A coceira na garganta pode ser causada por desidratação, exposição a substâncias irritativas, como pólen, pelo de animais, plantas e fumaça, ou ainda por refluxo, amigdalite e alergia alimentar, por exemplo.
Muitos dos problemas de coceira na garganta do adulto, acontecem na verdade por problemas nasais. A pessoa dorme com a boca aberta e ronca, gerando uma irritação na garganta que é um dos sintomas da própria coceira. O refluxo, ácido que sobe para a Laringe, também ocasiona coceira na garganta.
Caso a coceira esteja incomodando muito, machucando sua garganta ou atrapalhando seu desempenho diário, fazer uso de pastilhas pode ajudar. Elas aliviarão a sensação de incômodo local. Para fazer o uso correto, não se esqueça de conferir as recomendações do produto.
Baryta Composta Gotas. Xarope para irritação na garganta. Vick Xarope 44E: contém dextrometorfano, um supressor da tosse que atua no centro da tosse no cérebro, reduzindo o impulso de tossir;
Quais são as causas da coceira na garganta e da vontade de tossir?
A coceira na garganta e tosse podem ser causadas por alergias respiratórias, gripes, resfriados, sinusite, exposição a substâncias irritantes, refluxo gastroesofágico ou COVID-19, que podem causar irritação ou inflamação na garganta, estimular a produção de muco e desencadear o reflexo da tosse.
Causas de coceira na garganta - Otorrino em Curitiba
Quando a coceira na garganta é preocupante?
A maior parte dos casos de coceira na garganta são resolvidos em casa após alguns dias de hidratação e cuidado. Contudo, caso a coceira na garganta dure por vários dias, esteja acompanhada de outros sintomas ou evolua para uma dor de garganta, o mais recomendado é procurar atendimento médico.
A tosse alérgica é seca, sem muco. A tosse infecciosa é, geralmente, produtiva, eliminando o catarro, que pode variar de cor e consistência de acordo com o agente causador da infecção.
¹STREPSILS® (flurbiprofeno) M.S. 1.7390.0003. Indicado para alívio da inflamação da garganta. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO (SET/2024).
Os remédios caseiros para coceira na pele, como tomar banho com água fria, aplicar compressa de gelo, passar hidratante corporal ou lavar a pele com chá de tanchagem, por exemplo, ajudam a acalmar e hidratar a pele, reduzindo os sintomas de coceira, vermelhidão, irritação ou inchaço.
A alergia na garganta é uma condição comum que pode afetar pessoas de todas as idades. É causada por uma reação alérgica a substâncias comuns, como pólen, poeira, mofo e pelos de animais. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e incluem dor de garganta, irritação, inflamação e inchaço.
Quais são as causas da tosse que fecha a garganta?
Principais causas: Alergias, refluxo gastroesofágico, infecções respiratórias, asma, bronquite, laringite, sinusite, fumo, poluição e alguns medicamentos podem causar tosse persistente.
Outro mito associado à dor de garganta é o uso de lenço embebido em álcool no pescoço como forma de tratamento para dor de garganta. Este procedimento aumenta a temperatura local com maior fluxo de sangue e sensação de alívio sem, no entanto, tratar o fator determinante da dor.
“A coceira na garganta alerta para as seguintes possibilidades: rinite, infecções respiratórias, alergia a algum alimento, irritação das vias respiratórias pela poluição e inalação de ar seco ou de substâncias tóxicas, como poeira, fumaça, tintas, solventes e odores fortes”, explica a médica.
O que é Faringite Alérgica? A faringite alérgica é uma inflamação de causa alérgica, localizada na região da faringe. Nas situações em que uma crise alérgica se desencadeia, além da mucosa nasal, a da faringe e a das vias aéreas, como um todo, poderão ser afetadas também.
O que fazer para parar de coçar a garganta na hora?
Fazer gargarejos com água morna e sal podem aliviar a inflamação e limpar a garganta, enquanto tomar chás quentes, especialmente de ervas como camomila e gengibre, pode proporcionar alívio e hidratação. O repouso é essencial para permitir que o corpo se recupere, especialmente em casos de infecções virais.
Coceiras que não cessam podem ser um sinal de doenças dermatológicas, infecciosas, metabólicas ou até psicológicas. Dependendo da causa, a coceira por vir sozinha ou acompanhada de outros sintomas como vermelhidão, caroços, manchas, bolhas ou feridas.
Anti-histamínicos, principalmente a hidroxizina, são os mais frequentes. Alguns anti-histamínicos, como ciproeptadina, difenidramina e hidroxizina, provocam sonolência. Esses medicamentos ajudam a aliviar a coceira e, quando usados antes de dormir, ajudam no sono.
O que fazer: o tratamento consiste na administração de anti-histamínicos como a loratadina ou cetirizina, ou corticoides como a prednisolona, mas em caso de reação grave, pode não ser suficiente e por isso deve-se ir imediatamente a urgência, porque a alergia pode evoluir para um choque anafilático.
Remédios caseiros, como chás, gargarejos e infusões, são opções práticas e acessíveis. Fora isso, bebidas quentes, como o chá de gengibre ou hortelã, ajudam a acalmar a irritação e a hidratar as mucosas, enquanto gargarejos com água morna e sal atuam como anti-inflamatórios naturais.
O médico relata que existem outros sintomas, como: dor no peito, falta de ar, cansaço a pequenos esforços, edemas nos membros inferiores. A tosse cardíaca pode se assemelhar a uma tosse de um resfriado, porém essa tosse está associada a um cansaço físico e piora ao deitar.