Rotinas para otimização de campanhas na gestão de tráfego

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Vivemos a “era de ouro” da gestão de tráfego no Brasil. Com praticamente todas as empresas que vendem através da internet investindo em anúncios nas redes sociais e no Google, vemos uma grande movimentação em termo de novos profissionais, cursos e influenciadores.

E isso é ótimo. Se existem influenciadores, existem pessoas querendo aprender e com isso esta “nova profissão” se fortalece cada vez mais.

No entanto, é preciso ter cuidado.

Acompanhando alguns dos maiores influenciadores hoje, percebemos que todos eles focam em como subir campanhas, mas nenhum em como otimizar as campanhas. 

Abaixo listamos algumas ações de otimização que, se você hoje cuida de uma conta de anúncios, precisa estar atento.

Obviamente não vamos listar todas (até porque isso vai depender muito do contexto e necessidade de cada empresa) mas sim as indispensáveis para garantir o crescimento do ROAS (retorno do investimento em mídia).

Para fins didáticos, vamos organizar as dicas em rotinas diárias, semanais e mensais. Também vamos deixar em formato de perguntas pois acreditamos que assim fica mais claro o que precisa ser analisado. 

Dica: Para complementar este artigo, recomendamos a leitura do “Veja o que fazer quando seus anúncios param de funcionar“. 

1. Rotinas diárias

  • Todas as campanhas e criativos estão ativos?
  • O orçamento diário foi gasto nas últimas 24 horas?
  • Existe uma queda discrepante do CPA (Custo Por Ação) que precisa ser analisada com atenção?

2. Rotinas semanais

  • Quais públicos podem melhorar a performance dessa campanha?
  • Quais públicos podem ser pausados por causa dos resultados inferiores?
  • Quais criativos podem melhorar a performance dessa campanha?
  • Quais criativos podem ser pausados por causa dos resultados inferiores?
  • Existem novas otimizações de campanhas (ex: testar outra conversão personalizada, ou focar em Cliques ao invés de Visualizações de Página) que podem ser testadas?
  • O ROAS (Retorno do Investimento em Mídia) das campanhas ativas estão fazendo sentido financeiro para o cliente?

3. Rotinas mensais

  • Analisando o ROI (Retorno do Investimento) e CPV (Custo Por Venda) faz sentido manter essa campanha no ar?
  • Com base nos aprendizados dos últimos 30 dias, quais campanhas eu posso criar para tentar melhorar o ROI do projeto?
  • Quanto eu posso investir a mais para potencializar os resultados do cliente sem correr riscos?

Considerações finais

Um bom gestor de tráfego deve ter essas respostas na ponta da língua, porque são elas que vão guiar as ações de otimização ou, no mínimo, dar uma clareza sobre a performance das suas campanhas da perspectiva de resultados reais.

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