Benefícios: ambos têm propriedades antioxidantes, mas a cúrcuma é mais conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, enquanto o açafrão é mais associado a benefícios para a saúde ocular e cerebral, além de ser usado como tempero de luxo.
O açafrão e a cúrcuma têm propriedades semelhantes, sendo bastante utilizados por seus efeitos antioxidantes. Em relação ao sabor, ambas as especiarias são muito parecidas, mas enquanto o açafrão tem um sabor mais delicado, a cúrcuma é mais terrosa.
Possui propriedades antioxidantes, diuréticas, anti inflamatório e colabora para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, o açafrão da terra Bombay é um tempero 100% natural. Ela é livre de conservantes, tornando-se a aliada perfeita de uma alimentação mais saudável.
A cúrcuma é uma planta bastante conhecida mundialmente em virtude de suas propriedades medicinais e de seu uso culinário. É também chamada de açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, açafrão, açafroa, mangarataia e gengibre-dourado.
Falso-açafrão (Curcuma zedoaria) O falso-açafrão é uma planta herbácea e rizomatosa, de odor agradável, pertencente à da família Zingiberaceae, nativa da Ásia e Ilhas do Pacífico.
Refluxo gastroesofágico, diarreia, dor abdominal, distensão abdominal, dor de cabeça, vermelhidão, mal-estar e tonturas, desordens do paladar e reações de hipersensibilidade.
A cúrcuma é uma especiaria amplamente utilizada na medicina tradicional, conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. O ingrediente ativo da cúrcuma, a curcumina, demonstrou ter efeitos protetores no fígado, ajudando a reduzir a acumulação de gordura e prevenir danos hepáticos.
Mas sabia que cúrcuma é sinônimo de açafrão-da-terra? Não, são coisas diferentes, ele respondeu. O pensamento deve ser se urucum é a semente pura e colorau é mistura de urucum com fubá (método clássico e legítimo de feitio), o mesmo deve se dar com a cúrcuma.
Por ser rica em antioxidantes, a cúrcuma ajuda a neutralizar radicais livres (moléculas cujo excesso é prejudicial a outras moléculas como DNA, lipídios e proteínas). Dessa forma, também pode atuar na preservação das células, tendo um efeito protetor contra doenças neurodegenerativas – tal qual Alzheimer e Parkinson.
O açafrão auxilia na melhora da função digestiva, reduzindo a inflamação no trato gastrointestinal, enquanto o limão estimula a produção de enzimas digestivas e a absorção de nutrientes no intestino. Outro benefício do consumo de açafrão com limão é o suporte ao sistema imunológico.
Em relação à infecção urinária, outro estudo indicou que a cúrcuma pode ser benéfica para mulheres na pós-menopausa, especialmente quando combinada com outros três compostos.
“A cúrcuma pode melhorar a função do endotélio, a camada de células que reveste os vasos sanguíneos, ajudando a regular a pressão arterial e prevenir doenças cardíacas”, explica a nutróloga. “Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes contribuem para a saúde cardiovascular.”
O chá de cúrcuma, também chamado de açafrão, é rico em curcumina, uma substância com propriedade anti-inflamatória potente, que age diminuindo os sintomas da inflamação nas articulações causadas por, artrite, tendinite ou bursite, por exemplo. 1 colher rasa (de chá) de cúrcuma em pó (200 mg); 1 xícara de água.
Quando a mistura começar a ferver, você pode desligar o fogo. Se a consistência for parecida com o de um mingau, bem denso, esse é um dos sinais de que ele não é puro. Agora, se a consistência for bem aguada, não denso, e não grudar na colher, esse é um indicativo de que ele é verdadeiro.
100% natural, o Açafrão-da-Terra Kitano é um dos mais escolhidos pelos brasileiros e passa por rigorosos processos de fabricação, embalagem e logística, garantindo que todo o seu sabor e aroma sejam levados para as suas receitas.
Além disso, a vitamina C presente no limão estimula o corpo a produzir mais colágeno, que colabora para a manutenção de uma pele mais firme. Já a cúrcuma ajuda a controlar a oleosidade da pele, combatendo espinhas e proporcionando um brilho saudável no rosto.
Como usar o açafrão para emagrecer: Para que o corpo absorva bem a especiaria. “A curcumina é mal absorvida durante a digestão. Portanto, preparar os pratos com pimenta-preta junto pode ajudar. Para ter bom efeito, use de meia a uma colher de chá de açafrão e uma pitada da pimenta”, recomenda Paula.