Com a chegada do 5G, o sinal da antena parabólica analógica se despede oficialmente no dia 18 de agosto. É hora de dar boas-vindas à parabólica digital, que traz mais estabilidade, com sinais regionalizados e maior qualidade de imagem e som!
Desde 2022, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem promovido a transição gradual das antenas receptoras para o modelo digital. Em dezembro, todos os sinais via satélite de parabólicas antigas serão encerrados de maneira definitiva.
Essa antena sempre é instalada em lugar alto, como o telhado ou muro da casa. Quem utiliza essa antena não precisa se preocupar, pois já assiste a programação pelo sinal digital e não será impactado quando as parabólicas tradicionais deixarem de funcionar.
Segundo a Anatel, todos os sinais de TV analógicos serão desligados até dezembro de 2024. Para garantir a continuidade do sinal de TV, os brasileiros devem solicitar a troca de suas parabólicas analógicas por digitais por meio do programa de distribuição de kits do governo.
Sua Antena Parabólica Vai Parar de Funcionar! Saiba O Que fazer!
Como posso transformar minha antena parabólica analógica em digital?
Como transformar uma parabólica analógica em digital? Não é possível transformar o equipamento analógico em digital. A única alternativa para conseguir o sensor digital é substituir o equipamento tradicional, incluindo o receptor, por outro digital.
O que devo fazer se minha parabólica parar de funcionar?
"Neste caso, o mais indicado é solicitar a visita de um técnico especializado em antenas para verificar o que está ocorrendo", orienta o representante da Century. O profissional poderá fazer testes com os equipamentos, incluindo a antena, o captador e o receptor.
O sinal analógico da Globo captado pelas parabólicas será desligado definitivamente no dia 18 de agosto. A transição para o digital foi iniciada em 2022. A iniciativa da Anatel busca uma transição gradual das antenas receptoras para o modelo digital, que garante maior qualidade de imagem e som e sinais regionalizados.
Quando será desligado o sinal digital na minha cidade?
A segunda etapa acontecerá somente em 30 de junho de 2025 e envolverá 712 cidades que não atingiriam a digitalização de todas as emissoras locais. Outras 284 cidades que chegaram à digitalização, mas têm “pendências de consignação”, também ficarão para 2025, totalizando 1.005 municípios.
A Century, comprometida em garantir sua melhor experiência de TV e mantê-los informados, comunica que em breve, a TV Globo deixará de transmitir seus canais regionais para receptores da Parabólica Banda C. No lugar das afiliadas, estará disponível apenas a Globo São Paulo.
Para resolver, tente reinstalar a antena, substituir os cabos e refazer a busca de canais no menu da TV. No site da Anatel, das emissoras de TV ou no portal Seja Digital, é possível verificar a cobertura do sinal de TV digital na sua região.
Desde 2022, a Anatel promove a substituição gradual das antenas parabólicas pelas digitais. A mudança visa evitar que os equipamentos sofram interferência — o famoso “chuvisco” — por causa do sinal de 5G.
Em primeiro lugar os ventos fortes podem fazer com que a antena perca a sua orientação correta. A alteração da posição pode fazer com que não forneça um sinal ao descodificador. Neste caso, é necessário verificar a posição. Antes de tudo, começa por desapertar as porcas que fixam o prato no poste de apoio.
sexta-feira, 12 julho de 2024. A partir de agosto, todas as antenas parabólicas de TV vão precisar ser trocadas por uma antena parabólica digital para continuar a receber sinal dos canais abertos. O prazo final para a substituição das antenas parabólicas tradicionais pela versão digital é em agosto.
A portaria adia o desligamento e impõe diretrizes, como a operação em caráter secundário das estações analógicas a partir de 31 de dezembro de 2023 nas cidades com desligamento em junho de 2025.
Com o uso do Kit Antena Digital, famílias de baixa renda de todo o país têm acesso a conteúdos de televisão de qualidade, incluindo notícias, programas educativos e entretenimento.
Quem tem antena parabólica precisa de um conversor digital?
Se quiser continuar a ver TV aberta, será necessário adquirir um conversor digital e uma miniparabólica, parecida com a da Sky e de outros serviços de TV por assinatura via satélite, que já utilizam a banda Ku em suas transmissões. Mas nem todos pagarão pelos equipamentos.
Acesse o menu pelo controle remoto da TV ou do conversor. Encontre a opção que mais se assemelha a “busca de canais” — em alguns televisores chama-se busca automática, em outros o nome é ressintonia, ou programação de canais. Depois, siga as orientações da tela.
Qual o canal que pega a Globo na antena parabólica?
Nos municípios cobertos pelo sinal da TV Globo, todas as afiliadas estão agrupadas nos canais: 24, para tecnologia SD, e canal 524, para tecnologia HD.
"O adiamento do desligamento dos sinais analógicos visa evitar a falta de sinal para a população em municípios de pequeno porte que não possuem recepção digital satisfatória dos canais de televisão", diz.