Quais são os municípios da Zona da Mata em Pernambuco?
Os municípios abrangidos pela microrregião são: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Chã Grande, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Pombos, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Vitória de ...
Zona da Mata corresponde geograficamente à faixa litorânea da região nordeste do Brasil, paralela ao Oceano Atlântico, que se estende do Rio Grande do Norte até a Bahia. Trecho da Mata Atlântica original, hoje quase extinta na região, foi solo fértil explorado de modo predatório.
Quais são as capitais estaduais localizadas na Zona da Mata?
Sua área concentra seis das nove capitais nordestinas: Natal(Rio Grande do Norte), João Pessoa(Paraíba), Recife(Pernambuco), Maceió(Alagoas), Aracaju(Sergipe) e Salvador(Bahia). É a zona mais urbanizada, industrializada e economicamente desenvolvida da Região Nordeste.
O Sertão é uma sub-região do nordeste localizado entre o Agreste e o Meio Norte. É a maior das mesorregiões do nordeste, englobando a maioria das Unidades Federativas nordestinas.
Última cidade de Pernambuco, Afrânio prepara-se para eleição acirrada. Em Afrânio (PE), Sertão do São Francisco, o jogo político para 2024 promete ser como sempre foi na cidade: bruto.
Na Zona da Mata a cana-de-açúcar é a atividade dominante desde 1530, quando foi introduzida. O clima tropical e o solo massapé propícios favoreceram a implantação da cultura. Na região destacam-se também o fumo e o cacau no sul da Bahia, cultivado com sombreamento da bananeira.
Igarassu foi fundada em 1535 por Afonso Gonçalves ordenado por Duarte Coelho, sendo a primeira vila pernambucana em que o donatário se estabeleceu. A segunda vila fundada na capitania foi Olinda em 1537. Portanto, Igarassu simboliza o marco inicial da ocupação do território pernambucano.
O Agreste é uma sub-região do Nordeste brasileiro situada entre a Zona da Mata e o Sertão, dispondo de características físicas tanto da Mata Atlântica quanto da Caatinga. O Agreste é uma faixa de transição entre a Zona da Mata e o Sertão nordestino.
A Zona da Mata compreende uma área que se estende à beira de todo o litoral do Estado, desde os limites norte, com a Paraíba, ao sul, com Alagoas. Foi a porta de entrada dos europeus em Pernambuco para a retirada de Pau-Brasil e, depois, a exploração da cana-de-açúcar sob o regime escravagista.
Garanhuns está situada no planalto da Borborema, a 842 metros acima do nível do mar. No ponto mais elevado, a altitude chega a 1.030 metros. É o principal município do Agreste Meridional, distante 230 quilômetros da capital do Estado. Essa localização privilegiada é, sem dúvida, o que lhe dá um charme todo especial.
Situa-se na porção sudeste do estado, próxima à divisa dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Segundo a divisão geográfica do IBGE vigente entre 1989 e 2017, a Zona da Mata era considerada uma mesorregião, composta pelas microrregiões de Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Ubá e Viçosa.
1. Bahia. Maior do Nordeste e 5º do Brasil, o território da Bahia mede 564.760,429 km² e é rodeado de vários Estados: Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. A capital Salvador é a quinta mais populosa do Brasil, com 2.568.928 moradores.
Zona da Mata – também conhecida como Litoral Continental, essa sub-região compreende uma faixa litorânea de até 200 quilômetros de largura que se estende do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia.
A Zona da Mata é uma mesorregião localizada na faixa litorânea da Região Nordeste do Brasil, do Rio Grande do Norte à Bahia. Essa mesorregião caracteriza-se por ter a maior densidade demográfica de todo o Nordeste, além de ser também a mais industrializada e urbanizada.
Qual é a principal atividade econômica da Zona da Mata?
Atualmente, a Zona da Mata caracteriza-se por fatores como a concentração da maior parte da atividade econômica regional (industrial, agrícola e de serviços), a localização de grandes cidades – como as capitais Aracaju, João Pessoa, Maceió, Natal, Recife e Salvador –, um elevado contingente popu- lacional e grandes ...