E ele escreveu, ele fez o que Shakespeare podia fazer melhor. E ele escreveu o soneto 18, “Posso comparar-te a um dia de verão”, onde ele fala sobre a eternidade, “até onde homens puderem respirar e olhos puderem ver”, ele viverá para sempre.
De acordo com esta mesma lista, o poema mais lido do mundo chama-se "Stuffen" e foi escrito pelo autor alemão Hermann Hesse. Todos os anos, a plataforma Lyrikline revela as estatísticas sobre poemas durante o Festival de Poesia de Berlim, que se celebra em junho.
O soneto foi criado, no século XIII, pelo poeta italiano Giacomo da Lentini (1210-1260). Porém, essa forma fixa de poema ficou popular por meio de dois outros poetas italianos: Dante Alighieri (1265-1321) e Francesco Petrarca (1304-1374).
O soneto 18 é certamente o mais famoso na coleção de sonetos de Shakespeare e talvez seja o mais conhecido poema lírico em língua inglesa. Da obra do bardo inglês, talvez só o monólogo de Hamlet “Ser ou não ser” e o monólogo de Julieta “Ó Romeu, Romeu!
Haicai é um gênero de poesia com forma fixa. Possui três versos: o primeiro e o terceiro são redondilhas menores — versos de cinco sílabas —, e o segundo, redondilha maior — verso de sete sílabas. ...
História. A criação do soneto é contestável. Em geral, sua origem é atribuída ao poeta e humanista Francesco Petrarca, do século XIV; no entanto, atualmente sabe-se que essa estrutura lírica já era usada um século antes por Giacomo de Lentino, ele teria criado a partir da poesia popular da Sicília.
No site “o menor poema do mundo” (worldsshortestpoem.com), podemos encontrar um texto que é identificado como o menor poema documentado na história. O título é “Lines on the Antiquity of Microbes” (a tradução livre pode ser algo como “Linhas na Antiguidade dos Micróbios”) e não há um consenso sobre sua autoria.
O soneto (do italiano sonetto, pequena canção ou, literalmente, pequeno som) é um poema de forma fixa, composto por quatro estrofes, sendo que as duas primeiras são constituídas por quatro versos, cada uma, os quartetos, e as duas últimas de três versos, cada uma, os tercetos.
Um soneto é um poema com 14 versos, em geral divididos em dois quartetos e dois tercetos. O soneto clássico (de agora em diante, simplesmente, soneto) tem regras mais rígidas. Por exemplo, rimas consonantes e um número fixo de sílabas em cada verso.
Qual é o soneto mais famoso de Vinicius de Moraes?
"Soneto de Fidelidade" talvez tenha os versos mais famosos de toda a obra poética de Vinicius. Escrito em 1939 em Estoril (Portugal), foi publicado somente em 1946, no livro "Poemas, sonetos e baladas".
Vinícius não foi sempre ateu, mas, ao que tudo indica, morreu um. Como você já apontou, ele foi criado como católico e depois se envolveu com religiões africanas, mas duvido que tenha chegado a acreditar em algum deus. Baden Powell, amigo e parceiro de composição dele, confirmou que Vinícius era ateu nesta entrevista.
“As pombas” é um dos poemas mais conhecidos de Raimundo Correia. Ele é composto em versos decassílabos e foi publicado, originalmente, em seu livro Sinfonias. Nesse soneto, o eu lírico fala de pombas que acordam, quando raia “sanguínea e fresca a madrugada” e “vão-se dos pombais”, mas voltam à tarde.
O "haiku" (em português, prefere-se escrever "haicai") acima foi escrito por Bashô (Japão, 1644-1694), em 1686. Provavelmente, é o haicai mais famoso de todos os tempos. "O tanque é velho, em um velho jardim. As árvores são velhas de outras eras e seus troncos esverdeados pelo mesmo musgo que cobre as pedras.
Nesse poema, cada verso traz uma imagem distinta: um arco-íris no céu, um menino sorrindo e um menino que chora. Chamava-se: “Agora”. Nesse haicai, publicado no livro Poesia vária (1947), Guilherme de Almeida quebra com a tradição ao colocar um título e rimar “amora” com “agora”.