Atribuição do Facebook vai ajudar empresas a mensurar resultados

O Facebook anunciou recentemente a plataforma Atribuição do Facebook, onde gestores e profissionais de marketing poderão mensurar seus resultados na rede social e em plataformas parceiras (Instagram, Messenger e Audience Network).

O objetivo é poder analisar comportamentos e perfis de compra com base em acessos nos diferentes aplicativos, além de oferecer uma visão mais ampla dos processos de aquisição e a rentabilidade de cada plataforma nas campanhas.

Na prática, isso significa que comparar o ROI entre as plataformas dentro de cada campanha será ainda mais fácil, pois a Atribuição do Facebook pretende juntar tudo em um só lugar.

Algumas empresas já estão utilizando a nova ferramenta, como a companhia aérea letã airBaltic.

“A Atribuição do Facebook nos permite ver a mensuração em todos os dispositivos e tomar as decisões certas de marketing com base no comportamento do nosso público”, afirma a vice presidente da empresa, Elina Prave.

Oferecer informações cruzando diferentes comportamentos em plataformas distintas criará um perfil mais realista do comportamento dos usuários, e isso poderá facilitar a criação de personas e perfis de compra mais direcionados aos clientes reais.

A estratégia da airBaltics, por exemplo, pode mudar radicalmente a maneira como a empresa se comunica com seus potenciais clientes se perceberem uma baixa conversão em anúncios no Instagram comparado às outras plataformas.

E são esses resultados os mais importantes para as empresas, pois possibilitam uma resposta rápida com base em métricas confiáveis.

Gestores terão mais facilidade em acompanhar resultados de campanhas em todas as plataformas daqui para frente

Obviamente, estar sempre bem preparado é essencial para poder manter os negócios crescendo e não investir em estratégias prejudiciais à empresa, tanto do ponto de vista financeiro quanto institucional.

Anúncios mal preparados, desconsiderando o perfil do público, podem gerar um imenso backslash, um marketing negativo para o negócio. Com sorte, a Atribuição do Facebook ajudará a reduzir esses problemas e outros mais daqui para frente.

Se quer saber mais sobre tecnologia e novidades no mundo do marketing, confira outros artigos similares a esse no blog. 

Assine a newsletter no campo abaixo para receber novidades por e-mail.