🤔 Com certeza, uma roda com rolamento danificado pode travar e, caso isso aconteça, o carro pode girar, capotar, perder a direção e frenagem. 🚗 👉 Sempre que o rolamento apresentar algum dano ele começa a fazer barulhos desagradáveis, derivados dos atritos metálicos.
A durabilidade do rolamento está atrelada ao tipo de uso do automóvel, rolamentos de roda duram em média 100 mil km em estradas e ruas com boas condições, vai depender muito das condições que o veículo trafega. É recomendada uma inspeção em caso de uso severo a cada 15 mil km rodados.
Os rolamentos podem causar um problema grave se apresentarem mau funcionamento. Como dissemos antes, o calor extremo pode ser causado pelo atrito, e isso pode causar uma súbita gripagem do rolamento, fazendo com que a roda fique bloqueada em qualquer velocidade que estivermos dirigindo naquele momento.
O barulho é semelhante ao ruído de ventiladores domésticos, graves e abafados. Isso acontece geralmente quando ocorre o desgaste do componente. Ao ser percebido esse barulho no carro, recomendamos que você procure rapidamente um mecânico de sua confiança para verificar, pois pode ser coisa séria.
Um rolamento de roda com defeito aumentará sua dificuldade de dirigir. Mas com um rolamento de roda de alta qualidade, você pode dirigir por mais 1000 quilômetros conforme a estimativa.
A maioria dos automobilistas está familiarizada com este ruído. Um zumbido baixo que vem da direção das rodas e que se torna mais alto com relativa rapidez. Este é normalmente um sinal de um rolamento de roda defeituoso que tem de ser substituído o mais rapidamente possível.
Quando acelero, meu carro faz um barulho estranho.?
O barulho normalmente remete a algo raspando na roda. A recomendação é que as pastilhas de freio sejam trocadas a cada 30 mil quilômetros. Contudo, se os sons surgiram logo depois da substituição, é sinal de que as peças são de baixa qualidade, o que pode comprometer a vida útil dos discos.
Mas e quando os carros roncam? A causa geralmente está nos rolamentos das rodas, que são aços em esfera fixados entre dois anéis que ajudam no giro da roda. A manutenção costuma ser feita com o auxílio de um macaco ou de um elevador, que permitem que a roda fique suspensa e livres para girar.
Qual a diferença entre o barulho de rolamento e o barulho de pneu?
Quando o contratempo é no rolamento da roda, um ruído costuma aparecer acima dos 40 km/h. No caso de um pneu deformado, o barulho ocorrerá em qualquer velocidade.
O excesso de lubrificantes pode acarretar no escorregamento das partes e, consequentemente, no mau funcionamento do rolamento. Enquanto isso, a falta de lubrificação pode gerar outros problemas para a performance do rolamento, tais como o superaquecimento da peça e a sua consequente parada.
Isso acontece porque um pneu com alta resistência ao rolamento aumenta o esforço do motor e, consequentemente, queima mais combustível. Por isso, é essencial ficar atento ao nível de resistência ao rolamento indicado na etiqueta do pneu e, dessa forma, evitar usar pneus que aumentem o gasto energético do veículo.
🤔 Com certeza, uma roda com rolamento danificado pode travar e, caso isso aconteça, o carro pode girar, capotar, perder a direção e frenagem. 🚗 👉 Sempre que o rolamento apresentar algum dano ele começa a fazer barulhos desagradáveis, derivados dos atritos metálicos.
O que acontece se não trocar o rolamento do carro?
Quando há problemas no rolamento, isso representa um grande risco. Caso esse componente falhe, o condutor pode perder o controle da direção e causar um acidente. Como se trata de um componente interno das rodas, o primeiro indício de problemas é um ruído produzido por uma ou ambas as rodas dianteiras.
O rolamento é uma peça crucial para o movimento suave das rodas. Se você está ouvindo um zumbido contínuo, assovio ou rangido enquanto dirige, é provável que o rolamento esteja desgastado ou danificado.
Um rolamento com problemas gera um barulho de raspagem, que normalmente começa mais baixo e vai aumentando com o tempo. Outras características de rolamentos que precisam ser trocados incluem vibração excessiva e aumento na temperatura.
O ruído também pode ser conhecido como detonação ou grilo do motor. E muito se engana quem pensa que este barulho é provocado por um pino, como um de seus nomes sugere: não há pino nenhum no processo. Na verdade, é apenas um problema na pré-ignição do carro. Este problema ocorre dentro da câmara de combustão.
Sons ásperos vindos das rodas, semelhantes a um ronco ou à presença de areia, apontam defeitos nos rolamentos da roda. Geralmente, o barulho começa fraco e aumenta à medida que o veículo se move. Problemas no rolamento também representam perigo para a segurança, comprometendo a direção do carro.
Em certos casos, um pneu desgastado pode fazer um ruído semelhante ao do defeito no rolamento. Por isso, quando ouvir o barulho, cheque primeiro os pneus e corrija quaisquer problemas neles antes de desmontar as rodas, pensando em realizar a troca dos rolamentos. O suporte do motor pode estar danificado.