Dona é pronome feminino senhorial de tratamento, sinal de respeito, originalmente, na cultura portuguesa, ibérica, aliás. "Seu" é corruptela de Sr., Senhor, pronome masculino de tratamento.
- Título honorífico, ou simplesmente um título que antecede o nome de qualquer mulher adulta a quem se deseja demonstrar cortesia, deferência ou respeito: “Dona Estefânia, posso falar com a senhora um minutinho? Acertamos o negócio com (a) Dona Moira Alcântara”. Observe que, neste caso, dona (abreviatura D.)
O uso varia conforme a pessoa, o interlocutor e tem significados diferentes — às vezes opostos — de acordo com o contexto e a quem ele se refere. Para algumas pessoas, ele é um reflexo do machismo estrutural, já que apaga a individualidade da mulher e o seu trabalho. Ela é apenas “dona”.
A senhora (o senhor) ou você? Que forma devo usar?
O que significa ser dona?
Dona é um termo utilizado para se referir a uma mulher que é proprietária ou responsável por algo. O termo é frequentemente utilizado para se referir a mulheres que possuem uma empresa, um negócio ou uma propriedade.
Não obstante a origem restrita, Dona tornou-se um tratamento de reverência usado para anteceder o nome de uma senhora que se respeita. Neste caso usa-se o axiônimo com inicial minúscula (dona).
Dona vem do «lat[im] domĭna,ae, "proprietária, mulher, senhora, esposa", fem[inino] do lat[im] domĭnus,i, "proprietário, possuidor, senhor de", cog[nato] de domus,i ou us, "casa, habitação, família, pátria", t[am]b[ém] us[ado] como forma de tratamento; (...); f[orma] hist[órica] 960 domna, 1277 donna, sXIII dona " ...
Dona Moça é mais do que uma marca. É um nome escolhido com muito amor e significado. Trata-se de alguém que era conhecida pela sua bondade, generosidade, beleza e elegância! Alguém que acolhia todos com carinho, compaixão e uma chávena de café!
Assim, o Dona de Mim tem o objetivo de “Incentivar mulheres vítimas de violência doméstica ao ato de empreender como vetor de geração de emprego e renda, possibilitando sua emancipação e o resgate da essência feminina”.
Dona abrevia-se D. ª; mas também pode ser antropónimo/antropônimo e, então, não é costume abreviar a palavra. D. ª é uma forma de tratamento de reverência usada para anteceder o nome de uma senhora que se respeita.
O mesmo dicionário indica (segundo significado da palavra) que dona designa uma senhora nobre, uma dama. Como em Madame, o título de civilidade que é concedido à maioria das mulheres francesas.
1 [ geralmente com inicial maiúscula ] Título de tratamento honorífico que precede os nomes próprios das senhoras. 2 [ geralmente com inicial maiúscula ] Título que, no Brasil e em Portugal, era usado como tratamento honorífico, precedendo o nome próprio de mulheres pertencentes às famílias reais.
A música 'Dona de Mim', interpretada pela cantora IZA, é um hino de empoderamento e autoafirmação. A letra fala sobre a jornada de autoconhecimento e a importância de se manter firme diante das adversidades da vida.
ª? Estas duas palavras, como formas de tratamento, dependem muito das relações entre as pessoas. Se a senhora for da sua idade, tanto a pode tratar por senhora como por tu. Se for de idade bastante superior, poderá tratá-la por Senhora Dona ou apenas por Dona, conforme a região.
título concedido às senhoras de famílias nobres (abrev.: d. ou D.) [Us. como tratamento honorífico, de que era precedido o nome próprio de mulheres pertencentes às famílias reais de Portugal e do Brasil, estendeu-se a todas as mulheres distinguidas por algum título de respeito, como as casadas, viúvas, religiosas.]
Uma #DonaDeSi é protagonista da sua vida, comprometida com a identificação dos seus talentos para a realização dos seus sonhos, se tornando uma empreendedora de si mesma, fazendo surgir seu próprio negócio, onde aplica seus propósitos e assim traz uma melhoria para o seu coletivo; não permitindo que o machismo ...