O mesmo Triângulo da Umbanda é executado ao tocar a testa, a fronte e a nuca representando Corpo, Mente e Alma ou até mesmo para que possamos saudar nosso Orixá de cabeça, nosso Orixá equilibrador e a sua própria ancestralidade.
O número três representa o equilíbrio da dualidade dando origem a simbolizado pelo triângulo equilátero ele reflete os infinitos planos e realidades divinas como preto, caboclo e ação, movimento e expansão, o físico, mental e espiritual formando uma base sólida para múltiplas realidades.
Qual o significado do triângulo na espiritualidade?
O triângulo está presente em várias religiões e possui diversos significados. O mais popular é a santíssima trindade para os hindus, cristãos e egípicios. Também é uma alusão ao ínicio, meio e fim ou corpo, alma e espírito, o equilíbrio de três forças divinas.
Traz a energia das 7 Linhas da Umbanda, simbolizando a conexão espiritual com os sete orixás principais: Xangô, Ogum, Oxum, Obaluaê, Nanã, Oxóssi, Iemanjá e Iansã.
Qual é a tríade principal de espíritos na Umbanda?
A tríade principal de espíritos na Umbanda é chamada de Pretos-velhos, Caboclos e Crianças. Os outros são guias auxiliares comos exus, pomba-giras, malandros, marinheiros, boiadeiros, baianos, cangaceiros, orientais, ciganos, “mentores de cura” e outros que são de grande relevância para as Giras de alguns Terreiros.
A Linha Cruzada agrega, no mínimo, três linhas: o Batuque ou a Nação (dos orixás), a Umbanda (dos caboclos, pretos-velhos e crianças) e Quimbanda ou a Gira (dos exus, pombagiras, Povo Cigano e Povo do Oriente).
Os triângulos, especialmente o Delta luminoso na Maçonaria, são elementos poderosos de simbolismo e significado espiritual. Eles representam não apenas princípios geométricos e matemáticos, mas também valores éticos e espirituais profundos para aqueles que seguem tradições iniciáticas como a Maçonaria.
Para estes movimentos cristãos, a Grande Pirâmide era a "coluna de Deus" descrita no livro bíblico de Isaías 19:19-20, e as medidas de suas passagens confirmariam cronologias bíblicas.
Em edições posteriores, o Olho da Providência foi incluído como um atributo da personificação da "Divina Providência, ou seja, a benevolência de Deus. Como o nome do símbolo e seu uso inicial sugerem, ele foi inventado como um sinal da vigilância compassiva de Deus sobre a humanidade.
Nas escolas esotéricas o triângulo também é visto como a trindade divina, onde podemos compreender todas as religiões representadas nele como a harmonia, a sabedoria e a perfeição. O triângulo simboliza na religião espírita, a relação entre corpo, alma e mente, fundamental para a evolução.
Tameana, o Triângulo Sagrado, ou Salush Nahi, é uma terapia vibracional, que trabalha corpo, mente e alma, ajudando o corpo a liberar estresse e bloqueios. Tameana coloca a frequência do corpo em sintonia com o campo eletromagnético do planeta Terra.
O Altar Triângulo é um símbolo espiritual que representa a trindade divina e a ligação entre o céu e a terra. Cada lado do triângulo simboliza um aspecto do divino: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ele também representa equilíbrio, harmonia e conexão espiritual.
O triângulo foi por muito tempo um símbolo da Santíssima Trindade Cristã, do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Nos séculos anteriores à Idade Média, Deus às vezes era representado por um halo triangular.
Os Três Pontos, quando unidos, formam um triângulo equilátero, uma forma geométrica frequentemente utilizada pelos maçons. Esse triângulo é considerado um símbolo da existência da divindade, pois sua forma serve de base para todas as medidas e é a origem da trigonometria.
Esquadro e compasso associados à letra G: um famoso símbolo da maçonaria. Entre os seus símbolos, o esquadro e o compasso são um dos mais famosos. Eles remontam às técnicas utilizadas pelos pedreiros na Idade Média.
Qual é o significado de uma tatuagem de triângulo?
O triângulo é um símbolo antigo que pode ter diversos significados, como a trindade, a. dualidade, a estabilidade, a harmonia, entre outros. Já os quatro elementos da natureza "fogo, água, terra e ar" são considerados fundamentais para a existência e equilíbrio do universo.
Identificamos como símbolos não religiosos o símbolo do coração, do sol, o símbolo do bluetooth, da lâmpada e o símbolo do cadeado. Como símbolos religiosos, identificamos a cruz, a estrela de Davi, a mão de Hamsá, o yin-yang e o om.
A Umbanda não acredita em um céu ou num inferno, como nos cultos católico, judaico e muçulmano, mas sim que há regiões umbralinas, onde o espírito é recolhido para purgar os seus crimes, e uma vez arrependido dos mesmos, é então enviado a outras regiões onde possa evoluir espiritualmente.
As 7 linhas da Umbanda são 7 vibrações divinas, são 7 formas de Deus se manifestar aqui no seu exterior. Vocês sabem quais são elas? Vamos lá! Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração.