O própolis possui ação antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante, além de ser capaz de modelar as atividades enzimáticas, e, por isso, tem sido considerado como uma alternativa para o tratamento da infecção por Helicobacter pylori (H. pylori), ajudando a aliviar os sintomas de gastrite, úlcera péptica e alguns ...
O própolis contribui com o processo de cicatrização e recuperação dos tecidos lesionados, já que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. O composto contém propriedades anti-inflamatórias e pode ser benéfico para diminuir inflamações. Por isso, é bastante usado em casos de dor de garganta.
Para adultos é recomendável ingerir de 10 a 20 gotas, diluídas em meio copo de água, suco, chá ou café. Para as crianças de 1 a 12 anos, recomenda-se ingerir de 5 à 10 gotas diluídas em meio copo de água, suco, chá ou café.
Os extratos etanólico e concentrando da própolis verde apresentaram elevado potencial para inibir o desenvolvimento de bactérias Gram-positivas, responsáveis por doenças como gastroenterite, listeriose, meningite, infecções hospitalares e mastite bovina.
Nas primeiras 48 horas de contato, o extrato evitou a proliferação e também aumentou a taxa de apoptose das unidades doentes. Yahima, porém, é cautelosa quanto às conclusões. “A própolis tem potencial para melhorar a qualidade de vida de pessoas com câncer.
Quantas gotas de própolis por dia para aumentar a imunidade?
De modo geral, para adultos, recomendamos 30 gotas, uma vez ao dia, para imunidade, que podem ser dissolvidas em água, suco, mel ou outra bebida. Na pandemia, recomendamos duas vezes ao dia, de manhã e à noite, por conta do cenário mundial que vivemos", afirma.
9 – Para dor de garganta: adicione 4 gotas de extrato de própolis em 1 xícara de água e faça gargarejo com a solução. Pode ser utilizada mais de uma vez por dia, se necessário.
Resultados idênticos foram obtidos quando própolis foi incorporado ao meio antes ou após a autoclavagem, demonstrando que a substância ativa presente no extrato não é termosensível. Foi demonstrado, portanto, o uso potencial do própolis como antibiótico para o controle de bactérias fitopatogênicas.
Ajudar no tratamento e prevenção de aftas e gengivites; Pode auxiliar no tratamento contra a bactéria causadora de inflamação e problemas estomacais; Possui ação anti-inflamatória.
A própolis vermelha brasileira apresenta grande teor de compostos fenólicos em sua constituição química, dentre os quais destacam-se as isoflavonas, metabólitos com efeitos benéficos para doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão.
Mas o uso da própolis também pode trazer efeitos indesejados, como o escurecimento dos dentes. De acordo com o professor Vagner Santos, a resina tende a aderir à superfície dura do dente. Uma boa escovação, porém, atenua o inconveniente.
Algumas pessoas têm alergia ao própolis e, por isso, acabam sofrendo efeitos colaterais indesejados após consumir o ingrediente. As reações mais comuns são inchaço nos olhos, vermelhidão, coceira e urticária na pele. Portanto, se você tiver algum desses sintomas após ingerir própolis, procure um médico imediatamente.
Extrato de Própolis Apis Flora ajuda na prevenção e no tratamento da pneumonia crônica e bronquite infantil. Ajuda também no tratamento de colite aguda e crônica. Contém ação antiinflamatória e aumento da quantidade de leucócitos e plaquetas.
Própolis traz benefícios para tratamento de doença renal crônica. O extrato de própolis, substância extraída da resina da abelha, possui propriedades anti-inflamatória, imunomoduladora, anticâncer e antioxidante, bem como demonstrou ter efeito antiproteinúrico em modelo experimental de doença renal crônica.
Um dos principais benefícios do própolis e outros alimentos imunomoduladores (cúrcuma e glutamina, por exemplo) é atuar contra o processo de inflamação do organismo. Ele também é antioxidante. Ou seja, suas vitaminas e minerais vão auxiliar no processo de limpeza dos nossos sistemas.
Além da amigdalite, o própolis ajuda o corpo a se recuperar de gripes, dores de garganta, sinusite, e ainda auxilia contra problemas respiratórios que se apresentam juntamente com os sintomas de tosse irritada ou com catarro.
A quantidade diária de própolis varia de acordo com o seu objetivo de saúde, mas uma dose média para adultos sugerida é de 30 gotas por dia. Essa quantidade pode ser dividida em uma única dose ou em várias ao longo do dia.
Análises dentro e fora do país confirmam que a própolis verde carrega altos teores de fenólicos e flavonoides, potentes antioxidantes. O EXTRATO DE PRÓPOLIS VERDE APIS FLORA é produzido com própolis verde da mais alta qualidade.
A pesquisadora diz que o consumidor pode reconhecer a própolis verde verdadeira através da sua cor que é um esverdeado com marrom e o cheiro característico.
O extrato de própolis, obtido das abelhas é facilmente encontrado em farmácias, contém substâncias chamadas bioflavonoides que estão ligadas a uma melhora da função do fígado. Dessa forma, ajudam a acelerar a desintoxicação do organismo.
Tanto o própolis quanto o café possuem propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e protegem as células do organismo dos danos causados pela oxidação. Ao combiná-los, pode-se potencializar esse efeito, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas.