Por que não se pode tocar no Santíssimo?
O Santíssimo Sacramento passa pelo meio do povo e as pessoas tocam no ostensório. Embora não se negue a fé destas pessoas, é preciso dizer que não é litúrgica e nem correta esta “manipulação” da hóstia consagrada pois peca contra a sacralidade e o respeito que se deve ao Santíssimo Sacramento.É pecado encostar no ostensório?
Ao contrário do que é muito comum atualmente, os fiéis NÃO devem tocar no ostensório, seja quando transportado, seja quando no altar: isto é uma forma de superstição, pois a fé em Cristo não depende de tocar, mas sim de crer Nele, Deus encarnado.Quando o padre passa com o Santíssimo pode tocar?
Não, não se pode tocar, não é para ser tocado. o ostensor.Quem pode segurar o Santíssimo?
O Ministro ordinário da exposição é o sacerdote e o diácono, somente eles podem dar a Bênção antes da reposição. Na ausência dos Ministros ordenados, podem expor e repor o Santíssimo, com cibório ou ostensório, os acólitos ou os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (cf. Idem, 91).Terço de Aparecida com Pe. Antonio Maria - 05 de março de 2025 [Mistérios Gloriosos]
Porque o Santíssimo não pode ficar sozinho?
De qualquer modo, sentindo ou não, estejamos conscientes de que Ele está realmente lá, presente na hóstia consagrada. Tenhamos no espírito que não estamos sozinhos diante do Santíssimo Sacramento: Ele está lá conosco. Não se trata aqui de uma espécie de monólogo interior, mas de uma troca.Como devo me comportar diante do Santíssimo?
A atitude corporal prevista pela Igreja diante do Santíssimo Sacramento demonstra que devemos nos ajoelhar durante a adoração, desde que possamos fazê-lo. Não fiquemos à vontade diante de Jesus como se estivéssemos diante de um amigo comum. Ele é o nosso amigo, mas é Deus!Qual a diferença entre Santíssimo e ostensório?
Pe. Marcelino falou ainda sobre a diferença entre Santíssimo e Ostensório: “Santíssimo é a espécie do pão e do vinho e Ostensório é a peça de metal onde colocamos a espécie do pão consagrado para a veneração pública dos fieis”, explicou. No momento da Adoração, a atenção deve estar toda voltada a Cristo.O que o ministro da eucaristia não pode fazer?
Nunca lavar as mãos após a comunhão. É expressamente proibida a exposição do Santíssimo Sacramento fora da Igreja. É proibido levar o Santíssimo para a casa. Que todos os Ministros participem do momento de Adoração ao Santíssimo, conforme o costume da Comunidade.Como se portar diante do Santíssimo Sacramento?
Por isso, diante do Santíssimo Sacramento é recomendada a genuflexão, movimento reservado para a presença do Santíssimo, quer exposto, quer estando no sacrário. Precisamos também respeitar a honra de Jesus que, mesmo nosso amigo, ainda é Deus, e deve ser adorado como tal.É pecado tocar no Santíssimo?
Na exposição “simples” ou “solene” do Santíssimo Sacramento, os fiéis não devem tocar o ostensório ou o cibório, como, infelizmente, se veem algumas vezes na televisão.Quem não pode receber a hóstia consagrada?
O direito canônico estabelece: “Quem vai receber a santíssima Eucaristia, abstenha-se, pelo espaço de ao menos uma hora antes da sagrada comunhão, de qualquer comida ou bebida, exceto água ou remédios”. No entanto, os idosos, os doentes e seus cuidadores estão isentos do jejum eucarístico.Quem pode manusear o ostensório?
A exposição solene (i.e., com ostensório) é feita SEMPRE por diácono ou sacerdote. Mas ele não precisa ficar todo o tempo na adoração. O diácono ou sacerdote expõe, depois pode se retirar, e volta só na hora da reposição.O que Jesus faz no Lugar Santíssimo?
Jesus entrou no Lugar Santíssimo na sua ascensão para inaugurar o santuário celestial e Seu ministério sacerdotal. Essa informação pode parecer uma novidade para algumas pessoas, no entanto, ela está presente na Bíblia (Hebreus 6:20; 9:12) e nos textos de Ellen White.Porque o ostensório tem forma de sol?
Tradição e SignificadoAssim como a hóstia é circular, o ostensório tem um suporte central com um design protegido por vidro transparente. Na borda, há ornamentações em forma de raios, evocando a imagem do sol, símbolo da luz de Cristo.