Quais são 5 palavras polissêmicas?
As palavras polissêmicas são aquelas que têm mais de um significado. Por exemplo: Dama (mulher adulta) – dama (carta do baralho) – dama (jogo de tabuleiro). Banco (entidade financeira) – banco (assento para várias pessoas).Como identificar uma palavra polissêmica?
Uma palavra polissêmica nada mais é do que uma palavra que tem muitos significados. Como assim? Pense, por exemplo, na palavra “letra”. Ela pode significar “letra de música”, “grafia” ou mesmo uma “letra do alfabeto”.Qual é a polissemia da palavra "casa"?
LINGUÍSTICA existência de vários sentidos possíveis de uma palavra ou locução (por exemplo, a palavra «casa», que pode designar um edifício, um estabelecimento comercial, uma família, uma das divisões da tabuada, etc.)Porque existe a polissemia?
A polissemia acontece quando uma mesma palavra apresenta dois ou mais sentidos. Ocorre ambiguidade se o duplo sentido dificultar o entendimento do enunciado. Uma única palavra pode apresentar vários sentidos. Polissemia é como nomeamos o fenômeno linguístico em que uma mesma palavra tem dois ou mais significados.POLISSEMIA
A palavra "ponto" é um exemplo de polissemia?
A palavra "ponto", por exemplo, usada em tantas acepções diferentes (ponto de partida, ponto de vista, ponto de ônibus, ponto final, etc.) é um caso de polissemia, pois da palavra inicial latina (que indicava um furinho feito por uma agulha) o significado expandiu-se.A palavra "banco" é polissemia ou homonímia?
5.4.3 Polissemia Um outro fenômeno lingüístico que está relacionado à ambigüidade semântica é a polissemia Um exemplo clássico de polissemia é a palavra 'banco', nos seguintes contextos A diferença entre homonímia e polissemia é bastante difícil de ser explicitada.Qual é a diferença entre ambiguidade e polissemia?
Diferenças entre polissemia e ambiguidadeA polissemia refere-se a um termo que possui mais de um sentido e, por isso, depende do contexto de enunciação, pois, se estiver fora de contexto, pode provocar a ambiguidade, que consiste no duplo sentido de um enunciado.
O que é sinomia?
Sinonímia é a relação entre palavras de significado semelhante, como por exemplo entre bonito e lindo, entre alfabeto e abecedário, entre preto e negro. Estas palavras de significado semelhante chamam-se palavras sinónimas ou simplesmente sinónimos. Assim, bonito e lindo são sinónimos, porque têm o mesmo significado.Quais são 5 exemplos de palavras polissêmicas?
Exemplo de polissemia:
- Vela:
- Peça cilíndrica de substância gordurosa e combustível, com um pavio no centro, e que serve para alumiar; círio.
- Peça que produz a ignição nos motores de explosão.
- Peça de lona ou de brim que, ao receber o sopro do vento, impele embarcações; pano.
- Ato de velar.
- Manga:
O que são palavras polissêmicas?
Bom, acho que já deu para ficar claro, então, que palavras polissêmicas são palavras iguais, mas com significados diferentes, e que dependem do contexto para que a gente entenda o seu significado.Quais são 50 palavras polissêmicas?
Outras palavras polissêmicas
- Gato.
- Vela.
- Manga.
- Estrela.
- Formigueiro.
- Peça.
- Grave.
Qual é a polissemia de banco?
O Dicionário Houaiss pressupõe, portanto, que a relação entre banco-«assento» e banco-«entidade bancária» é uma questão de polissemia.Qual é a diferença entre polissemia e homonímia?
A homonímia apresenta lexema com a mesma forma, mas há uma diferença no significado. Na polissemia, há apenas um lexema para vários significados.É uma polissemia?
A polissemia consiste na pluralidade significativa de uma mesma palavra. Nesse sentido, um mesmo vocábulo pode assumir várias significações, dependendo do contexto em que está. É importante destacar que mesmo que haja uma alteração no significado, não ocorre mudança na classe gramatical.Quando acontece a polissemia?
Na polissemia uma palavra apresenta vários sentidosO significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de metáfora. Os fatores etimológicos estão relacionados à etimologia, parte da gramática responsável pelo estudo da origem e história de uma palavra.