Dados disponibilizados pela CIA, a inteligência dos Estados Unidos, afirma que as maiores religiões do mundo são2: cristianismo (31,4% da população mundial), islamismo (23,2% da população mundial) e hinduísmo (15% da população mundial).
Com aproximadamente 2,4 bilhões de adeptos, o Cristianismo é a maior religião do mundo. Ele se originou há cerca de 2.000 anos com base nos ensinamentos de Jesus Cristo, cujos seguidores acreditam ser o Filho de Deus. A religião é dividida em várias denominações, como o Catolicismo, o Protestantismo e a Ortodoxia.
Apesar da aparente diversidade religiosa, a população segue basicamente o cristianismo: são cerca de 60 a 70 por cento de católicos e de outros 20 a 30 por cento de evangélicos, segundo a FGV e o Datafolha. Todas as demais religiões não reuniriam mais do que 3 por cento da população.
–, a mais antiga provavelmente é o hinduísmo, seguido por cerca de 1,3 bilhão de pessoas (15% da população mundial). Os primeiros textos sagrados datam de 1500 a.C., o que os torna 500 anos mais velhos que os trechos mais ancestrais do Velho Testamento.
Os cinco maiores grupos religiosos em termos de população mundial, estimados em 5,8 bilhões de pessoas e 84% da população, são o cristianismo, o islamismo, o budismo, o hinduísmo (com os números relativos ao budismo e hinduísmo dependentes da extensão do sincretismo) e religiões tradicionais.
É a Suécia. Lá, 85% da população não tem nenhuma crença ou não acredita em Deus. Esse foi o resultado da pesquisa Ateísmo: Taxas e Padrões Contemporâneos, do sociólogo norte-americano Phil Zuckerman.
A China segue oficialmente o ateísmo de Estado. Muitos cidadãos chineses, incluindo membros do Partido Comunista da China (PCC), praticam algum tipo de religião popular chinesa.
O islamismo é a religião que mais cresce no mundo. Concentra-se em especial na Ásia e na África, mas ganha novos adeptos de maneira impressionante na Europa, nos EUA e nas repúblicas da ex-União Soviética. Estima-se que, a partir do ano 2000, o islamismo será a religião predominante, ultrapassando o cristianismo.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma instituição religiosa mundial organizada oficialmente em 1863 e que hoje conta com mais de 22 milhões de membros, distribuídos oficialmente em 212 países.
A palavra hindu é um exônimo e embora o hinduísmo tenha sido considerado a religião mais antiga do mundo, também foi descrito como Sanātana Dharma ("darma eterno"), um uso moderno, baseado na crença religiosa de que suas origens estão além história humana, conforme textos sagrados hindus.
Nesse cenário, a religião atingiria 29,7% da população mundial, se aproximando ainda mais do cristianismo, que deverá seguir com 31,4% dos fiéis no mundo. A pesquisa também ressalta que até 2070, o Islã deverá ultrapassar o cristianismo como maior religião do mundo e superar em 1% o cristianismo até 2100.
No marco desta semana de oração pela unidade dos cristãos no Brasil, publicamos esta pesquisa do Professor Dr. Fernando Altemeyer Júnior *, sobre os adeptos de cada religião no mundo. Unindo os grupos que tem a mesma base religiosa, o cristianismo é a maior religião do mundo, seguido do islamismo, hinduísmo e budismo.
Quem é Jesus para as principais religiões do mundo?
Jesus, também chamado Jesus de Nazaré (n. 7–2 a.C. – m. 30–33 d.C.) foi um pregador e líder religioso judeu do primeiro século. É a figura central do cristianismo e aquele que os ensinamentos de maior parte das denominações cristãs, além dos judeus messiânicos, consideram ser o Filho de Deus.
Baseia-se no princípio de ter Alá como Deus único e Muhammad como seu profeta. O islamismo é entendido como uma corrente política ideológica que usa como base a religião muçulmana, ou seja, o islamismo defende que as práticas políticas devem ser pautadas pela lógica religiosa e vice-versa.
As 10 maiores religiões do mundo são o cristianismo, o islamismo, o hinduísmo, o budismo, o sikhismo, o judaísmo, o espiritismo, o bahaísmo, o xintoísmo e o zoroastrismo.
De acordo com dados do Departamento de Estado americano, no recorte por religião, a população israelense é 73,5% judia, 18,1% muçulmana, 1,9% cristã e 1,6% drusa. Os 5% restantes estão subdivididos em outras religiões minoritárias, como adventistas e testemunhas de Jeová, por exemplo.
Na pesquisa do Instituto Pew Research Center, o Brasil figura na lista dos maiores países cristãos do planeta, com aproximadamente 175 milhões de seguidores de Jesus, atrás apenas dos Estados Unidos, 246 milhões, e à frente do México, terceiro colocado, com 107 milhões.
Na China dois são os sistemas religiosos que lhe acompanham a história: o Confucionismo e o Taoísmo. Ambos podem ser considerados religiões filosóficas e religiões do livro. O Japão, por sua vez, tem toda a sua história influenciada pelo Xintoísmo, religião que se desenvolveu intimamente ligada ao Estado.
No sentimento religioso da maioria dos japoneses o Xintoísmo e o Budismo podem coexistir pacificamente sem conflito. Para uma pessoa comum, entretanto, a filiação religiosa não se traduz em uma frequência regular aos cultos.