Quando prescreve a dívida do FIES?
Fazendo uma conta básica de que a sua divida do FIES seja por 15 anos, a prescrição ocorreria após 20 anos.Vai ter perdão da dívida do FIES em 2025?
Não é mais possível solicitar o perdão de dívida do FIES em 2025. Mas, para quem deseja a renegociação, é possível ficar atento aos programas sazonais oferecidos pelo governo que possibilitam a quitação da conta com diferentes condições.Quanto tempo posso dever o FIES?
Todos os pagamentos do Fies são feitos diretamente para a instituição financeira contratada e a dívida deve ser quitada no prazo máximo de 14 anos após a conclusão da graduação.Quais as consequências de não pagar o FIES?
Quando um estudante não paga voluntariamente sua dívida do FIES, a instituição credora (geralmente a Caixa Econômica Federal, que representa o Governo Federal no programa) pode entrar com uma ação judicial para cobrança dos valores e executar a penhora.DÍVIDA DE FIES CADUCA, PRESCREVE? COMO CONTAR O PRAZO
A dívida do FIES prescreve?
A dívida do FIES não prescreve com o passar do tempo. Mesmo depois de cinco anos, a probabilidade de ter bens apreendidos ou bloqueados para quitar a dívida ainda é alta, já que ela é ligada diretamente ao Governo Federal.Como posso me livrar da minha dívida do FIES?
O estudante pode solicitar a renegociação de duas maneiras. No primeiro cenário, é possível solicitar um novo parcelamento e o saldo devedor total será redividido em 48 parcelas mensais. No segundo caso, é possível incluir os valores em atraso nas parcelas a vencer.Como conseguir perdão da dívida do FIES?
Para que a dívida seja perdoada, o profissional deverá atuar em programas de apoio a serviços públicos em escolas, serviços de saúde ou em outras áreas de políticas públicas, conforme a formação adquirida na graduação ou no curso que tiver sido financiado pelo Fies.O que o FIES pode penhorar?
Em decisão monocrática de 19 de setembro de 2017, em sede de Recurso Ordinário em Mandado de Segurança 55.341/DF ("MS 55.341"), o Relator Ministro Marco Buzzi, determinou que os créditos vinculados ao Programa de Financiamento Estudantil ("FIES") não são passíveis de penhora.Como posso entrar na Justiça para não pagar o FIES?
Você pode buscar o auxílio jurídico de um advogado e, se necessário, entrar na Justiça para não pagar FIES, através da revisão judicial do pedido de abatimento. Essa revisão judicial pode e deve incluir os valores retroativos referentes à época em que o pedido administrativo de abatimento foi realizado e negado.Como quitar o FIES com desconto?
Aos estudantes com débitos vencidos e não pagos havia mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 será concedido desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, no caso de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para os demais estudantes, os descontos podem chegar a 77%.Como solicitar a suspensão do FIES?
Para fazer essa renegociação da dívida estudantil, é preciso acessar o site do Sisfies Aluno, fazer login com os seus dados pessoais e seguir o seguinte passo a passo: clicar em “Contrato Fies”; “Manutenção”; “Solicitar Suspensão”.O que é a Anistia do FIES?
O Projeto de Lei 1133/21, que prorroga até o fim de 2022 a suspensão temporária das obrigações financeiras dos estudantes beneficiários do Fies, foi aprovado no Senado e aguarda votação no Plenário da Câmara dos Deputados. O PL 4093/21 estabelece “anistia total e irrestrita” dos débitos com o Fies.Em quanto tempo a dívida do FIES sai do Serasa?
Uma opção para os estudantes endividados que querem voltar a ter o nome limpo na praça é o Desenrola FIES, que dá até 99% de desconto na dívida estudantil e deixa o nome limpo no Serasa em até cinco dias úteis após o pagamento do primeiro boleto.Como posso zerar os juros do meu FIES?
Para reduzir os juros do financiamento estudantil, é preciso ingressar com um processo judicial, chamado de ação revisional de contrato. Nela, é possível solicitar a revisão dos juros aplicados aos contratos de financiamento estudantil (FIES).Quais são os requisitos para solicitar o Desenrola FIES?
Estão aptos a solicitar renegociação pelo Desenrola Fies aqueles com dívidas em contratos firmados até 2017 e inadimplentes até 30 de junho de 2023. A partir daí, os descontos e as condições podem variar de acordo com o perfil do devedor.Quem deve FIES pode perder bens?
Quando isso acontece, o fiador do FIES, alguém que se comprometeu a garantir o pagamento da dívida junto com o estudante, também pode ter seus bens penhorados caso este não cumpra com as suas obrigações financeiras.Como funciona o FIES via judicial?
Para conseguir o financiamento por meio de decisão judicial, é necessário que o estudante ingresse com uma ação na justiça, comprovando que atende aos requisitos legais para participar do programa e que não conseguiu ser selecionado pelo processo seletivo regular.O que acontece com quem não paga o FIES?
Veja o que pode acontecer se você não quitar a dívida do FIES: Negativação do nome: o não pagamento da dívida implica na inclusão do CPF no cadastro de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa, o que impossibilita o acesso ao crédito e compras a prazo.Quanto tempo a dívida do FIES caduca?
Dívida do FIES caduca em 5 anos. dívida do FIES, ela é 1 dívida bancária, 1 financiamento estudantil bancário que você Fez, então ela prescreveria em 5 anos, só que essa dívida ela é 1 financiamento continuado, como o banco não te executou, ou seja, não antecipou essas parcelas, a prescrição.A Justiça Federal pode zerar os juros do FIES para quem assinou contrato antes de 2017?
Atualmente, a taxa de juros do Fies é zero, mas essa condição só começou a valer a partir de 2017. Quem assinou contrato antes dessa data, pegou uma taxa de juros de 3,4% a 6,2% ao ano. No entanto, o princípio da igualdade diz que todos os usuários do Fies devem ser tratados da mesma forma.Como se livrar da dívida do FIES?
O estudante deverá acessar o menu “Contrato FIES” > “Renegociação de Contrato Resolução 42“ Será apresentada a tela para opção pelo grupo de parcelas. Selecione o prazo e valor de parcela e clique em “Salvar”.O Desenrola FIES é válido para adimplentes?
# Contratos com pagamento em dia (adimplentes)Quem está em dia com os pagamentos também pode se beneficiar do Desenrola Fies. Nesse caso, os descontos podem chegar a até 12% sobre o valor total da dívida. O incentivo só não é válido para quem ainda não concluiu o curso ou está no período de carência.