O CID N39. 0 identifica Infecção do trato urinário de localização não especificada, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças. Apresento neste artigo as principais informações sobre essa enfermidade e qual a conduta médica indicada após esse diagnóstico.
O CID Z03. 9 indica que o paciente se encontra em observação em um serviço de saúde, devido à suspeita de que tenha contraído alguma condição não especificada. Este CID é uma das nove subcategorias do CID Z03 – Observação e avaliação médica por doenças e afecções suspeitas.
SIGLAS CID-10: Saibam seus significados em laudo ou atestado médico.
O que significa código CID 10 no atestado?
Como mencionamos, o CID 10 utiliza uma nomenclatura baseada em um código alfanumérico para identificar diferentes doenças ou grupos de doenças. É esse elemento que facilita seu uso no dia a dia. Naturalmente, algumas dessas condições tendem a afetar mais pessoas ou serem mais recorrentes do que outras.
CID N39: o que significa? A CID N39 – Outros transtornos do trato urinário é caracterizada pela presença de agente infeccioso na urina em volume acima de 100 mil unidades formadoras de colônias bacterianas por mililitro de urina (ufc/ml). É assim que define a Sociedade Brasileira de Nefrologia.
Verificada a CID Z76. 5 ou a CID Z. 02.7, a empresa pode optar por demitir por justa causa seu empregado, sob a fundamentação de "ato de improbidade" sendo tal entendimento já reconhecido em decisões da Justiça do Trabalho.
O CID J06.9 – Infecção aguda das vias aéreas superiores não especificada – se refere a uma condição que afeta o sistema respiratório. É subcategoria do código J06 – Infecções agudas das vias aéreas superiores de localizações múltiplas e não especificadas.
Enquanto a CID-10 a classificava como “transtorno de identidade de gênero”, a CID-11 a entende como “incongruência de gênero”. Outra mudança importante da OMS foi a inclusão de um novo capítulo dedicado à saúde sexual, que inclui a transexualidade.
Conclusão. A legislação trabalhista brasileira garante direitos importantes para os trabalhadores no que diz respeito à saúde e ao bem-estar. Doenças como fraturas, procedimentos odontológicos e exames preventivos de câncer são exemplos de situações que justificam atestados de até 3 dias, sem prejuízo ao empregado.
A amidalite pode ser causada por vírus (mais frequentes nas crianças), por bactérias (atinge mais os jovens e os adultos) ou pela associação dos dois agentes. Geralmente, é transmitida por gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou beijar.
Na maioria das vezes, o quadro infeccioso dura entre 3 e 7 dias. Inclusive, a amigdalite viral costuma ser autolimitada, ou seja, não precisa receber tratamento específico para sarar. Já a amigdalite bacteriana tende a ser mais grave e durar mais tempo, podendo até provocar casos crônicos que duram meses.
A exigência de apresentação de atestado médico com indicação da CID (Classificação Internacional de Doenças) ao empregador viola as garantias constitucionais de proteção da intimidade, vida privada, honra e imagem, sendo inválido este tipo obrigatoriedade em norma coletiva.
Diante da apresentação de atestado médico com os CID 10 Z. 76.5 e 2.02.7, a empresa poderá aplicar punições ao empregado, podendo tais punições serem da mais brandas, como a advertência, até punições mais severas, como a demissão do empregado por justa causa.
O CID Z76. 5 – Pessoa fingindo ser doente [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia. Também conhecido como CID da preguiça.
Publicada em 1992 e atualizada periodicamente, a CID 10 (classificação internacional de doenças) é um documento que lista informações de diversos problemas de saúde dos pacientes. Na décima versão (por isso, o número 10 seguido das letras), dispõe de 22 capítulos com números e letras em ordem crescente.
CID A09: o que significa? CID A09 – Diarreia e Gastroenterite de Origem Infecciosa Presumível é uma doença infecciosa gastrointestinal do grupo doenças diarreicas agudas (DDA).