Hoje em dia é preciso se especializar cada vez mais e produzir materiais diferentes na internet para conseguir se destacar e atrair mais leads e oportunidades. 

Uma tendência crescente em todas as plataformas de mídias sociais é a utilização de vídeos, seja para campanhas de anúncios seja para o desenvolvimento de uma melhor relação com a base de seguidores e interessados.

Pensando nisso, desenvolvemos um guia de produção de vídeos para a web interno e, vendo o potencial do material, decidimos compartilhá-lo com vocês. Seguem abaixo as melhores maneiras de se gravar um bom vídeo para internet:

Como produzir um vídeo para a internet em boa qualidade

A prática de gravação de vídeos deve prezar pela boa qualidade do áudio e da imagem. Para isso é necessário:

  1. Câmera com boa bateria para gravação;
  2. Equipamento de iluminação;
  3. Ambiente desprovido de ruídos que interfiram no áudio captado (o máximo possível);
  4. Equipamento de captação de áudio;
  5. Dicas de gravação de vídeo.

Câmera e gravação de vídeo

  • Necessário gravar em HD, sendo necessário conferir se a memória do equipamento irá suportar a gravação até o final;
  • Filme em plano médio, da cintura para cima, oferecendo espaço suficiente para gestos de mãos e movimentos;
  • Precisa de foco dinâmico, garantindo que, independente da movimentação, a imagem não fique borrada por movimento e prejudique a gravação;
  • Deve ficar em um suporte estável (tripé), garantindo que a imagem esteja nivelada paralela ao solo, sem inclinações em nenhum dos eixos;
  • Não deve, sob hipótese alguma, gerar luz própria para auxiliar a gravação;
  • O enquadramento de imagem deve ser o mais harmônico possível, colocando o apresentador no centro da imagem e evitando elementos ao fundo que chamem atenção (cores vibrantes, movimento etc.). 

Essa última dica, contudo, não é uma regra absoluta, e cada produção terá sua personalidade e características próprias. 

O importante é desenvolver uma identidade visual dentro da produção e segui-la consistentemente, isso ajuda a garantir que, independente do momento, quando as pessoas baterem o olho no vídeo, ainda que rapidamente, identificarão quem produziu.

Equipamento de iluminação e boas práticas para vídeo

Toda iluminação de vídeo segue o princípio básico de focos de luz múltiplos. O recomendado são dois ou três focos de luz. No caso do Portal Insights, usamos dois focos de luz,: um principal e um de preenchimento, garantindo maior qualidade na iluminação dos vídeos e maior profissionalismo.

As luzes devem ficar posicionadas conforme imagem 1, onde a luz principal fica a 45° do apresentador do vídeo, quase ao lado da câmera, enquanto a luz de preenchimento ocupa posição a 90° do apresentador, no lado oposto à luz principal, fora do enquadramento de imagem.

A lâmpada da luz principal deve ser de LED, com potência média. O apresentador do vídeo deve se posicionar exatamente sob seu foco de luz, garantindo assim maior efetividade da iluminação.

A lâmpada da luz de preenchimento deve ser mais fraca, amarelada, e serve apenas como complemento, garantindo tridimensionalidade e dando volume ao apresentador, destacando-o do fundo.Nenhuma outra luz deve ser utilizada.

No caso do Portal Insights e dos testes realizados, o fill pode ficar na posição de 9h, oferecendo um preenchimento mais lateral por conta da distância e potência da lâmpada em relação ao apresentador.

Ambiente de filmagem, posição e ações referentes a ruídos e interrupções

O ambiente precisa estar fechado, com maior isolamento de interferência externa possível. Janelas e portas devem ficar fechadas não apenas para evitar sons, mas também para evitar que pessoas, animais, veículos e objetos em movimento interfiram com a gravação.

Algumas práticas ajudam a eliminar ecos em salas, como:

  • Adicionar um tapete na posição de quem vai falar, reduzindo eco boca-chão;
  • Cobrir superfícies duras como mesas de madeira com cobertas ou panos, reduzindo eco parede-móveis;
  • Utilizar caixas de ovos para isolar o ambiente;
  • Cortinas de tecido próximas de janelas absorvem tanto ruído externo quanto interno.

O ideal é que o ambiente se mantenha o mais neutro possível em termos de decoração e ambientação, com poucos elementos dispostos em tela. Com isso, o foco é centralizado no apresentador e a mensagem é passada com mais clareza (visual).

Caso surja alguma interrupção visual ou sonora ao longo da gravação do vídeo, o mais recomendado é recomeçar a gravação caso o tempo de gravação previsto não tenha alcançado ainda 50%. Se a gravação já se aproxima dos 70% da apresentação prevista, o ideal é finalizar e produzir uma segunda versão para comparação em seguida. Contudo, reforço também a importância de um julgamento crítico para cada caso. 

É vital, por isso, ter um roteiro atrás da câmera de maneira bem visual, garantindo que nenhuma informação irá se perder ao longo da interrupção.

Equipamento de captação de áudio para vídeo na internet

Na hora de gravar o áudio para o vídeo, é importante não utilizar o microfone da própria câmera, por inúmeros motivos.

O primeiro dele é que o microfone de aparelhos como smartphones ou até mesmo câmeras específicas para gravação, não possui os filtros de ruídos adequados para garantir um áudio limpo e direcionado. Além disso, o microfone, por estar dentro do aparelho, pode gravar sons e ruídos internos.

São diferentes modelos de microfones disponíveis, e cada um atende a uma função. Recomendamos utilizar um microfone de lapela porque, além de possuir um bom custo-benefício para aquisição, é prático e fácil de posicionar em tela (preso à roupa). 

A desvantagem dele, contudo, é que ao fazer um conteúdo com mais de uma pessoa em tela simultâneamente, você precisará de um microfone para cada.

Ao se preparar para captar o áudio:

  • É preciso conferir a bateria do equipamento antes da gravação;
  • É preciso conferir se o equipamento funciona antes da gravação (realizar um teste de gravação prévio) e, durante esse teste:
    • Verificar se o microfone não esbarra em tecido, pele ou pelo;
    • Verificar se o microfone fica disposto de maneira sutil na roupa;
    • Verificar se a distância do microfone à boca permite falar com clareza sem precisar gritar ou sussurrar.
  • É preciso conferir se o áudio gravado está em boa qualidade e, caso não esteja, mais testes devem ser realizados para identificar a fonte do problema. 

Dicas de gravação e apresentação de vídeo

Um bom vídeo não depende apenas de qualidade técnica, é fundamental que o conteúdo apresentado seja bom, com planejamento e roteirização, clareza na fala e nas informações.

Algumas dicas para apresentação em vídeo são:

  • Um bom vídeo apresenta a informação de maneira clara e direta, sem enrolação; 
  • É necessário falar com vigor e firmeza, com energia, passando segurança.;
  • Empatia é um fator narrativo fundamental para manter público em vídeos longos, trate quem te assiste como uma pessoa conhecida;
  • Movimentos de mãos e braços devem ser firmes, sem gestos “boneco de posto”. Treine em um espelho caso prefira;
  • A entonação de voz faz toda a diferença em uma narrativa. Antes de começar a gravar de fato, pratique em sua posição o texto que será dito, tendo em conta já todos os elementos de gravação ao seu redor. Isso ajuda a ter mais conforto e segurança na hora de falar;
  • Didatismo é diferente de condescendência;
  • Não encerre frases e discursos com: “é isso aí”, “coisa e tal”, ou quaisquer vícios de linguagem que não agreguem à informação. Opte por encerramentos seguros e curtos, como: “Este foi o vídeo de hoje, espero que tenham gostado, caso tenham dúvidas deixem um comentário que respondo em breve. Inscrevam-se no canal e compartilhem esse vídeo com amigos e conhecidos. Até semana que vem”. Procure um modelo padronizado que soe orgânico ao falar;
  • Um único vídeo com áudio ruim pode ser aceitável se as condições forem expostas ao público (ex.: legenda afirmando que o áudio da gravação foi corrompido), mas um vídeo com imagem ruim dificilmente será perdoado (especialmente para conteúdos técnicos).

O mais importante é seguir produzindo e colhendo o feedback das pessoas. Muitas vezes, o que funciona durante o planejamento cai por terra na hora de colocar em prática, e comentários são um excelente termômetro de engajamento e interesse. 

Caso queira mais dicas sobre marketing, negócios e produção de materiais para internet, acesse o Portal Insights e assine nossa newsletter pelo campo abaixo.

Fechar Menu