É o caso do tecido modal, que é produzido a partir de matérias-primas sustentáveis. Esse material retém a transpiração em dias mais quentes e, ainda, proporciona a sensação de frescor e aconchego.
Com isso, aumenta a procura por roupas leves e que proporcionam mais conforto para o dia a dia. E para enfrentar as altas temperaturas, os tecidos naturais, como linho, seda e algodão, estão entre os mais recomendados.
A malha fria, também conhecida como malha PV (poliviscose), recebe esse nome por ser mais confortável e fria, mesmo em dias e ambientes mais gelados. Trata-se de um tipo de malha obtida por meio da mistura de dois tecidos: 67% de poliéster e 33% de viscose, aproximadamente.
Fibras naturais, como algodão, linho e seda, evitam a sensação de abafamento e o acúmulo de suor. Isso porque são leves e permitem que o fluxo de ar seque a umidade do corpo. Já peças sintéticas, como poliéster, acrílico e nylon, retêm a transpiração e podem deixar a roupa molhada.
Viscose: diferentemente do algodão, a viscose é uma fibra artificial, mas, mesmo assim, tem como base a celulose. Os tecidos que têm viscose na sua composição, costumam ser mais leves e frescos, ajudando a absorver o suor dos dias quentes de verão.
Do linho à seda, todos irão proporcionar respirabilidade e, claro, também renderão visuais que variam do elegante ao casual. Gostou da ideia? Então continue lendo o post para descobrir um pouco mais sobre esses materiais.
Confeccionado a partir do algodão, o percal possui uma trama fechada por fios bem entrelaçados. Muito utilizado na produção de lençóis e fronhas, tem um toque agradável e desperta a sensação de frescor. Por isso, é ideal para quem sente calor durante a noite.
A malha fria, também conhecida como Malha PV (viscose e poliéster), é um tecido que se destaca por aproveitar as melhores características resultantes da mistura desses dois materiais.
A escolha dos melhores materiais para isolamento térmico
Entre os principais isolantes térmicos utilizados atualmente estão a cerâmica, a lã de vidro e o poliestireno expandido (EPS Isopor®), sendo o terceiro o mais recomendado em todos os tipos de construção, tanto no Brasil como no mundo todo.
Linho: Entre as roupas de verão, o linho é um tecido popular confeccionado em fibras naturais, é perfeito para os dias quentes e fica ótimo para curtir os dias de um fim de semana. ...
Os lençóis de microfibra são feitos de fibras sintéticas de poliéster, acrílico ou nylon. Propiciam bom isolamento térmico e secam com facilidade. Possuem durabilidade moderada.
Os de viscose e algodão são mais frescos e poliéster e acrílico mais quentes. Então resumindo: quando o tecido for de fibras naturais como algodão, ou artificiais, como a viscose, será mais fresco, e permite a respirabilidade da pele.
Trata-se de uma fibra de origem vegetal, um derivado da celulose, proveniente maioritariamente de árvores de eucalipto, mas que também é processada com substâncias sintéticas avançadas.
A malha é um tecido super leve e macio. Ela é feita com tecidos 100% sintéticos, mas mesmo assim consegue permitir uma boa transpiração através do tecido. Ela é um tecido ideal para fazer roupas que serão usadas em movimento!
A roupa de cama de percal pode ser pura, 100% algodão, ou mista, composta por 50% poliéster e 50% algodão. O percal puro tem a vantagem de ser mais macio e durável, além de ser mais fresco para os dias quentes. Já a opção mista é mais em conta e fácil de passar, mas é mais quente do que a de algodão puro.
Qual tecido de lençol amassa menos? Ainda pensando na questão da praticidade e na agilidade, que são importantes para o bom andamento do hotel, o lençol de percal – feito a partir de 180 fios e que pode ser 100% algodão (puro) ou 50% algodão e 50% poliéster (misto) – é mais fácil de passar, visto que não amassa muito.
O que é percal? O percal é um tecido de algodão feito com tramas entrelaçadas. Para ser considerado realmente um percal, é necessário que o tecido tenha no mínimo 180 fios por polegada quadrada. Ele tem um aspecto fosco e bem macio ao toque.
O tencel é um tecido leve perfeito para fazer roupas soltinhas e frescas. Ele é bastante macio e confortável, usado na confecção de vestidos, blusas, saias e shorts que se preocupa com o meio ambiente, pois vem de fibra natural e requer uma quantidade menor de água na sua fabricação.
Os tecidos planos, que são aqueles que não esticam, não deformam quando a gente puxa, normalmente comunicam mais sofisticação no seu look, pois não marcam o corpo e têm de estar no tamanho correto para servir na gente. Não dá pra se espremer dentro de uma camiseta feita em tecido plano, ela simplesmente não entra.
O linho é considerado um tecido nobre, tem alta qualidade e excelente durabilidade. Outro fator que faz com que seja mais caro do que outros tecidos é que ele é 100% natural e, por isso, o seu processo de fabricação exige mais cuidados e leva mais tempo do que o de outros tecidos, como é o caso do algodão, por exemplo.
Poliéster. O poliéster é uma das fibras mais comuns e está presente em várias peças. Quando o assunto é a facilidade para secar e não amassar, as roupas 100% poliéster são incríveis. Além disso, é um material super-resistente e ótimo para roupas de frio, já que não permite a saída do calor do corpo.
E roupas sintéticas criam o ambiente perfeito para as bactérias fedorentas do suor. Se você faz exercício físico, suas roupas vão ficar suadas e fedidas.
As malhas naturais ou mistas, como o algodão, são perfeitas para os dias mais quentes do verão. Outra sugestão é procurar materiais mais soltos e fluidos, que acabam ficando mais larguinho no corpo. Isso ajuda muito. Por ser uma fibra natural, o algodão permite que a pele respire, evitando que o suor fique no corpo.