Cabeludinha, guapirijuba, café-cabeludo, jabuticaba-amarela, peludinha e vassourinha-da-praia. Esses são alguns nomes populares da Myrciaria glazioviana, uma planta nativa do Brasil, encontrada em áreas da Mata Atlântica e de restinga.
O sabor do cambucá é intenso e lembra o da jabuticaba, sendo um agridoce balanceado. Guabiroba: O nome guabiroba tem origem tupi e significa 'árvore da casca amarga.
O Cambucá não apenas é saboroso, mas também oferece benefícios para a saúde devido à sua composição nutricional. A fruta é uma excelente fonte de vitamina C, que contribui para fortalecer o sistema imunológico e combater os radicais livres.
Os frutos são deliciosos para serem consumidos in-natura ou aproveitados para fazer sucos, doces, rechear bolos e sorvetes. A árvore é ornamental e ótima para arborização urbana e as flores são melíferas.
GRUMIXAMA, UMA DELICIOSA FRUTA BRASILEIRA QUE POUCOS CONHECEM E CORRE O RISCO DE ENTRAR EM EXTINÇÃO
Quais são as frutas parecidas com ameixa?
Nectarina, pêssego e ameixa são 3 frutinhas muito fáceis de serem confundidas entre si. Descubra as principais semelhanças e diferenças entre elas aqui! Frutas muito consumidas no dia a dia, a nectarina, pêssego e ameixa podem ser facilmente confundidas entre si.
Fala página de cleveland do Norte, eis aqui a diferença da siriguela para o itapereba, as frutas são idênticas, a textura é a mesma, mas o gosto é cem por cento diferente. A siriguela é docinha e o itapereba é um doce azedo, azedo, adocicado.
Características: O Araçá Amarelo é uma espécie arbórea com altura de 3-6 metros e tronco de 15-25 cm de diâmetro. As folhas são simples, coriáceas, glabras, de 5 -10 cm de comprimento por 3 – 6 cm de largura, com pecíolo de 0,4 -1,0 cm de comprimento.
Seus frutos são ricos em antioxidantes, possuindo vitaminas C e do complexo B (B1 e B2). Além de niacina e flavonóides. O aspecto físico do fruto lembra uma pequena cereja roxa. O sabor da polpa é um misto entre jabuticaba e pitanga: é viscosa e pegajosa, mas é adocicada.
O abiu (Pouteria caimito) – chamado também abiurana, abiurana-acariquara, abiorama, abio, guapeva, cabo-de-machado, caimito – é um fruto geralmente globoso, de cor amarela.
Jabuticaba. Em 2023, a fruta 100% brasileira com casca roxa e polpa branca e doce foi eleita a segunda mais saborosa do mundo, ficando atrás apenas do Mangostão, que tem origem na Ásia. E, diferente das outras cultivadas no país, cresce agarrada ao tronco da árvore.
O fruto chega a 4kg e é comprido e roliço, protegido por uma casca grossa e dura. A polpa é alaranjada, aromática e aquosa. Também chamado de melão-caboclo. Total de 10 sementes frescas e viáveis, colhidas em abril de 2024.
As espécies comestíveis de ingá produzem frutos em vagem, grandes e verdes, com sulcos no sentido comprido, que podem atingir até 1m de comprimento. A polpa é branca, levemente fibrosa e adocicada, bastante rica em sais minerais. Em geral, ela é consumida ao natural, pois não se presta a preparações culinárias.
O araçá pode ser consumido ao natural ou usado na preparação de receitas, como compotas, doces, geleias, bolos, sorvetes e sucos. Além disso, as folhas do araçá também podem ser usadas no preparo de chás para ajudar no tratamento de diarreias.
Gabiroba e araçá são frutas parecidas por fora. Muitos confundem! Porém a planta é bem diferente! As frutas por dentro são assim: o araçá se parece com goiaba e a gabiroba com jabuticaba!
O Butiá é o fruto de uma palmeira conhecida como butiazeiro, e suas variedades estão espalhadas em diferentes partes da América do Sul. No Brasil, são encontradas 20 espécies nativas, das quais dez são exclusivas do país.
Da mesma família da goiaba, a gabiroba (Campomanesia xanthocarpa), da família Myrtaceae, é o fruto da gabirobeira e é encontrada nas regiões do cerrado brasileiro. Seu nome tem origem indígena e significa “casca amarga”.
Na Amazônia, por exemplo, é chamada de taperebá. Já no Sul leva o nome de cajazeira ou cajá mirim. Se adapta bem aos climas úmido, sub-úmido e quente. A árvore, que pode alcançar até 25 metros de altura, tem um fruto de casca fina e de cor amarelo-laranja, com polpa ácida e saborosa.
A planta pode alcançar sete metros, tem tronco curto e copa em forma de guarda-chuva. As flores são brancas, agrupadas, perfumadas, com néctar que é retirado pelas abelhas para se alimentarem e produzirem mel.
A umbu-cajazeira é uma planta arbórea, pertencente à família Anacardiaceae, considerada um híbrido natural entre o umbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda) e a cajazeira (Spondias mombin L.), (GIACOMETTI, 1993) e tem origem desconhecida, apresentando características de planta xerófila encontrada em plantios desorganizados, ...