Fechando a nossa lista, outro vilão capaz de erguer o martelo de Thor foi o impiedoso Magneto. No Universo Ultimate dos quadrinhos, o mutante faz uso de suas habilidades para criar um campo eletromagnético poderoso, sendo ainda mais forte que a “regra da dignidade” imposta ao Mjolnir.
Segundo a lenda, o Mjolnir só pode ser erguido por quem realmente é merecedor. Os quadrinhos da Marvel, além de trazer uma série de personagens originais, também possuem uma gama de super-heróis baseados em lendas e mitos ancestrais. Este é o caso de Thor, o deus do trovão.
O que é o paradoxo do magneto e o martelo de Thor?
Esse paradoxo é uma brincadeira com os personagens fictícios Magneto e Thor, dos quadrinhos da Marvel. O Magneto possui poderes magnéticos e consegue manipular metais, enquanto o martelo de Thor, chamado Mjolnir, só pode ser levantado por aqueles que são considerados "dignos".
No universo dos filmes, apenas seis pessoas conseguiram empunhar Mjolnir: Odin, Thor (em Thor), o Visão (em Vingadores: Era de Ultron, 2015), Hela (em Thor Ragnarok, 2017), o Capitão América (em Vingadores: Ultimato, 2019) e Jane Foster (em Thor: Amor e Trovão, 2022).
Quem consegue levantar o martelo do Thor na mitologia nórdica?
Na mitologia nórdica, os trovões seriam þórr usando seu martelo (sendo esse o motivo de ele ser chamado de deus do trovão). O mjölnir é tão pesado que só þórr, com sua força gigantesca e usando o cinto (megingjard), é capaz de empunhá-lo.
Odin é o deus mais poderoso. Ele também era muito sábio, algo que Thor simplesmente não tem porque ele é só músculos e sem cérebro. Odin pode usar isso a seu favor e manipular a luta.
É filho de Odin (o deus supremo de Asgard) e Jord (a deusa de Midgard), foi casado com Sif. Durante o Ragnarök, Thor matará e será morto por Jörmungandr.
Peter Parker, o Homem-Aranha da Terra-616, não consegue levantar o Mjolnir porque ele é considerado indigno, pois não está disposto a matar em nenhuma circunstância, mesmo que seja pelo bem maior.
Sim, ele pode, ele não apenas soldou a versão do Mjolnir do DC, mas também o Mjolnir da Marvel. Embora mais tarde na história ele não tenha conseguido, foi posteriormente revertido na saga da Thor Poderosa de Jane que o Superman é digno.
Odin é o rei de Asgard, lar dos deuses nórdicos, terceiro filho de Bor e de Bestia, uma gigante de gelo. Ao nascer, recebeu um tratamento especial de seu pai que foi o rei anterior, para que o substituisse.
Pensando em seu relacionamento com Loki, há um ponto óbvio em que Thor é frequentemente menos forte – ele é um cabeça-dura, não muito tático. Como um paladino, ele não é completamente estúpido, mas o intelecto não é uma parte tão grande de sua maneira de lidar com situações, então ele pode não usá-lo consistentemente.
Embora pareça controlar a gravidade a seu bel prazer, na verdade Magneto precisa estar com vestimentas que possuam componentes metálicos, os quais seus poderes controlam: isso lhe dá efetivamente o poder de voar.
O uso do martelo para se defender foi associado a Thor por muito tempo, mas as qualidades mágicas do objeto parecem ter deixado um pouco de lado toda essa brutalidade. O Deus do Trovão consegue utilizá-lo para conjurar relâmpagos, comandá-lo para atacar oponentes e até girá-lo para o ajudar a voar.
Porque o Capitão América não levantou o martelo do Thor?
Naquele momento, o Capitão percebeu que poderia levantar o martelo, mas por causa de seu senso de caráter e humildade, e por respeito ao ego de Thor, ele decidiu não fazê-lo.”
O martelo notoriamente só pode ser levantado por pessoas dignas, mas o motivo para tamanha seletividade vai além da magia. Um roteirista de Thor revelou como a ciência explica por que apenas Thor, entre poucas exceções, é capaz de levantar Mjölnir.
Anthony Edward Stark, mais conhecido como Tony Stark, é um personagem fictício e a verdadeira identidade do Homem de Ferro (Iron Man) — interpretado por Robert Downey Jr.
Além do Deus do Trovão, apenas o Capitão América/Steve Rogers (Chris Evans) era o único capaz de empunhar a arma no MCU — até agora. Isso porque Jane Foster também consegue utilizar o Mjolnir, transformando-se na Poderosa Thor.
O poder de Thor não vem do Mjolnir, mas o poder do Mjolnir vem de Thor. Então, basicamente, Thor decide. Durante o Endgame, ele decide inconscientemente que o Capitão é digno. E em Amor e Trovão, ele consegue compartilhar seu poder conscientemente.
O Mjolnir foi destruído e jogado ao sol, quando se uniu ao vilão Mangog; e a Deusa Tempestade, que estava aprisionada no interior do artefato, libertou-se após anos de ira.
Essa fantástica arma, quando arremessada, sempre retorna à mão do possuidor. O Martelo mágico também é capaz de criar portais entre dimensões, desferir golpes poderosos, além absorver qualquer tipo de energia e relançá-la ampliada. Thor, ao girar o martelo místico a incríveis velocidades, cria um escudo intransponível.
Magni e Modi eram filhos de Thor e Sif, embora há versões que afirmem que Magni é filho de Thor com Járnsaxa, que em algumas fontes é na verdade um outro nome para Sif.
Era o deus do trovão, da tempestade e da agricultura. Seu grande símbolo era o seu martelo Mjölnir. Durante o Ragnarök, Thor lutaria contra a serpente gigante Jörmungandr, que seria morta, mas não sem antes envenená-lo fatalmente.