O que estão compartilhando: que a Volkswagen anunciou que vai fechar fábricas no Brasil e milhares de pessoas serão demitidas. O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso.
Ao longo de 2024, ano em que celebrou 70 anos no Brasil, a empresa anunciou uma série de investimentos no país, normalmente acompanhados de declarações otimistas para as perspectivas sobre o cenário regional. "A Volkswagen reafirma sua confiança no Brasil e mais que dobra seus investimentos para R$ 16 bilhões.
Elevados custos na Alemanha. E esse é outro grande problema, na opinião de muitos especialistas: os custos de produção são muito altos na Alemanha. "A Volkswagen paga salários acima da média, mas, ao contrário dos fabricantes premium, como BMW e Mercedes, opera no segmento popular", observa Wisbert.
“A Volkswagen do Brasil informa que haverá parada de produção em suas fábricas de automóveis por conta da estagnação do mercado. A fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde é produzido o T-Cross, está com um turno em layoff desde o dia 5/6/2023 (com duração prevista entre 2 e 5 meses).
Volkswagen vai ter o mesmo destino da Kodak e Nokia?
Qual o futuro da Volkswagen no Brasil?
À medida que o mercado automotivo evolui, a Volkswagen se prepara para introduzir uma série de novos modelos no Brasil entre 2024 e 2025, alinhando-se às tendências de sustentabilidade e inovação tecnológica.
Há pouco mais de três anos, a Ford chocou a indústria nacional ao decidir deixar o Brasil. O anúncio, divulgado em janeiro de 2021, veio na esteira da pandemia de Covid-19 — que moldou, até então, um cenário de inflação bastante elevada e juros em tendência de alta.
A Volkswagen, maior montadora de automóveis da Europa, enfrenta uma de suas crises mais severas em décadas. A empresa avalia fechar três fábricas na Alemanha, demitir milhares de funcionários e cortar salários em até 10%.
Por que a Volkswagen está em crise e fechará fábricas mesmo com faturamento recorde?
A crise enfrentada pela Volkswagen em crise e fechará fábricas mesmo com faturamento recorde é um sinal das mudanças drásticas no setor automobilístico e da necessidade de adaptação rápida para enfrentar a nova concorrência dos veículos elétricos.
Em 2021, a Ford encerrou sua produção em nosso País; Desde então, suas instalações passaram a ser disputadas, especialmente por montadoras chinesas; Um exemplo é a planta de Camaçari (BA), comprada pela BYD recentemente; Nessa linha, ele deixa claro que, por agora, não há planos de retorno ao Brasil neste momento.
De acordo com o mais recente relatório anual, em 2023 o grupo até registrou um novo faturamento recorde, de cerca de 332,3 bilhões de euros – um aumento de 15,5%. A maior fabricante de automóveis da Europa também registrou um aumento no lucro: o lucro operacional anual cresceu para cerca de 22,58 bilhões de euros.
A Volkswagen, pt or exemplo, desligou as máquinas de suas três linhas de montagem no País – em São Bernardo do Campo e Taubaté, em São Paulo, e em São José dos Pinhais, no Paraná. Segundo a montadora alemã, a decisão foi motivada pela “estagnação do mercado”.
Segundo a empresa, a causa é “estagnação do mercado”. De acordo com a empresa, todas as ferramentas de flexibilização voltadas para os trabalhadores, considerando a suspensão da produção, “estão previstas em acordo coletivo firmado entre o sindicato e colaboradores da Volkswagen”.
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) divulgou nesta segunda-feira (10) que abrirá um procedimento para apurar possíveis violações éticas no comercial da Volkswagen que recriou a imagem de Elis Regina (1945-1982) com o uso de inteligência artificial (IA).
A parada, de acordo com a empresa, já estava programada desde o ano passado por conta da dificuldade de encontrar peças para as linhas de montagem. A unidade de São Bernardo é a mais antiga da fabricante alemã no Brasil e é de onde hoje saem os modelos Nivus, Polo, Virtus e a linha Saveiro.
O Grupo Volkswagen, além da marca Volkswagen, é, também, proprietário das marcas Audi, Bentley, Bugatti, Ducati, Lamborghini, SEAT, Porsche, Škoda Auto, MAN, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Scania.
Toyota lidera entre as marcas de automóveis, com o pódio completado por Mercedes-Benz e BMW. Como em todos os anos, a Interbrand, uma consultoria norte-americana, elaborou o ranking das melhores marcas do mundo, classificando-as uma a uma e calculando o valor de cada marca individualmente.
Ela incorporou a norte-americana Chrysler criando em 2014 o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e detém as marcas Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Maserati, Ferrari, Jeep, Dodge, RAM e Chrysler.
Volkswagen Polo sai de linha na Europa e da lugar a carro elétrico. Seja o primeiro a comentar. Após quase 40 anos de produção, o Volkswagen Polo sai de linha na Europa.
Nesta segunda-feira (20) quatro montadoras confirmaram que vão adotar pausas nas operações em fábricas brasileiras. A lista, por enquanto, inclui a General Motors, Hyundai, Volkswagen e Stellantis (que engloba marcas relevantes no país como a Fiat, Peugeot e Citröen).
A Ford continuará ativamente presente no Brasil com sua Rede de Concessionários, oferecendo assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia, em todo o país. Não há motivo para preocupação.
Ford Camaçari (BA): desativada em 2021. Ford Taubaté (SP): desativada em 2021. Ford-Troller Horizonte (CE): desativada em 2021. Honda Sumaré (SP): estrutura reduzida em 2021 para produção de peças de reposição.