Uma das principais funções da ureia quando aplicada nas plantas é promover a sua revitalização. Quando o nitrogênio não é o suficiente, ele causa o amarelamento de folhas, diminui seu crescimento e afeta a sua produtividade.
Para entender melhor essa informação, basta dizer que a ureia é o fertilizante sólido com a maior quantidade de nitrogênio. Ele é responsável por manter o crescimento e o desenvolvimento saudável de raízes, caules e folhas. Quanto menos nitrogênio, menor será o vigor do que você plantar em seu solo.
A ureia é um fertilizante agrícola bastante utilizado na adubação de plantas, devido à sua eficácia na produtividade. O fertilizante sólido granulado tem a composição CO(NH2)2 e é uma fonte rica em nitrogênio, com cerca de 44% a 46% do elemento químico.
A exposição ao sol pode comprometer a ação das toxinas e diminuir o impacto sobre as pragas, dessa forma, é recomendado aplicar o inseticida no final da tarde ou durante a noite, quando a intensidade da luz solar é menor e as condições favorecem a permanência do produto na planta por mais tempo.
A acidificação do solo causada pelo sulfato de amônio, e em menor exten- são pela ureia, aumenta os teores de H+ e Al3+ que substituem o Ca2+ e o Mg2+ nos sítios de troca das argilas e da matéria orgânica, razão para a diminuição dos teores dos citados nutrientes no solo (Figuras 2A e 2B).
A MELHOR FORMA DE ADUBAR COM UREIA - SEM VOLATILIZAR
Porque a ureia queima as plantas?
Na reação no solo, quando aplicamos ureia, ocorre liberação de nitrato, dois hidrogênios e água. Porém, durante essa transformação no solo, ocorrem uma série de reações intermediárias que podem resultar em perdas de nitrogênio, principalmente na forma de amônia.
Em quantos dias a ureia faz efeito? Após sua aplicação, a ureia leva cerca de 3 dias para ser absorvida pelo solo. Só a partir daí que a planta pode receber os nutrientes, para então vermos os efeitos da ureia na planta.
Se você aplicar a ureia hoje e chover de 20 ou 30 milímetros, amanhã a perda será muito pequena. Mesmo que você use essa tecnologia, não vai fazer diferença. Mas se você aplicar hoje e levar até sete dias sem chuva, com alta temperatura, a reação de hidrólise de ureia ocorre rapidamente – explica.
A ureia deve ser enterrada com uma profundidade de pelo menos cinco centímetros no solo. Um erro muito comum é aplicá-la na superfície, o que resulta na perda da amônia por conta da reação de hidrólise que ocorre com o contato com o solo.
3ª – Nunca aplicar a uréia junto ao calcário, pois quanto maior o pH do solo maior a volatização, optar por pelo menos dois meses de diferença entre a adubação nitrogenada e a calagem.
É uma fonte eficaz de nitrogênio para promover o crescimento das culturas, tornando-se uma ferramenta valiosa para a indústria agrícola. No entanto, a ureia tem suas desvantagens. Ela pode lixiviar rapidamente do solo, além disso, não é recomendado para uso em solos ácidos, pois pode causar a queda do pH do solo.
Em comparação à ureia, o sulfato de amônio é mais caro por ponto de nitrogênio, mas o nitrogênio praticamente não volatiliza. Além disso, este fertilizante é mais fácil de armazenar e misturar do que a ureia, e contém enxofre em forma de sulfato, que é prontamente disponível para as plantas.
Quanto tempo leva para o adubo químico fazer efeito?
Depende do manejo. Numa compostagem sólida, por exemplo, leva de 45 a 90 dias para ficar pronta, em condições normais de manejo. Em uma compostagem líquida aeróbica e semiaeróbica, pode levar de 18 a 22 dias.
A situação ótima para a aplicação da ureia agrícola na lavoura ocorre antes da chuva e/ou irrigação, ou seja, em local seco e somente depois expor a ureia à umidade.
A ureia quando aplicada ao solo é hidrolisada em 2 ou 3 dias pela ação da urease, após isso, o nitrogênio ( N ) pode ser absorvido pelas plantas, lixiviado, ou rapidamente perdido para atmosfera por volatilização.
Enquanto a ureia é uma fonte de nitrogênio de liberação rápida, com altas taxas de perdas por volatilização e lixiviação, ao passo que o sulfato de amônio oferece uma liberação mais controlada, , além de fornecer enxofre, um nutriente não presente na ureia.
Em solos úmidos, ocorre maior volatilização da ureia, isso porque com a umidade no solo, há um aumento da difusão de ureia, dessa forma, acarreta maior contato com a urease no solo. Assim, a condição ideal para aplicação da ureia seria solo seco com boa previsão de chuvas nas próximas horas.
2) As doses mais adequadas de uréia situam-se entre 50 e 100 kg/ha de N por aplicação, após cada corte, no período das chuvas. 3) As perdas de N-uréia, na forma de amônia, são reduzidas quando a uréia for aplicada em solo seco, abaixo da capacidade de campo, e a seguir chover em torno de 10 mm de água.
A aplicação de ureia no pasto deve ser feita de maneira uniforme e em dias de clima ameno, preferencialmente nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, para evitar perdas por volatilização.
Para as hortas e gramados, é preciso usar por volta de uma colher de sopa por cada m², o que gera aproximadamente 15 gramas de ureia por metro quadrado. A mesma deve ser bem espalhada a fim de agir de forma uniforme no solo.
O momento de aplicar a ureia varia conforme as necessidades de cada cultura. "Cada cultivo tem um momento correto , sendo utilizado principalmente em forragens e frutíferas", diz Alex Becker.
Em caso de adubo orgânico, trate a terra de 6 em 6 meses; e se for adubo químico, o intervalo passa a ser de cerca de 3 meses. “A validade do substrato é de 2 anos.