Estudos demonstraram que mascar chiclete pode melhorar sua atenção, memória e tempo de reação. A goma de mascar também pode reduzir a ansiedade, a depressão e a fadiga. Isso ocorre porque a goma de mascar aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que aumenta a entrega de oxigênio e o metabolismo da glicose.
O movimento repetitivo da mandíbula aumenta a capacidade cognitiva e a velocidade da mastigação ativando a frequência cardíaca que eleva o bombeamento do sangue. Essa função aumenta a quantidade de oxigênio e glicose em diversas áreas no cérebro, contribuindo para as atividades de aprendizado e memorização.
Estudos realizados na França mostraram que mascar chicletes na hora da prova reduz a ansiedade e estimula o cérebro , ampliando a circulação sanguínea - e, consequentemente, oxigenando os tecidos cerebrais, o que favorece a memória e o raciocínio .
A mastigação fornece entrada proprioceptiva para a mandíbula, o que é muito calmante e organizador. Algumas crianças querem mastigar para diminuir estresse e ansiedade.
Os pesquisadores descobriram que mascar chiclete aumenta a circulação e ativa certas regiões do cérebro, sendo considerado muito efetivo para reduzir o sono diurno.
Médico de 90 anos: Beba água com isso e Chega de ataques cardíacos, câncer e outras doenças
É verdade que chiclete tira a fome?
Se, durante a mastigação do chiclete, o efeito sensorial nas papilas gustativas for maior do que o estímulo de secreção do suco gástrico, pode ajudar”, explica o nutrólogo. Se acontecer o contrário, porém, pode estimular o apetite ainda mais.
Segundo os cientistas, existe uma forte evidência de que o hábito aumenta o estado de alerta, ajuda a manter a atenção e acelera a reação do corpo. O ato estimularia o nervo trigêmeo (de olhos, maxilar e mandíbula), que ativa a parte do cérebro responsável pelo estado de alerta.
A Castanha-do-Pará, as amêndoas e o amendoim são alguns dos exemplos de oleaginosas. Esse grupo de alimentos tem Vitaminas do Complexo B, Magnésio e Triptofano como alguns dos seus principais componentes. O consumo gera uma redução do estresse, evita os principais sintomas do transtorno de ansiedade e da depressão.
Você sabia que mascar chicletes na hora da prova pode te ajudar a melhorar seu desempenho? Pelo menos, é o que indicam estudos científicos e o que mostra a experiência de diversos professores.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido, constatou que ao mascar chiclete, a área responsável pela memória a longo prazo, conhecida tecnicamente como hipocampo, é ativada, o que aumenta o seu poder de concentração.
Mascar chicletes ainda pode ser interessante para pacientes com quadro de bruxismo. Por conta da condição incomum devido ao ranger dos dentes. A opção pode ser considerada como recurso fisioterapêutico, sobretudo, se houver redução do estresse e tensão local.
Mascar chiclete pode ajudar a reduzir a ansiedade?
Estudos demonstraram que mascar chiclete pode melhorar sua atenção, memória e tempo de reação. A goma de mascar também pode reduzir a ansiedade, a depressão e a fadiga. Isso ocorre porque a goma de mascar aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que aumenta a entrega de oxigênio e o metabolismo da glicose.
Quando você masca mais chiclete, você acaba engolido uma quantidade maior de ar. Em conjunto com adoçantes artificiais presentes em algumas gomas de mascar, como o sorbitol, o processo pode, sim, gerar mais gases.
Além de não ser a melhor forma e nem a mais segura para conseguir benefícios estéticos faciais, a mastigação excessiva de gomas de mascar pode causar dores na face, dor de cabeça, desgaste dos dentes a longo prazo e problemas na articulação temporomandibular.
Muitos especialistas não indicam mascar chicletes por conta da sua composição. Geralmente, os chicletes são compostos por açúcar, amido e conservantes, ingredientes que contribuem para o desenvolvimento de problemas bucais, como cárie e gengiva inflamada.
O que acontece se eu mastigar chiclete todos os dias?
Conforme sustenta Wilson Junior, “mascar chiclete diariamente e de forma exagerada” contribui para a piora dos sintomas de determinadas condições, como gastrite e refluxo, especialmente se a pessoa estiver em jejum prolongado.
No entanto, é importante notar que mastigar chiclete logo após acordar não é aconselhável, pois pode levar à produção excessiva de suco gástrico sem alimentos, o que pode desencadear problemas como gastrite e úlceras.
Porque não se pode mascar chiclete na sala de aula?
Muitas escolas não permitem o consumo de chiclete durante as aulas , porque acreditam que desvia a concentração dos alunos, dificulta a leitura e pelo receio de que os alunos dispensem a goma em lugares indevidos.
⚠️Ao contrário do que mostram os vídeos, especialistas ouvidos pelos g1 afirmam que o hábito de mascar chiclete não define significativamente a mandíbula, sendo incapaz de mudar o formato do rosto.
Mascar chiclete e comer balas acaba com o mau hálito? Mito. Os chicletes e balas até podem estimular a salivação e mascarar o mau hálito, porém não têm o poder de acabar com a halitose.
Depois de ter lido esse post, você provavelmente estará se perguntando se chicletes e balas de mascar são benéficos ou prejudiciais para os dentes. A resposta é: ambos!