A palavra grega que é traduzida como “igreja” na Bíblia é ekklesia. Essa palavra é formada por um prefixo e uma raiz. O prefixo é ek ou ex, que significa “fora de” ou “a partir de”. A raiz da palavra é uma forma do verbo kaleo, que significa “chamar”.
Nos Evangelhos, o termo “Ekklesia” só aparece em Mateus, o mais “Hebraico”, por assim dizer, pois foi escrito para uma comunidade judeu-cristã (cf. Mt 16,18). Sua finalidade era nomear a nova comunidade como entidade independente, e onde a Igreja aparece como criação escatológica de Cristo.
O Novo Testamento faz uso da palavra ekklesia. Os escritores cristãos empregam o termo para descrever as reuniões de comunhão que vieram a existir após a morte e ressurreição de Jesus. Em geral, a palavra é traduzida por Igreja, no sentido universal, de igrejas domésticas e de reunião religiosa.
Antônio Houaiss, no seu dicionário, diz da palavra "Igreja", no sentido mais espiritual que material: gr. ekklésía,as "assembleia por convocação, assembleia do povo ou dos guerreiros, assembleia dos anfictiões, assembleia de fiéis, lugar de reunião ou de uma assembleia, igreja", pelo lat.
Foi criada por Sólon em 594 a.C. A Eclésia abria suas portas para todos os cidadãos para que se nomeassem e votassem magistrados (indiretamente votando para o Areópago) e estrategos, para que se tivesse a decisão final acerca de legislação, guerra e paz; e para que os magistrados respondessem por seus anos no cargo.
Qual é o significado do nome igreja em sua origem no termo grego ekklesia?
Etimologia. A palavra portuguesa "igreja" provém do substantivo composta grega ἐκκλησία [Ekklesía] que por sua vez é a combinação da preposição ἐκ [ek] ou εξ [ex] com o verbo καλέω [kaléo], sendo que ek ou ex tem o sentido de "para fora" e kaléo o sentido de "eu chamo" ou "eu convoco".
O termo Igreja Primitiva é utilizado para se referir a um período histórico do cristianismo e da Igreja entre 33 - 325. O termo Igreja Primitiva refere-se a instituição e cristianismo primitivo às suas doutrinas.
Qual o significado da palavra Eclésia no hebraico?
Neste contexto, a palavra ekklēsia está sendo usada com a consciência do seu conteúdo semântico no Antigo Testamento. Neste sentido, a igreja do Novo Testamento é uma assembleia do povo de Deus que simplesmente dá prosseguimento ao modelo das assembleias do povo de Deus encontrado em todo o Antigo Testamento.
Jesus estabeleceu Sua Igreja quando esteve na Terra. Ela foi chamada de Igreja de Jesus Cristo (ver 3 Néfi 27:8), e os membros foram chamados de santos (ver Efésios 2:19–20).
Essa palavra “ENVIE” no original do grego é “EKBALLO” que significa enviar/expulsar com violência sem direito de retorno, Jesus usava essa mesma palavra pra expulsar demônios, e é assim que ele envia os trabalhadores, ele dá uma ordem de envio sem direito de retorno.”
Eclesiologia (do grego ekklesia e logos) é o ramo da teologia cristã que trata da doutrina da Igreja: origem, características, marcas, função, organização, forma de governo, disciplina, confessionalidade, ecumenismo com outras igrejas, mudanças temporais, relacionamento com o mundo, papel social etc.
A palavra grega ekklesia, que é geralmente traduzida por “igreja”, é uma combinação das palavras chamar e fora. Contudo, os dicionários gregos acadêmicos não dão a definição de “os chamados para fora” para a palavra ekklesia, porque ela não está sendo usada dessa maneira no Novo Testamento.
O nome Eclesiastes é uma tradução da palavra hebraica koheleth, que significa “aquele que convoca uma assembleia” ou simplesmente um pregador (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Ecclesiastes”). Ao longo desse livro, o autor apresenta uma série de perguntas em busca do propósito da vida.
A Assembleia tribal ou Assembleia do povo (em latim: comitia populi tributa) da República Romana era uma assembleia democrática composta por todos os cidadãos romanos.
Onde diz na Bíblia que Jesus fundou a Igreja Católica?
Há porém um texto capital em toda a eclesiologia, que afirma taxativamente esta vontade de Cristo: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16, 18). a) A Igreja, o povo de Deus no Novo Testamento.
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, a eclesiologia católica professa que a Igreja Católica é a "única Igreja de Cristo" - isto é, a única igreja verdadeira definida como "una, santa, católica e apostólica" nas Quatro marcas da Igreja no Credo Niceno.
A Igreja Católica Apostólica Romana possui a verdade, e a verdade precisa ser dita, ser conhecida por todos. Portanto, este trabalho, embora modesto, propõe demonstrar que a Igreja Católica é a depositária da verdade deixada por Jesus Cristo.
EKKLESIA = "ASSEMBLEIA [REUNIDA] DE CIDADÃOS [DE UMA CIDADE] CHAMADOS PARA FORA DE SUAS CASAS E REUNIDOS NO MESMO LOCAL, com um propósito definido." At 7:38; 19:32,39,41; He 2:12.
A palavra Ekklesia vem do grego e significa “assembleia” ou “chamados para fora”. Na Bíblia, ela se refere à comunidade dos que foram separados para viverem os propósitos de Deus, a igreja de Cristo.
E bem sabiam que nesta palavra Ecclesia, há outra palavra grega que é mistér notar: “clesis”, que quer dizer “convocação”. A Ecclesia, é a assembléia, o agrupamento dos convocados.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma instituição religiosa mundial organizada oficialmente em 1863 e que hoje conta com mais de 22 milhões de membros, distribuídos oficialmente em 212 países.
Nome grego dado à instituição democrática da Assembleia do povo, que atuava no âmbito da política externa e detinha poderes de governação relativos à legislação, judiciais e executivos, decidindo, por exemplo, a destituição de magistrados.