O motor é o mesmo das demais Kombis fabricadas naquele momento, o 1.4 refrigerado a àgua, conhecido como o EA-111, que pode ser abastecido com álcool e/ou gasolina em qualquer proporção.
O motor que passa a equipá-la é o EA-111 de 1.400 cm³, quatro cilindros em linha e refrigerado a líquido, flexível em combustível pode ser abastecido com álcool, gasolina ou qualquer mistura de ambos.
É como se fosse um motor a diesel sem turbo e sem interculer,ou seja,bom na economia mas fraco em desempenho. O conjunto AP tem maior durabilidade e torque,além de ser um modelo mais confiável para preparação, ele aproveita melhor a mistura ar + combustível favorecendo maior extração de potência e desempenho do motor.
2005: Último ano da Kombi com motor a ar. Em homenagem, foi lançada a Kombi Série Prata, com apenas 200 unidades, todas na cor prata, com diversos itens exclusivos.
Esse motor é da família EA113 e possui 4 cilindros com 2 válvulas cada, totalizando 8 válvulas. Também foi aplicado ao Golf de 4ª geração, ao Bora e ao Beetle.
Além do teto alto, a Kombi 1.8 AP trazia o radiador de água na dianteira, algo que foi oferecido nessa especificação somente a partir de 2006 por aqui, quando a perua recebeu o motor 1.4 flex do Fox com arrefecimento a água.
Um dos problemas mais comuns relatados pelos proprietários do motor EA111 é o vazamento de óleo. Esses vazamentos ocorrem em várias partes do motor, incluindo a junta do cárter, retentores de virabrequim e selos das válvulas.
A Kombi saiu de linha no final de 2013 por conta das novas exigências de segurança veicular que obrigava todos os carros produzidos a partir de 2014 sair com freios ABS (antitravamento das rodas) e airbag duplo frontal de série. A Kombi, infelizmente, não conseguiria adaptar, o que provocou o seu fim.
Em Kombis Standard, apenas as janelas centrais são corrediças. A Carat usa exatamente a mesma configuração de motores, caixa, suspensão, freios e direção de suas irmãs mais simples. A única mudança que o modelo sofreu era a mesma das irmãs: a linha 98 recebeu injeção eletrônica, enquanto a 97 ainda era carburada.