Como remover sua empresa do Reclame Aqui

como remover sua empresa do reclame aqui

Apesar do Brasil ter um Código de Desefa do Consumidor (CDC) e um sistema judiciário relativamente eficiente, quando comparado a outros páises, o Reclame Aqui ainda é a plataforma mais relevante quando o assunto são reclamações de empresas. 

Mas da mesma forma que o Reclame Aqui pode ser um sonho para os consumidores que buscam seus direitos de consumidor, para as empresas ele pode se tornar um verdadeiro pesadelo.

Isso porque ter reclamações no Reclame Aqui por si já é prejudicial para a marca, mas podem também gerar um enorme prejuízo em vendas quando as reclamações aparecem no Google sempre que alguém busca pelo nome da empresa. 

Veja por exemplo, a V4 Company, que é hoje a maior assessoria de Marketing Digital do país. Buscando pelo nome da empresa no Google, hoje o Reclame Aqui aparece em terceiro lugar nos resultados orgânicos de busca. 

Considerando que a V4 Company tem pelo menos 27.100 buscas mensais e o terceiro resultado do Google tem em média 11% de CTR, podemos estimar com confiança 2.700 pessoas que buscam pela V4, todos meses, veêm as reclamações no Reclame Aqui.

Sem precisar fazer muito mais conta que isso, já dá para imaginar o tamanho do prejuízo que o Reclame Aqui causa para a empresa.

Como eu posso tirar o nome da minha empresa do Reclame Aqui?

Apesar de exisitrem boatos de que é possível pagar ao Reclame Aqui para remover o nome da sua empresa, isso é extremamente improvável. O que sabemos de fato é que só existem duas formas de evitar que a página de sua empresa no Reclame Aqui apareça para quem buscar por ela no Google: processos judiciais ou domínio no resultado de buscas (SERP domination).

A primeira opção envolve, obviamente, o processo judicial brasileiro. Você precisa entrar com um pedido via Juizados Especiais, de preferência com um advogado, para solicitar que o Reclame Aqui faça a remoção.

Apesar de existirem muitos processos neste sentido, não conseguimos encontrar nenhum caso bem sucedido no qual uma empresa teve sucesso ao pedir que seu nome seja retirado da plataforma. 

A justiça entende que o Reclame Aqui não produz conteúdo contra a empresa (quem o faz são os usuários) e todas as informações disponbilizadas são públicas. Além disso, o próprio Reclame Aqui deixa claro que…

“… é um canal independente, uma plataforma de conteúdo, que permite a qualquer cidadão brasileiro o exercício de dois direitos que são garantidos pela constituição federal: a liberdade de expressão e o direito de informar. Visto os direitos brasileiros da constituição federal, não é necessário a empresa autorizar o cadastro, já que o mesmo é solicitado pelo consumidor que tem todo direito de reclamar.”

Portanto, ir pelas vias judiciais é possível mas, sinceramente, improvável que tenha algum sucesso.

Já o domínio dos mecanismos de busca, também conhecido como SERP domination, é muito mais fácil e provável de sucesso. Esta técnica não remove sua empresa do Reclame Aqui, mas faz com que a página de sua empresa no site vá para a segunda página do Google e, portanto, fique muito mais inacessível.

Afinal, qual foi a última vez que você foi ver os resultados da segunda página do Google?

Veja, por exemplo, a Magalu. Ela tem milhares de reclamações no Reclame Aqui mas a primeira página do Google dominada por seus próprios resultados.

Como fazer SERP domination, na prática?

  • Tenha mais de um domínio para a sua empresa, mas sem duplicar o conteúdo. Por exemplo, você pode ter um site oficial hospedado em www.suaempresa.com.br e uma landing page mais institucional, falando sobre seus diferenciais e história, em www.sobresuaempresa.com.br
  • Tenha perfis completos em o maior número de redes sociais possíveis. Quanto mais completo seu perfil na rede social, maior a chance do perfil aparecer na primeira página do Google quando alguém buscar pelo nome dela.
  • Faça um trabalho de assessoria de imprensa para que grandes veículos falem da sua empresa. Esses grandes veículos tem uma autoridade de domínio alta e as chances dessas páginas que falam da sua empresa aparecer na frente do Reclame Aqui são bem altas.
  • Aplique boas práticas de SEO em seus domínios para que eles tenham mais “força” do que o Reclame Aqui. 

Em resumo, hoje a única maneira de remover sua empresa do Reclame Aqui é por vias judiciais, que além de demorada, tem baixas chances de funcionar. Portanto, a forma que mais indicamos não é necessariamente remover sua empresa de lá, mas sim dominar a primeira página de resultados do Google com as ações de SERP domination.

Em outras palavras, jogar o resultado do Reclame Aqui para a segunda página do Google.

Independente de tirar ou não o nome da empresa do Reclame Aqui, vale ressaltar que responder os consumidores é uma ótima forma de mostrar que sua empresa se preocupa com eles. Portanto, busque sempre ter um atendimento de excelência dentro e fora da plataforma. 

Assim como você ficaria com uma boa impressão de uma empresa que responde todo mundo com profissionalismo, seus potenciais clientes terão o mesmo sentimento.