O que é DRE e como fazer?
O DRE é uma ferramenta que permite calcular o desempenho financeiro da empresa em um determinado período, seja mensal ou anual, para determinar se houve lucro ou prejuízo. Para fins de divulgação legal, ele engloba o período correspondente ao ano fiscal, geralmente de janeiro a dezembro (12 meses).Como fazer um DRE simples?
Como fazer uma DRE simples?
- Escolha o período que você quer analisar. ...
- Liste todas as suas receitas no período. ...
- Subtraia da receita bruta as deduções, como impostos, devoluções e abatimentos. ...
- Liste todos os seus custos fixos e variáveis no período. ...
- Subtraia da receita líquida o CPV ou CPS.
O que significa o DRE?
A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é um relatório contábil que reúne os principais indicadores financeiros de uma empresa em um determinado período de tempo e mostra se as suas operações estão tendo lucro ou prejuízo.Quais contas vão no DRE?
A DRE é um documento que mostra as receitas e despesas da sua empresa em um determinado período, geralmente um ano. Ela é composta por várias linhas que indicam os valores de vendas, custos, impostos, lucro bruto, lucro operacional e lucro líquido.APRENDA A DRE, DE FORMA CLARA E RÁPIDA!
O que não entra na DRE?
O que não entra na DRE Contábil? Transações de capital, como emissão de ações e compra de ativos fixos, não entram na DRE Contábil. Essas transações aparecem no Balanço Patrimonial.Como se calcula o DRE?
Para calcular se a empresa está lucrativa ou não, a DRE é composta por três seções principais: 1) Receitas (o quanto a empresa ganhou), 2) Deduções das Receitas (o quanto a empresa gastou) e 3) Lucro ou Prejuízo (o quanto de dinheiro sobrou).Quais impostos entram no DRE?
Aqui entram, por exemplo, o pagamento do Simples Nacional, ICMS, PIS/COFINS e ISS. Qualquer imposto gerado por conta da venda, como o Simples Nacional, entra aqui. Esses dados estão separados na DRE com objetivo de não mascarar os números de faturamento. Assim você pode saber precisamente a sua performance.Qual a diferença entre DRE e balanço patrimonial?
- Balanço Patrimonial: serve para avaliar a capacidade da empresa cumprir obrigações de curto e longo prazo. Informa sobre a estrutura de capital da empresa e ajuda na tomada de decisões sobre financiamentos e investimentos. - DRE: fornece insights sobre a geração de lucros e ajuda na otimização das operações.Como saber se a DRE de lucro ou prejuízo?
A única forma de você saber o resultado da sua empresa, conhecer seu lucro ou saber se está tendo prejuízo, é elaborando uma DRE. Esse relatório pode ser determinante para a sobrevivência da sua empresa.Quem faz o DRE de uma empresa?
Elaborada geralmente por uma pessoa contadora habilitada pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade), a DRE deve ser produzida ao menos anualmente, conforme exigido por lei.Como montar seu DRE?
Quais são os passos para elaborar uma DRE?
- Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
- Calcular a Receita Líquida. ...
- Descobrir o Resultado Bruto. ...
- Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
- Conhecer o Lucro Líquido. ...
- Conseguir o Resultado do Exercício.
Quais são os 3 principais grupos de contas do Balanço Patrimonial?
O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).Como gerar o DRE?
Como gerar a Demonstração de Resultado (DRE)
- Acesse Livros e relatórios / Demonstrações Contábeis.
- Na primeira tela o sistema demonstrará os artigos disponíveis relacionados as Demonstrações Contábeis, clique em Avançar.
- Selecione a empresa, e em seguida informe o número do livro e da página de geração do demonstrativo.
O que seria o ativo circulante?
É possível dizer que os ativos circulantes são todos aqueles bens que o gestor de uma companhia consegue converter em dinheiro em um curto prazo de tempo, geralmente em um ano fiscal da empresa.O que é um ponto de equilíbrio?
O ponto de equilíbrio é um indicador de segurança do negócio, pois mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos. Ele também indica em que momento, a partir das projeções de vendas do empreendedor, a empresa estará igualando suas receitas e seus custos.Quem vem primeiro, DRE ou balanço patrimonial?
Na realidade, a ordem importa menos do que a maneira como eles se interligam. Isso porque o DRE, que relata o desempenho financeiro em um determinado período, influencia diretamente os resultados apresentados no Balanço Patrimonial, uma vez que o lucro líquido obtido no DRE afeta o Patrimônio Líquido no Balanço.Onde entra estoque no DRE?
Na DRE os valores de Estoque não aparecem. É um demonstrativo gerado com base nas contas de resultado e não contas do ATIVO/PASSIVO.O que é DFC na contabilidade?
O Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) é o relatório contábil responsável por evidenciar as movimentações ocorridas no caixa, ou equivalentes de caixa da empresa. Essas movimentações podem ser decorrentes de atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento.Quais contas não entram na DRE?
Os lançamentos contábeis de encerramento de contas não são diretamente considerados na DRE. Esses lançamentos são ajustes contábeis feitos no final do período contábil para fechar as contas temporárias e preparar os livros contábeis para o período seguinte.O INSS entra na DRE?
O desconto de INSS (Passivo) não sai na DRE porque não é uma conta de resultado.Qual é a fórmula do DRE?
Ele pode ser calculado pela seguinte fórmula: Ponto de equilíbrio = despesas e custos fixos – margem de contribuição/despesas não desembolsáveis.Como montar uma DRE simples?
Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:
- Receita Bruta.
- (-) Deduções e abatimentos.
- (=) Receita Líquida.
- (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
- (=) Lucro Bruto.
- (-) Despesas com Vendas.
- (-) Despesas Administrativas.
- (-) Despesas Financeiras.