O mesmo Triângulo da Umbanda é executado ao tocar a testa, a fronte e a nuca representando Corpo, Mente e Alma ou até mesmo para que possamos saudar nosso Orixá de cabeça, nosso Orixá equilibrador e a sua própria ancestralidade.
O número três representa o equilíbrio da dualidade dando origem a simbolizado pelo triângulo equilátero ele reflete os infinitos planos e realidades divinas como preto, caboclo e ação, movimento e expansão, o físico, mental e espiritual formando uma base sólida para múltiplas realidades.
Qual o significado do triângulo na espiritualidade?
O triângulo está presente em várias religiões e possui diversos significados. O mais popular é a santíssima trindade para os hindus, cristãos e egípicios. Também é uma alusão ao ínicio, meio e fim ou corpo, alma e espírito, o equilíbrio de três forças divinas.
Um dos mais importantes símbolos da maçonaria é o triângulo que carrega um olho em seu centro. Ele faz referência ao Grande Arquiteto do Universo, aquele ser de natureza onisciente que tudo vê e tudo julga.
Esquadro e compasso associados à letra G: um famoso símbolo da maçonaria. Entre os seus símbolos, o esquadro e o compasso são um dos mais famosos. Eles remontam às técnicas utilizadas pelos pedreiros na Idade Média.
Pirâmide > A Pirâmide simboliza ascensão, elevação, bem como o poder da vida sobre a morte. As Pirâmides egípcias representam a Terra e, em termos gerais, a existência. Segundo culturas antigas, as Pirâmides surgiam das águas e se direcionavam para o Sol.
Os triângulos, especialmente o Delta luminoso na Maçonaria, são elementos poderosos de simbolismo e significado espiritual. Eles representam não apenas princípios geométricos e matemáticos, mas também valores éticos e espirituais profundos para aqueles que seguem tradições iniciáticas como a Maçonaria.
Ele é utilizado para a fabricação de recipientes de alimentos como ketchup, iogurte e margarina, de produtos químicos e remédios, entre diversos outros.
Tameana, o Triângulo Sagrado, ou Salush Nahi, é uma terapia vibracional, que trabalha corpo, mente e alma, ajudando o corpo a liberar estresse e bloqueios. Tameana coloca a frequência do corpo em sintonia com o campo eletromagnético do planeta Terra.
O Altar Triângulo é um símbolo espiritual que representa a trindade divina e a ligação entre o céu e a terra. Cada lado do triângulo simboliza um aspecto do divino: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ele também representa equilíbrio, harmonia e conexão espiritual.
Triquetra é um simbolo usado no cristianismo, na magia, na bruxaria, na Wicca e em geral no Ocultismo. A triquetra, em latim triquætra (de três pontas), é similar a um tríscele e pode ser interpretada como uma representação do Infinito nas três dimensões ou a Eternidade.
Eles são usados, principalmente, pelos que procuram uma proteção para o corpo. “Alguns exibem símbolos básicos como cruz, seta, estrela, machado, espadim e medalhas de santos populares”, escreve Lody, lembrando que os que trazem santos católicos, normalmente, pertencem aos adeptos da umbanda.
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
Um dos mais populares do catolicismo, e com fama de casamenteiro (apesar de tantas outras competências), Santo Antônio aparece nas religiões de matrizes africanas associado com Ogum ou Exu, dependendo do lugar.
Para estes movimentos cristãos, a Grande Pirâmide era a "coluna de Deus" descrita no livro bíblico de Isaías 19:19-20, e as medidas de suas passagens confirmariam cronologias bíblicas.
O Olho de Hórus era, portanto, um símbolo protetor, frequentemente usado como um amuleto, uma peça pequena o suficiente para uma pessoa carregar no bolso como forma de proteção. Este e outros hieróglifos egípcios de olhos humanos influenciaram a iconografia europeia durante o Renascimento.