A ação da saliva nos lábios “A saliva é muito ácida e acaba irritando a pele que fica ao redor dos lábios, causando manchas escuras nesta região”, afirma a dermatologista Gabriella Albuquerque.
Manchas escuras: manchas escuras nos lábios podem significar mancha melânica ou nevos melanocíticos( pintas escuras- nome popular), em alguns casos podem indicar a Síndrome de Peutz-Jeghers, que está associada a tumores internos principalmente do trato gastrointestinal.
Certas doenças da pele, como a acne, são fontes de hiperpigmentação pós-inflamatória e podem causar manchas castanhas nos lábios. Finalmente, existem as manchas de pigmentação de origem genética, por exemplo na pele negra ou mista.
Quando um paciente é acometido pela cianose, suas unhas, lábios e mucosas ganham uma coloração azulada. É normalmente alguns dos sintomas da doença, que podem interferir na oxigenação e na circulação do sangue, como a insuficiência cardíaca congestiva (ICC) ou a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Manchas pretas na boca podem ter várias causas, como bolhas ou hiperpigmentação. Em casos raros, elas podem indicar algo mais sério, como câncer de boca. Muitas condições inofensivas podem causar o desenvolvimento de uma ou mais manchas pretas na boca.
O que seus LÁBIOS REVELAM sobre sua SAÚDE? Repare nestes SINAIS!
É normal os lábios escurecer?
“A saliva é muito ácida e acaba irritando a pele que fica ao redor dos lábios, causando manchas escuras nesta região”, afirma a dermatologista Gabriella Albuquerque.
Exposição ao sol: pode ser uma das causas mais comuns para lábios escuros, já que o escurecimento da pele é um de seus mecanismos de defesa contra a radiação solar. Isto é, quando os lábios são expostos ao sol, a melanina oxida, levando ao escurecimento.
“A hiperpigmentação nos lábios tem aparência de sardas ou manchas mais escuras. O tabagismo, a exposição solar prolongada e o contato com substâncias específicas, presente em alguns medicamentos, favorecem o surgimento dessas marcas”, conta a especialista.
Hidratação. A boa e velha hidratação é uma das vias de corrigir o problema, conforme explica a dermatologista Clarissa Borges. “Lábios mais hidratados são mais resistentes a fatores ambientais que podem resultar no escurecimento. Por isso, a hidratação labial não deve ser negligenciada”, afirma.
Laser: Os procedimentos a laser envolvem a emissão de luz ou calor na área afetada, capaz de promover o clareamento e ainda estimulam a hidratação da boca. Desse modo, Os mais indicados para clarear os lábios escurecidos são os lasers de túlio e o Q-switched.
A boca pode apresentar zonas azuis escuras ou pretas devido à massa de uma obturação, ou a grafite, como consequência de uma queda com um lápis na boca, ou devido a uma verruga.
A neutralização labial é uma técnica de micropigmentação que é usada para corrigir cores indesejadas nos lábios, como pigmentos acinzentados, azulados ou arroxeados. Essa técnica é usada principalmente em pessoas que têm lábios escuros ou com manchas.
A dentista e mestre em endodontia Carolina Figueiredo, que atende em Brasília, diz que uma boca saudável apresenta uma tonalidade rosa, nem muito intensa e nem pálida, e que alterações na coloração habitual dos lábios podem indicar doenças. “Lábios muito pálidos podem ser sinal de anemia ou de deficiência de ferro.
A mucosa oral tende a ser mais escura em indivíduos de pele escura, porque seus melanócitos (células que produzem a melanina, o pigmento que dá cor ao cabelo, à pele e aos olhos) são mais ativos.
Algumas doenças infecciosas, neoplásicas ou outras podem causar úlceras labiais, tumores e outras alterações: Herpes labial (infecção recorrente pelo vírus herpes simples): pequeno aglomerado de vesículas que se rompem formando úlceras na borda do lábio (herpes labial) ou na mucosa do palato duro (herpes oral).
Se você está com lábios ressecados e ardendo, pode ser por conta de queimadura solar, irritações causadas por produtos e reações alérgicas, infecções, deficiências nutricionais, doenças de pele e autoimunes, entre outras causas.
Essa tonalidade mais escura pode ser infl uenciada por fatores como genética, alterações hormonais, atrito constante (causado por roupas apertadas ou atividades físicas), e até mesmo o processo natural de envelhecimento. É importante lembrar que essas mudanças não indicam que algo está errado com o corpo.
Quais são as causas de manchas escuras nos lábios da boca?
Podem ocorrer manchas nos lábios. Várias manchas pequenas espalhadas, de coloração negro-acastanhada, podem ser um sinal de uma doença hereditária chamada síndrome de Peutz-Jeghers, na qual pólipos se formam no estômago e intestino.
Cianose é uma coloração azulada na pele, nos lábios e no leito ungueal (unhas) causada por uma escassez de oxigênio no sangue. Alguns dos defeitos ou doenças que podem ser a causa de uma criança ter cianose são: Asma. Pneumonia.
Ilumina os lábios: o protetor labial hidratante esfolia e ilumina efetivamente os lábios escuros, clareia manchas escuras e deixa os lábios macios e brilhantes. 3. Hidratante: aplique o protetor labial nutritivo à noite para acordar com lábios hidratados e lábios rejuvenescidos.
A dermatite labial é uma doença de pele que inflama principalmente a região ao redor da boca. Ela também pode se espalhar ao redor do nariz, causando irritação, aparição de lesões avermelhadas e ressecamento, podendo até mesmo evoluir para a região dos olhos.
Comer frutas, verduras, alimentos ricos em nutrientes e ingerir uma boa quantidade de água diariamente, contribuem para a melhora da circulação sanguínea, fazendo com os seus lábios possam ficar avermelhados de maneira mais natural, por conta disso.
1°beba de 3-4L ÁGUA por dia, hidrata a pele e desentoxica o corpo! 2°protetor labial, invista em um que tenha fator de proteção solar (manteiga de cacau não vale) assim você para de lamber o lábio!
Neutralização labial serve para melhorar a cor indesejadas dos lábios que são mais escurecidos em tons de marrons ou arroxeados, é feito uma micropigmentação com um tom mais alaranjado onde esse tom neutraliza a cor dos lábios deixando com aparência mais rosada e sensação de mais claro.
Dá para tratar a mancha no buço com uma rotina de skincare cuidadosa e com os produtos certos. O ácido glicólico é um bom tratamento para as manchas, já que possui propriedades despigmentantes, e pode ser encontrado na composição de sabonetes e loções de limpeza facial e hidratantes.