Bom, a gramática brasileira não permite o uso da palavra degrais, tornando “degraus” a única alternativa possível de aplicação. Isso acontece porque ela é um substantivo terminado em ditongo, ou seja, duas vogais na mesma sílaba tônica.
Olha o macete do professor Léo, palavras terminadas em vogal, basta apenas acrescentar o s. Simples assim, plural de troféu, troféus, plural de degrau, degraus.
A palavra “corrimão” vem da junção de “correr” + “mão”, uma aglutinação que, com o tempo, passou a ter um significado próprio. Logo, se o plural de “mão” é “mãos”, o de “corrimão” será “corrimãos, seguindo a lógica.
Qual é o plural de louva-a-deus? O plural é louva-a-deus, nome de um insecto, é igual ao singular. São invariáveis os substantivos constituídos por uma frase, como ensina a boa “Moderna Gramática Portuguesa" do brasileiro Evanildo Bechara.
Já parou para pensar qual o plural de álcool? A verdade é que, no cotidiano, esse plural não é muito usado, mas quando a conversa vem da Química vira quase um termo batido. Mais inusitado que isso, só a descoberta que o plural pode ser flexionado de duas formas: álcoois ou alcoóis.
Qual é o plural de “mamão”: “mamões”, “mamãos” ou “mamães”? Este último ficou bem esquisito, hein! O correto é “mamões”. “Esse termo segue a regra de formação do plural em '-ões', que é a mais comum em palavras que terminam em '-ão'”, explica Laís Lopes Vieira, editora de Língua Portuguesa da plataforma Amplia.
Qual é o plural de mel – méis ou meles? As duas formas são corretas: méis e meles. Segundo a regra, os nomes terminados em -el formam o plural em -éis. No entanto, no caso dos monossílabos, verifica-se a tendência para aceitar também o plural formado com -es.
O plural de “xerox” é “xerox”, simples assim. A palavra não sofre alteração na forma escrita, independentemente de estar no singular ou no plural. Isso acontece porque “xerox”, assim como outros substantivos terminados em -x, é considerado invariável pela norma padrão da Língua Portuguesa.
Thiago Braga, especialista em Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH, explica que o plural de “gravidez” é “gravidezes” e segue uma regra supertranquila: palavras terminadas em “z” viram plural com a adição de “es”, como em “juiz/juízes”, “matriz/matrizes, “luz/luzes”.
O caso de fora-da-lei é que FORA é advérbio. Isso significa que é invariável (não faz plural), por isso fora-da-lei e fora-de-série não se flexionam: os fora-da-lei e os fora-de-série.
Pombo que, devido às suas qualidades de orientação, é aproveitado para levar mensagens. Origem etimológica: pombo + correio. Plural: pombos-correios ou pombos-correio. Plural: pombos-correios ou pombos-correio.
➡️De acordo com a norma-padrão, substantivos compostos formados por palavras repetidas ou onomatopaicas têm plural apenas no segundo elemento. É o que acontece, por exemplo, em reco-reco/reco-recos. 🚨Porém, o plural de pisca-pisca é uma exceção, pode ser tanto PISCA-PISCAS quanto PISCAS-PISCAS.
a) o substantivo é saca-rolhas (com “rolhas” no plural), assim como “lança-chamas”, “quebra-nozes” etc. b) o gênero do substantivo “saca-rolhas” é masculino, portanto o certo seria “eu passo a mão no saca-rolhas”.