Como fazer um plano de marketing de uma página (com template)

plano de marketing de uma página

Todo profissional de Marketing Digital vai, uma hora ou outra, se deparar com o desafio de ter que criar do zero um plano de marketing. O objetivo deste guia é ir além das explicações teóricas sobre um dos documentos mais importantes de uma empresa mas também oferecer um template, com exemplos, para você conseguir aplicar – independente do seu nível de conhecimento.

O que é um plano de marketing?

Um plano de marketing é o documento central dentro de uma organização que deve ser a base para qualquer decisão relacionada ao marketing. Um bom planejamento responde as seguintes perguntas:

  1. Qual é o meu público-alvo?
  2. Qual é minha principal mensagem (Proposta Única de Valor) para este público?
  3. Quais canais vamos explorar para alcançar este público?
  4. Como vamos gerar leads?
  5. Como vamos nutrir e qualificar esses leads?
  6. Como vamos converter esses leads em clientes?
  7. Como vamos mensurar e garantir uma boa experiência de pós-vendas?
  8. Como vai aumentar o LTV (Life Time Value) destes clientes?
  9. Como vamos estimular que estes clientes indiquem nossa empresa?

Parece muito complicado desenvolver um plano de marketing? 

Não se preocupe. Neste texto vamos ensinar como fazer um plano de marketing de forma simples e, ao mesmo tempo, extremamente funcional. Nosso objetivo é que, ao terminar este guia, você seja capaz de criar um planejamento de marketing executável e facilmente compressível para qualquer pessoa dentro da sua organização.

Passo a passo para criar seu plano de marketing

Como vimos, existem algumas perguntas básicas que um bom plano de marketing deve responder. A forma que você vai organizar essas respostas vai depender de dois fatores:

  • Padrões internos: sua empresa faz tudo em planilha do Excel, em um documento no Google Docs ou dentro de um sistema de gestão próprio? Cada empresa organiza seus documentos de uma forma específica e recomendamos sempre que você crie um plano de marketing sem fugir muito deste padrão. 
  • Comunicação: seus gestores exigem uma comunicação mais formal ou você tem liberdade para ser direto e sucinto? Adaptar a comunicação do plano de marketing para à comunicação dos decisores da sua empresa pode ser um fator crítico para que ele seja levado a sério.

Por via de regra, recomendamos que todo planejamento seja claro para todos os profissionais da empresa (inclusive pessoas fora da área de marketing), o mais sucinto possível e em um formato que seja acessível – exemplo, no Google Planilhas onde qualquer pessoa com um link consegue acessar.

Portanto, nosso passo a passo é baseado nestes princípios.

Passo 1 – Baixe o template disponível no fim deste artigo
Passo 2 – Marque um brainstorm com as pessoas que fazem sentido (geralmente os tomadores de decisão na sua empresa)
Passo 3 – Após o brainstorm, preencha o template 
Passo 4 – Valide o plano de marketing com os decisores (é muito importante que eles estejam alinhados)
Passo 5 – Compartilhe o documento com toda a empresa e revisite-o mensalmente para ver se ainda faz sentido

Este último passo é importante porque todo bom planejamento de marketing é mutável. Ele só não pode mudar, como ele precisa mudar para se manter relevante. 

Baixe agora o template Planejamento de Marketing de Uma Página

Agora que você entendeu os conceitos e os passos para criar e executar seu plano de marketing, oferecemos o template de plano de marketing abaixo.

template de planejamento de marketing

Gostou do conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter para receber os próximos templates de marketing.