O advérbio “debaixo” é sinônimo de “embaixo”. Já a expressão “de baixo” é formada por preposição mais adjetivo ou advérbio. “Debaixo” tem o mesmo sentido de “embaixo”.
Debaixo é um advérbio que significa «em posição ou lugar inferior» e é equivalente a sob: – A bola está debaixo/ sob a mesa. De baixo é uma locução adverbial equivalente a «de um nível inferior»: – Pintei a parede de baixo para cima.
O termo "abaixo', faz referência a algo que esteja numa posição inferior. Portanto, é sinônimo de "embaixo", "debaixo", "sob", "por baixo", etc. Exemplos: Seguem abaixo os dados necessários para inscrição no curso. Na lista de convocados, seu nome está abaixo do meu.
Este é um advérbio de lugar, usado para localizar algo espacialmente. É sinônimo de “debaixo” e antônimo (contrário) de “em cima”. Portanto o macete é simples: quer dizer que algo está “debaixo” de outra coisa, use “embaixo” junto! O chinelo estava embaixo da mesa o tempo todo.
Conforme exposto em Almeida (2013), “embaixo” é um advérbio de lugar, que possui apenas essa maneira de grafia correta. Só para exemplificar, vejamos a aplicação dessa palavra em uma frase: No entanto, o menino revelou a sujeira embaixo do tapete. Assim sendo, a forma “em baixo” não deve ser empregada em suas redações.
Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
A palavra “embaixo” pertence à classe gramatical dos advérbios de lugar e exprime a ideia de uma coisa que está em posição inferior a outra. Quando ela vem seguida de uma preposição, forma-se uma locução adverbial, como no exemplo: embaixo da cama.
Quando alguém quer pedir para assinar algum documento, por exemplo, ou fazer uso da expressão em alguma situação, é escrita a frase “assino embaixo”, junta, porque nesse sentido a palavra é um advérbio, no qual indica o local onde será feita a assinatura. Gostou?
Qual a diferença entre debaixo junto e de baixo separado?
Assim, “debaixo” é um advérbio e significa o mesmo que “embaixo”. Já “de baixo” pode ser uma locução adjetiva, quando qualifica um substantivo; ainda, o termo “baixo”, contido nessa expressão, também pode funcionar como advérbio. Leia também: Sob ou sobre?
Quando o sujeito estiver no singular, também utilizaremos o verbo no singular. Confira os exemplos abaixo: “Segue abaixo a foto solicitada.” “Segue abaixo a lista de convidados.”
Assim, o advérbio “abaixo” significa “em direção ao lugar mais baixo de”, “em direção ao solo” e “em lugar mais baixo”. Como interjeição, a palavra “abaixo” é usada em sinal de protesto. Já “a baixo” é uma expressão formada pela preposição “a” mais o adjetivo “baixo”, e também pode ser utilizada como locução adverbial.
Ouça o texto abaixo! O uso mais comum que se faz de “embaixo” é como advérbio de lugar. Nesse caso, a grafia correta é embaixo, ou seja, junto. Há algumas situações em que a palavra “baixo” é usada como adjetivo e poderá ser precedida da preposição “em”, dando origem a em baixo com grafia separada.
Quando a expressão debaixo é escrita junto, trata-se de uma composição por justaposição, fruto de duas palavras (de + baixo). Grafada dessa maneira, assume a posição de advérbio de lugar.
"Embaixo" é uma palavra única que indica posição inferior ou abaixo de algo. Use "embaixo" quando quiser indicar que algo está localizado abaixo de outro objeto ou em posição inferior. Exemplo: O gato estava embaixo da árvore.
Em cima é uma locução adverbial de posição com significado de: no topo, no alto ou no cume — oposto de embaixo. Exemplo: “o livro está em cima da mesa”. Enquanto encima é uma conjugação do verbo encimar, com significado de colocar em cima ou elevar. Como: “a funcionária foi encimada gerente do restaurante”.
“De repente” é a forma correta de escrever, não “derrepente”. O termo “derrepente” não existe na língua portuguesa. O certo é “de repente” porque a locução adverbial é composta pela preposição “de” e o substantivo masculino “repente”, garantindo características ao verbo que acompanha.
Então anote a dica. Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.
“Por que” deve ser usado em perguntas e sempre que for possível inserir a palavra “razão” ou “motivo” na frase. “Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas.
O termo vem (sem acento) concorda com a terceira pessoa do singular, ou seja, é usado quando o sujeito da frase é “ele” ou “ela”. Já o termo vêm (com acento) é a conjugação da terceira pessoa do plural, concordando com os sujeitos “eles” e “elas”.
Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"