Use uma escova adequada O ideal é utilizar escovas com cerdas macias e flexíveis. As cerdas mais rígidas vão riscar a resina, o que remove o brilho do material e o deixa opaco. Além disso, prefira opções que tenham uma aderência maior para evitar que o objeto escorregue durante a escovação e cause danos na faceta.
Higiene bucal adequada: a escovação deve ser diária, pelo menos três vezes ao dia. O uso do fio dental também é fundamental. Escolha sempre escovas macias. Evite cremes dentais clareadores e abrasivos, por terem na sua composição micropartículas, arranham e tiram o brilho das resinas.
As resinas mudam a cor conforme seus hábitos alimentares (alimentos com corantes), verifique se é isso que está causando essa pigmentação. Em relação ao clareamento, não há a possibilidade de clarear as resinas, somente as estruturas dentais. Procure seu dentista e verifiquem a melhor opção para te satisfazer.
Existe broca multilaminada que só remove a resina sem agredir a estrutura do esmalte dentário. Assim é possível remover a resina sem riscar ou desgastar seu dente.
Facetas de Resina - Cuidados para manter a cor e brilho
O que é bom para limpar resina?
O ideal é usar álcool etílico ou isopropílico P.A. com concentração acima de 99%, porém o preço nem sempre é competitivo com outras soluções já existentes no mercado.
A Abrasão superficial (peeling dental), é um procedimento tradicional e eficaz na remoção de manchas amareladas nos dentes. O tratamento consiste na utilização de substâncias abrasivas sobre a superfície dentária, numa espécie de polimento, que visa a eliminação das impurezas que possam estar prejudicando o sorriso.
Amasse um morango pequeno de modo que forme uma pasta e adicione o pó de bicarbonato, esfregue nos dentes e deixe agir durante 15 minutos, sugerimos realizar o procedimento após a última refeição do dia. Esta combinação é uma boa opção para realizar o clareamento natural dos dentes.
Yellowing, ou amarelamento, é um fenômeno comum que ocorre em resinas devido à exposição à luz UV, calor e oxigênio. Esse processo pode resultar na mudança de cor da resina, tornando-a amarelada ao longo do tempo.
Passo 1: Molhe a escova de dentes com água. Passo 2: Mergulhe as cerdas da escova de dentes no bicarbonato de sódio. Passo 3: Escove os dentes suavemente em movimentos circulares por aproximadamente dois minutos. Passo 4: Enxágue a boca completamente com água.
O ideal é utilizar escovas com cerdas macias e flexíveis. As cerdas mais rígidas vão riscar a resina, o que remove o brilho do material e o deixa opaco. Além disso, prefira opções que tenham uma aderência maior para evitar que o objeto escorregue durante a escovação e cause danos na faceta.
alimentos e bebidas como café, vinho tinto, refrigerantes e molhos podem manchar as facetas em resina com o tempo. Por isso, é recomendável evitá-los ou consumi-los com moderação, e sempre escovar os dentes após o consumo.
A resina composta dura apenas de três a 10 anos, com o risco de desgastar ou lascar com o passar dos anos. Além disso, diferente da porcelana, esse material pode manchar com algumas substâncias que contêm corantes, como alguns chás, cafés, tabaco, vinhos e etc.
1. Utilize somente escovas dentárias com cerdas macias. Cerdas rígidas (pouco flexíveis) de escovas dentárias trazem problemas aos dentes como a retração gengival por trauma de escovação ou danos ás superfícies de resina.
O manchamento da resina composta é causado por fatores intrínsecos como descoloração do próprio material, tais como alteração da matriz resinosa ou da interface matriz/carga, relacionado, também, com os procedimentos de polimento do material,2 e fatores extrínsecos que incluem o manchamento pela adsorção ou absorção de ...
✅ 2ª fase: Quando as manchas estão mais internas, é necessário remover uma camada maior da resina e reinstalá-la, sem trocar toda a faceta. ✅ 3ª fase: Em casos de infiltração, a substituição completa da resina é indispensável para garantir um tratamento eficiente e duradouro.
A resina composta, o material estético utilizado na técnica de restauração dentária, infelizmente, não sofre a ação clareadora do tratamento. Basta iniciar o clareamento dental para que logo apareçam áreas de grande contraste entre dentes clareados e resinas amareladas e escurecidas.
Canetas clareadoras são produtos práticos que contêm gel clareador, normalmente à base de peróxido de hidrogênio. Elas podem ser usadas diretamente nos dentes, permitindo um clareamento localizado. O uso é bem simples: basta aplicar uma camada do gel sobre os dentes, esperar o tempo indicado e depois enxaguar.
A limpeza de ferramentas da resina epóxi é realizada com diluentes voláteis. Para conseguirmos limpar algo é preciso diluir essa “sujeira” e retirá-la. No caso da resina, há alguns produtos que comumente são utilizados para essa função, como: Solventes oxigenados – incluindo cetonados, ésteres e butil glicóis.
A forma de lavagem mais comum é lavar a peça com álcool isopropílico até que os resíduos de resina sejam completamente eliminados. Esse processo pode ser feito manualmente utilizando luvas e óculos ao manusear a peça de resina e o álcool.
Removedor LP é um produto concentrado, ideal para remover resinas e acabamentos acrílicos base água de difícil remoção. Emulsiona o filme, amolecendo-o, facilitando sua retirada. Remove com eficiência respingos de tintas base água - muito comuns ao final da obra - e sujeiras difíceis.