Cicatrização cutânea é o termo que se refere ao processo de reparação tecidual da pele, no qual o tecido lesionado é substituído por um tecido novo. A reparação das camadas da pele é composta por diversos fatores, como a regeneração de células especializadas e a formação do tecido de granulação.
A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).
Consulte o seu médico se sentir desconforto. É normal que as novas cicatrizes fiquem cor-de-rosa ou vermelhas. Isso faz parte do processo natural de regeneração do corpo. À medida que o tecido se regenera, formam-se à sua volta vasos sanguíneos aumentados para alimentar o tecido cicatrizante e o influxo de células.
Esses processos iniciam-se em torno do terceiro dia após a lesão e têm duração de algumas semanas. Essa fase caracteriza-se pela formação do tecido de granulação, que é o marco inicial da formação da cicatriz. Além disso, os fibroblastos e as células endoteliais são as células predominantes e mais importantes.
Quando os vasos sanguíneos se expandem, os fluídos podem dispersar-se no tecido circundante, causando inchaço. Simultaneamente, as substâncias químicas libertadas durante o processo podem desencadear resposta dos recetores, levando ao aparecimento da comichão.
Assim, diz-se "sanar um problema" e não "sanear um problema" e diz-se "sanear uma instituição" e não "sanar a instituição". As diferenças de utilização entre "sanar" e "sanear" na linguagem jurídica são meras projecções do que ficou escrito no parágrafo anterior.
Além das pomadas, os suplementos nutricionais como vitamina C, vitamina E, vitamina B, aminoácidos, ferro e zinco ajudam a acelerar o processo de cicatrização nas três fases: inflamatória, proliferação e reparo.
Absorvíveis – esses pontos se dissolvem com o tempo. Eles não precisam ser removidos. Não absorvíveis – esses pontos precisam ser removidos após um certo período.
Depois de aproximadamente 15 dias, sua cicatriz entra em uma fase de “remodelação epidérmica” que pode durar até 2 anos! Se o dano for superficial, sua pele pode se regenerar completamente. Para feridas mais profundas, muitas vezes uma cicatriz acaba permanecendo.