Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (FLDS) é uma das maiores denominações fundamentalistas mórmons e uma das maiores organizações nos Estados Unidos cujos membros praticam a poligamia.
Nos tempos bíblicos, o Senhor ordenou que alguns praticassem o casamento plural — o casamento entre um homem e mais de uma mulher. Por revelação, o Senhor ordenou que Joseph Smith instituísse a prática do casamento plural entre os membros da Igreja no começo da década de 1840.
Conheça quatro países onde se casar várias vezes é permitido por lei e praticado pelos moradores.
Camarões. A poligamia é legal em Camarões. ...
Afeganistão. Apesar de estar prevista em lei, a poligamia é exercida por menos de 1% dos homens muçulmanos que vivem no país, segundo a Pew Research. ...
Os mórmons proíbem a poligamia e parlamentares mórmons estão entre os defensores da nova lei, segundo o Daily News. Os mórmons fundamentalistas sustentam a pregação de que o "casamento pluralista" é uma bênção divina. O homem pode ter uma esposa oficial e múltiplas "esposas espirituais".
Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (FLDS) é uma das maiores denominações fundamentalistas mórmons e uma das maiores organizações nos Estados Unidos cujos membros praticam a poligamia.
Hoje, continua a ser adotado em alguns países muçulmanos e em processo de adoção em outros, o costume é regulamentado pelo Alcorão que tolera a poligamia e permite um máximo de 4 esposas. Entre os hindus, o Rig Veda menciona que durante a civilização védica da Índia Antiga, um homem poderia ter mais de uma esposa.
O islamismo permite que o homem se case com até quatro mulheres, mas estabelece condições para esses matrimônios. Uma delas, e a mais rígida, é a de que o homem deve ter condições de tratar todas as esposas com igualdade.
É similar em modelo às roupas de baixo modestas, é composta por duas peças e é geralmente chamada de “garment do templo”. Algumas pessoas incorretamente referem-se aos garments do templo como “roupas íntimas mágicas”.
Defensores do “esposas espirituais” ensinavam que as relações sexuais eram permitidas fora das relações matrimoniais legais, sob condição de que as relações permanecessem secretas. Nas negações, “poligamia” era para ser entendida como o casamento entre um homem e mais de uma mulher sem a sanção da Igreja.
A Bíblia não diz especificamente porque Deus permitiu poligamia no velho testamento. O que se sabe é que desde os primórdios existem um numero maior de mulheres do que de homens, talvez essa fato pode ter sido uma das causas da poligamia no velho testamento.
E poderíamos também imaginá-los dizendo: “Por que então ele permitia a poligamia?”, se fosse esta a questão. Disse-lhes ele: Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio.” (Mateus 19. 4-8).
Na Escritura, há diversos ensinamentos e conselhos do que é proibido ou não de se fazer: mentir, roubar ou até mesmo o relacionamento entre pessoas do mesmo gênero. Porém, por mais que muitas pessoas continuem seguindo isso como uma máxima em suas vidas, muitas delas sucumbem e acabam caindo em tentação.
A poligamia era a regra. Tanto que o primeiro caso aparece logo no capítulo 4 do primeiro livro da Bíblia: “E tomou Lameque para si duas mulheres” (Gênesis). A situação era tão comum que vários dos personagens mais importantes do Antigo Testamento viviam com mais de uma esposa sob o mesmo teto.
Sudão – No Sudão, além de legalizada, ela é muito incentivada. A poligamia é praticada por quase 40% dos homens. Em 2001 o governo fez um chamado incentivando os homens a terem filhos de múltiplos casamentos como ato patriótico de ajuda ao desenvolvimento do país.
Desde Novembro de 2006, o casamento gay é reconhecido em Israel. A união civil entre pessoas do mesmo sexo é reconhecida desde 1993, e um casal homossexual usufrui de quase todos os direitos de um matrimônio heterossexual. O exército israelense também aceita homossexuais (desde 1993).
Por que os muçulmanos podem ter mais de uma esposa?
“A poligamia no Islã é como o divórcio. É uma solução para um problema, previsto em lei e com regras claras. Para eles, é impensável imaginar uma mulher na casa de um homem sem o matrimônio. Eles entendem que a poligamia é uma prática permitida por Deus como uma forma de facilitar a vida dos muçulmanos”, explica.
Uma mulher com mais de um marido? A África do Sul tem uma das constituições mais liberais do mundo: permite casamentos do mesmo sexo para ambos os gêneros e poligamia para os homens.
As mulheres Mórmons viam a poligamia como um princípio do casamento celestial e um mandamento de Deus. Porém, apesar de ser visto como um mandamento, a maior parte dos seguidores da Igreja considerava muito difícil de segui-lo, já que não estava de acordo com os princípios destas pessoas.
Cometer um pecado é desobedecer deliberadamente aos mandamentos de Deus ou deixar de agir em retidão apesar de ter conhecimento da verdade (ver Tiago 4:17). O Senhor disse que Ele “não [pode] encarar o pecado com o mínimo grau de tolerância” (Doutrina e Convênios 1:31).
Mas ter várias mulheres foi, até meados do século passado, uma questão de fé para alguns americanos: os mórmons, seguidores da Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias. Na religião mórmon, o casamento com várias esposas foi permitido e recomendado – havia até a promessa de que o polígamo seria um rei no céu.