o mundo. Além de ser colunista de revistas como a Fast Company e a Harvard Business Review, Lindstrom já escreveu seis livros que falam sobre consumo e comportamento do consumidor.

Em sua obra “lógica do consumo”, o autor leva o leitor a entender o porquê determinado produto é campeão em vendas e o que leva o nosso cérebro a responder estímulos de propagandas e até mesmo realizar as compras.

Se você quer entender o que se passa por trás de uma simples aquisição, e compreender o comportamento de um consumidor durante sua jornada de compra, esse livro é perfeito para você!

Link para compra na Amazon

Agora que você já tem 14 sugestões de livros para melhorar seus conhecimentos em marketing digital, que tal ficar ainda mais por dentro do assunto? O Portal Insights é dedicado a conteúdos ricos para inspirar empresas e empreendedores que querem se destacar no mercado.

Fechar Menu