O que fazer quando a pessoa compra o carro e não paga?
Contato amigável: Entre em contato com o comprador do bem e tente chegar a um acordo amigável para o pagamento. É possível negociar um parcelamento, por exemplo, ou propor um acordo para a quitação da dívida.O que fazer quando a pessoa que bateu no meu carro não quer pagar?
Se o responsável pelo acidente se recusar a pagar pelos danos ou se não houver acordo entre as partes, você tem o direito de recorrer à justiça para garantir a reparação dos prejuízos. Se o motorista responsável pelo acidente fugir do local, você ainda tem o direito de buscar a reparação dos danos.O que acontece se alguém bater no meu carro e não pagar?
Caso o responsável se recuse a pagar pelos danos, você tem o direito de acionar a justiça. Nesse caso, a primeira medida é enviar uma notificação extrajudicial exigindo o pagamento. Se mesmo assim não houver acordo, você poderá ingressar com uma ação no Juizado Especial Cível (Pequenas Causas).O que acontece se a pessoa não pagar o financiamento do veículo?
Leilão: se o devedor não regularizar a dívida dentro do prazo, o banco poderá vender o veículo para recuperar parte do crédito concedido. Quitação ou persistência da dívida: o valor obtido com a venda do veículo é utilizado para abater o saldo devedor.Seguro de carro é BURRICE da classe média?
Como funciona a nova lei de busca e apreensão de veículo?
O novo sistema permite que instituições financeiras recuperem veículos financiados diretamente com o apoio dos Detrans, sem a necessidade de recorrer exclusivamente ao Judiciário. Antes, esse processo dependia de ações judiciais, o que o tornava mais demorado e caro.Quantas parcelas em atraso perde o carro?
Saiba mais aqui. Existe o mito de que a busca e apreensão ocorre quando 3 ou mais parcelas estiverem em atraso. Isso não é verdade. Legalmente, basta que apenas uma única parcela esteja em atraso para que o banco ou a financeira possam entrar com uma ação de busca e apreensão.Precisa fazer BO quando bate o carro?
É necessário apresentar Boletim de Ocorrência em todos os sinistros ocorridos com meu veículo? Não. O Boletim de Ocorrência é obrigatório apenas em casos de roubo ou furto ou quando houver acidente com vítimas ou envolvendo terceiros.Como processar a pessoa que bateu no meu carro?
Para iniciar uma ação judicial por batida de carro, é necessário apresentar uma demanda na Justiça, indicando todas as informações relevantes sobre o acidente, como data, local, descrição dos fatos e detalhes dos danos sofridos.Pode fazer BO com IPVA atrasado?
Desde 2021, a Lei nº 14.229/2021, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), proíbe a apreensão de veículos por falta de pagamento do IPVA.Sou obrigado a pagar o carro que eu bati?
Na dúvida, basta lembrar da premissa deste conteúdo: quem deu causa ao acidente é o responsável por pagar os prejuízos. Se outra pessoa os pagou, tem direito a cobrar do causador.Como provar que alguém bateu no meu carro?
Documente a cena: tire fotos do dano e da cena do acidente, se possível. Isso pode ser útil como prova. Procure testemunhas: se houver pessoas por perto que tenham visto o acidente, peça seus contatos. Eles podem ser úteis como testemunhas.Bater no carro e fugir é crime?
Quando alguém bate no carro de outra pessoa e foge, ela pode até não saber, mas está cometendo um crime no trânsito. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) deixa bem claro quais são as punições possíveis para essa atitude, independentemente do dano ou prejuízo.Como processar uma pessoa que comprou e não pagou?
Nesses casos, basta o comerciante entrar com uma ação para advertir ao devedor do débito pendente. Chamada de "ação monitória", deve ser formalizada no Juizado Especial Cível (JEC) mais próximo. Feito isso, o juiz responsável expedirá um mandato de pagamento e o devedor terá 15 dias para executá-lo.Quando a pessoa não paga o carro?
O Processo de Busca e Apreensão do VeículoNotificação extrajudicial: O credor envia uma notificação formal informando sobre a inadimplência e a possibilidade de busca e apreensão. Ação judicial: Se o pagamento não for regularizado, o credor pode entrar com uma ação de busca e apreensão na justiça.