O culto à natureza é frequentemente considerado a fonte primitiva de crenças religiosas modernas e pode ser encontrado em teísmo, panenteísmo, panteísmo, deísmo, politeísmo, animismo, totemismo, xamanismo e paganismo.
Atualmente, o panteísmo adquire um carácter sincrético composto por outras religiosidades que se assemelham pela relação de contemplação do homem com a vida e o ambiente, abarcando o naturalismo, paganismo, indigenismo, xamanismo, filosofia pré- socrática, taoismo e zen budismo.
Panteístas: sistema religioso que afirma que a força da natureza é a manifestação de uma divindade em si. Baseia-se, portanto, na crença em espíritos da natureza.
O budismo tem uma grande admiração e respeito pelo meio ambiente e os seres vivos que habitam nele. Como outras religiões, apresentam uma ampla influência sobre a humanidade.
Qual religião tem preocupação com o meio ambiente?
O Catolicismo
Apresenta sérias preocupações com a degradação ambiental e o aquecimento global, apoiando de forma taxativa cientistas que defendem a elevação do clima nos últimos anos como decorrência da ação humana, afirmando ainda serem os países pobres aqueles que mais sofrem e que mais são vitimados.
Uma religião da natureza é um movimento religioso que acredita que a natureza e o mundo natural são uma personificação da divindade, sacralidade ou poder espiritual.
O panteísmo é a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente, e imanente, ou que o Universo (ou a Natureza) e Deus são idênticos.
Paganismo e Neopaganismo: Muitas práticas neopagãs, como a Wicca, reverenciam os quatro elementos clássicos — terra, água, fogo e ar — e acreditam que esses elementos possuem uma força espiritual e podem influenciar a vida e o ambiente.
A termologia “pagão” é utilizada para caracterizar as pessoas que não seguem os conceitos das religiões tradicionais. No cristianismo, todos aqueles que não são batizados são definidos como pagãos. Em outras religiões é ligado ao ateísmo – vertente que não acredita na presença de deuses.
O xintoísmo tem suas raízes na religião indígena do Japão, evoluindo ao longo dos séculos e influenciando a cultura e a história do país. Enquanto o xintoísmo adora os kami e enfatiza a conexão com a natureza, o budismo segue os ensinamentos de Buda e centra-se na iluminação espiritual.
O panteísmo (do grego pan = tudo + théos = Deus) é uma doutrina filosófica que defende que tudo é Deus, considerando a Natureza e o Universo divinos. Ao longo da história, o panteísmo fez a apologia de formas doutrinárias ligeiramente diversas.
O culto à natureza em rituais sagrados faz parte das práticas da tradição Wicca, uma religião pagã que, na capital federal, está às voltas com um conflito entre seus seguidores.
Em palavras mais simples: um deísta é aquele que está inclinado a afirmar a existência de um princípio criador, mas não pratica nenhuma religião, não negando a realidade de um mundo completamente regido pelas leis naturais e físicas. A interpretação de Deus pode variar para cada deísta.
Por se tratar de uma religião iniciática, a Wicca tradicionalmente deve ser praticada em pequenos grupos, chamados de covens, que não devem ultrapassar treze pessoas. Um conjunto de covens unidos por princípios doutrinários e uma ritualística comum é chamado de tradição.
Quem é Jesus Cristo? Jesus Cristo, do ponto de vista histórico, foi um profeta judeu que viveu na Palestina, no século I d.C. A mensagem desse profeta teria sido responsável por dar origem a uma nova religião: o cristianismo — maior religião do planeta, atualmente.
Os membros da Igreja refugiam-se das incertezas do mundo na mensagem de esperança e felicidade do evangelho. A realidade de que a vida tem um propósito divino, de que Deus cuida de cada pessoa e de que todos têm a capacidade de progredir por meio de escolhas corretas é o tema central do pensamento mórmon.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias.
Proteção de nascentes, plantio de árvores, cultivos sem o uso de agrotóxicos e distribuição de sementes são algumas das práticas de agricultores familiares, indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, pescadores artesanais e tantos outros povos e comunidades tradicionais que, há gerações, aprenderam a conviver ...
A natureza desempenha um papel fundamental na restauração da saúde física e mental. Passar tempo ao ar livre, em meio a ambientes naturais, pode ter efeitos terapêuticos profundos em nosso bem-estar geral. Do ponto de vista físico, estar em contato com o poder da natureza nos incentiva a nos mover e a nos exercitar.
Ademais, o ateísmo também está presente em certos sistemas religiosos e crenças espirituais, como o jainismo, o budismo e o hinduísmo. O jainismo e algumas formas de budismo não defendem a crença em deuses, enquanto o hinduísmo mantém o ateísmo como um conceito válido, mas difícil de acompanhar espiritualmente.
Das grandes religiões que existem hoje – organizadas em torno de templos, textos sagrados, mitos de criação, sacerdotes etc. –, a mais antiga provavelmente é o hinduísmo, seguido por cerca de 1,3 bilhão de pessoas (15% da população mundial).