Desde 1911 que a China exige a revogação dos tratados desiguais que se viu forçada a assinar; contudo, não obteve sucesso¹. Entretanto, o Império britânico impunha a sua lei nos territórios chineses que, em 1842, 1860 e 1898 se haviam tornado numa colônia.
Outras potências como Rússia, Estados Unidos, França, Alemanha e Japão também utilizaram de sua influência e capacidade militar para impor seus interesses no território chinês. Entre 1900 e 1901, chineses descontentes com a dominação estrangeira organizaram uma série de levantes e atentados.
Chegada dos Portugueses à China. Após a descoberta do caminho marítimo para a Índia, os portugueses continuaram as suas explorações para oriente. Assim, em 1513, Jorge Álvares chegou à Ilha de Ling-Ting, onde ergueu um padrão, e onde foi enterrado em 1521. Em 1515, Rafael Perestrelo chegou ao Rio da Pérola.
Navios britânicos atacaram as tropas chinesas durante a Primeira Guerra do Ópio, entre 1839 e 1842. A Primeira Guerra do Ópio começou quando os britânicos enviaram uma força expedicionária para a cidade chinesa de Cantão e ocuparam a região.
A civilização Zhou (1100 A.C. – 771 A.C.), a última e mais influente civilização formadora da China, formou um sólido governo imperial na região do chamado Reino Médio. Sua mais impactante contribuição na formação cultural chinesa foi de ordem filosófica.
Sin, Hete e os chineses e mongoloides. Dois filhos de Canaã, Hete (hititas ou heteus) e Sin (sinitas ou sineus), são presumidos serem os progenitores da família chinesa e Mongolóide.
Hong Kong é um território classificado como uma região administrativa especial da China. Ele está localizado na porção sul da China. Geograficamente, possui um clima do tipo subtropical úmido, com vasta influência da umidade do oceano. Sua população é de cerca de 7 milhões de habitantes.
A partir de 1933, o Japão invadiu a China com a intenção de anexar a Manchúria oficialmente ao Império do Japão. A invasão japonesa na China resultou na Segunda Guerra sino-japonesa (1937-1945), na qual o Japão cometeu inúmeras atrocidades contra a população civil chinesa.
A China cedeu Hong Kong ao Reino Unido em 1842 após a Primeira Guerra do Ópio. Por cerca de um século e meio, o território foi uma colônia britânica. E só foi devolvido aos chineses em 1997, quando Hong Kong passou a ser uma região administrativa especial da China.
Egito. O Egito é amplamente reconhecido como o país mais antigo do mundo, com a fundação datando de 3150 a.C. com o reinado do faraó Narmer, o primeiro rei da Primeira Dinastia do Egito.
Os Portugueses chegaram ao Japão em 1543. O Japão era conhecido desde o tempo de Marco Polo, que lhe chamou Cipango. Mas foram efetivamente os portugueses os primeiros europeus a chegar ao Japão.
O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.
Hong Kong tornou-se uma colônia do Império Britânico após a Primeira Guerra do Ópio (1839-1842). Originalmente confinada à Ilha de Hong Kong, as fronteiras da colônia foram estendidas em etapas para a Península de Kowloon em 1861 e, em seguida, para os Novos Territórios, em 1899.
Os mongóis governariam a China até a Dinastia Iuã do século XIV, enquanto o controle mongol na Pérsia perduraria até o século XV com a ascensão do Império Timúrida. Na Índia, o Império Mogol sobreviveu até o século XIX.
Expulsos do Japão. Quem acabou com a "farra" dos portugueses foi Toyotomi Hideyoshi, um poderoso senhor de guerra, conhecido por unificar o Japão. Foi em 1587 que ele soube, através de um subordinado, que os portugueses escravizavam milhares de japoneses na região de Kyushu e os enviavam para fora do país.
Por que o Japão era aliado da Alemanha nazista? Porque, devido às circunstâncias, ambos tinham inimigos comuns naquele momento. Do ponto de vista do Eixo, a aliança entre Japão e Alemanha tinha a vantagem de obrigar os Estados Unidos a dividirem suas forças.
Ao final da Segunda Guerra a libertação da Coreia ocorreu indiretamente, com a derrota do Japão e dos outros países do Eixo (aliança militar que incluía também Alemanha e Itália). “A reorganização coreana acabou absorvendo o momento histórico que o mundo vivia, da bipolarização em dois eixos”.
A Declaração Conjunta entre Portugal e a China, assinada em abril de 1987, e a Lei Bá- sica da Região Administrativa Especial de Macau, promulgada em 1993, traçaram as di- retrizes do período de transição da passagem deste território chinês sob administração de Portugal à China.
Sob a estrutura de "Um país, dois sistemas", a China e o Reino Unido, após anos de negociação, assinaram a Declaração Conjunta Sino-Britânica em 1984. Finalmente, Hong Kong retornou oficialmente à pátria em 1º de julho de 1997, e ficou estabelecida como a Região Administrativa Especial de Hong Kong.
Xangai é a maior cidade da China e, ao mesmo tempo, sabe como preservar suas tradições. Atualmente, a cidade de Xangai possui mais de 29 milhões de pessoas, sendo a maior da China e um centro financeiro mundial.
Qual a diferença entre os olhos dos chineses e japoneses?
Olhos japoneses costumam ser inclinados para cima, e os chineses, para baixo. Os coreanos tendem a ter olhos menores. Existem ainda diferenças entre altura, formato do rosto, que tende a ser mais redondo nos chineses, e até mesmo na cor da pele. Tudo isso, claro, é uma generalização.
Em 2015, porém, a regra foi revogada e o governo passou a permitir que todas as famílias, independente da região, tenham duas crianças. Segundo a agência de notícias do governo chinês, Xinhua, citando um censo populacional, essa mudança resultou no nascimento de mais de 10 milhões de segundos filhos no país.
Eles eram de uma região ao leste de Israel, talvez da Babilônia ou Pérsia. O fuso horário entre Israel e a China, de sua capital, é umas 4, 5 horas de diferença. Da Babilônia, talvez umas 2 horas de diferença da China.