Mesmo sem perceber, algumas frases ganham destaque e passam a servir como inspiração em nossas práticas diárias. Tudo isso tem a ver com o contexto em que elas são ditas e por quem. É assim que se formam ditados populares e crenças, a partir de ensinamentos que se repetem de geração a geração.

O impacto nunca é o mesmo para todos os ouvintes. Os efeitos que as palavras produzem dependem de como são ditas, da situação de quem as ouve e de como aquela mensagem afeta seu cotidiano. Ou seja, o ponto-chave é a identificação.

Para quem trabalha com Marketing e comunicação, apoiar-se em exemplos de inspiração faz diferença justamente por sermos os profissionais responsáveis por emocionar as pessoas com produtos, slogans, serviços e uma infinidade de momentos.

Por tanto, trouxemos 12 frases sobre marketing que servem de inspiração para superação de tempos difíceis como os atuais. Aproveite! 

1. “Eu gosto de coisas estúpidas; nosso trabalho é fazê-las inteligentes”. (Jack Ma, fundador da Alibaba)

Talvez o real valor não esteja no produto, mas nas possibilidades por meio dele. Afinal, não importa quão caro ou barato seja um objeto, sem que alguém diga como utilizá-lo e como ele facilita a vida de alguém, não terá serventia alguma.

2. “Se eu fosse perguntar ao meu cliente o que ele queria, ele diria: ‘um cavalo mais rápido'”. (Henry Ford, fundador da Ford)

Henry Ford deixou um exemplo claro de que as pessoas procuram resolver  problemas, mas como isso será feito fica a cargo do mercado. Estimular a criatividade é antecipar as respostas de perguntas que ainda não foram feitas!

3. “Eu aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse, as pessoas vão esquecer o que você fez, mas as pessoas nunca esquecerão como você as fez sentir”. (Maya Angelou, escritora)

Maya Angelou estava ciente de que o mais importante não está em quanto foi feito, mas quão marcante foi a experiência de quem consumiu o que você faz. Não adianta ter um hotel luxuoso se não há quem lhe atenda com excelência e transforme a experiência em algo incrível, por exemplo.

4. “O objetivo do marketing é entender o consumidor tão bem que o produto ou serviço se ajusta a ele e se vende sozinho”. (Peter Drucker, escritor e consultor administrativo)

Drucker foi cirúrgico ao dizer que um produto, quando criado com foco total na necessidade do usuário, não carece de grande esforços de venda. A comunicação dos benefícios do que está sendo vendida é tão clara, sucinta e precisa que nenhuma palavra extra precisa ser dita para convencer o cliente.

5. “As pessoas não compram o que você faz, elas compram o por quê você faz”. (Simon Sinek, consultor e palestrante)

Mais uma vez retornamos à importância da experiência do usuário. Seja para simplificar ou alegrar a vida de alguém, o preço do que você vende está no quão útil ele é para o comprador.

6. “Pare de vender, comece a ajudar”. (Zig Ziglar, vendedor e palestrante)

Antes de pensar no alcance da meta do mês, tenha empatia. Zig mostra a necessidade de ouvir e entender o que o cliente realmente precisa, antes de oferecer o que você tem para vender.

7. “Muitas coisas pequenas foram tornadas grandes pelo uso correto de divulgação”. (Mark Twain, escritor)

Talvez a missão mais difícil do marketing esteja em comunicar os benefícios de um produto do modo mais claro e chamativo para despertar interesse no consumidor. Apesar de complexo, não é nem de longe, um processo impossível. 

Mostrar o valor de um produto depende muito mais de como expomos suas qualidades do que o que ele realmente consegue fazer. Um refrigerante, por exemplo, pode ser mais gostoso que todos os outros, mas ninguém saberá disso antes de prová-lo.

8. “Faça do seu cliente o herói das suas histórias”. (Ann Handley, escritora e pioneira no Marketing Digital)

Ann Handley nos leva refletir sobre as motivações do que fazemos. Afinal, um produto excelente não será nada sem alguém que o use. 

O retorno do seu investimento depende da valorização que o cliente dá ao seu trabalho. Não importa o que você ofereça ao mercado, lembre-se de que a decisão de compra fica a cargo de pessoas, todas com personalidades diferentes.

9. “Faça aquilo que você faz tão bem que eles vão desejar ver novamente e trazer seus amigos”. (Walt Disney, fundador da Walt Disney Company)

Apesar de uma lógica antiga, ainda é bastante usual: o melhor marketing permanece o boca a boca. Ser indicado por alguém que apaixonou-se pelo seu trabalho é a maior recompensa que um negócio pode receber. 

Os resultados disso são novos clientes interessados em participar da mesma experiência de quem os indicou. Assim, seu principal objetivo é levar o mesmo encantamento a essas pessoas, quem sabe, superá-los.

10. “Conteúdo é qualquer coisa que acrescenta valor na vida dos leitores”. (Avinash Kaushik, empresário)

Principalmente na internet, um conteúdo de qualidade não se define a partir de quanto tempo você gastou para produzi-lo ou quão caro foi todo esse trabalho, mas dos impactos daquele momento na vida das pessoas.

Talvez, o que você tenha a ensinar possa ser dito com o auxílio de papel e caneta e ainda ser relevante. Entretanto, se o seu público alvo não se interessa por determinado assunto, não adianta pinta-lo de ouro, o engajamento será o menor possível.

11. “Busque a excelência, não a perfeição”. (H. Jackson Brown, escritor)

Como escritor, Jackson sabe bem a diferença entre as palavras “perfeição” e excelência”, por mais parecidas que possam ser. Um produto excelente, significa o resultado de um ótimo trabalho e de qualidade inquestionável. Já o perfeito, representa que não há novas possibilidades a partir dali e que o máximo já foi atingido a respeito daquele produto.

Em um mercado competitivo, inventivo, e praticamente futurista, é melhor ser perfeito ou excelente?

12. “As mentes são como paraquedas: só funcionam se estiverem abertas”. (Ruth Noller, escritora e professora)

Para finalizar, ninguém melhor indicado no assunto inspiração do que a figura de uma professora. Ruth Noller nos convida ao novo e suas possibilidades infinitas. Na maioria das vezes, nossos maiores limitadores são mentais e estão distantes da realidade, como o medo: de errar, falir, desagradar, e por aí vai.

Quanto mais espaço à criatividade você dá, mais por você ela poderá fazer. Acreditar na própria capacidade é a abertura do paraquedas de quem realmente faz.

Gostou da nossa seleção de frases sobre marketing? Acesse conteúdos como esse no Portal Insights, e tenha novas ideias para colocar em prática no seu trabalho, por exemplo, o uso dos gatilhos mentais para aumentar as suas vendas. Aproveite!

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