Jesus respondeu: 'Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete'” (Mateus 18,21-22). Dentro do nosso coração existem sempre situações onde precisamos ser perdoados, e precisamos perdoar os nossos irmãos. A primeira hipocrisia da qual precisamos nos libertar é a do orgulho e da arrogância, até evangélica.
O que o Salvador quis dizer quando disse a Pedro para perdoar às pessoas “até setenta vezes sete”? ( Mateus 18:22) O Salvador basicamente disse a Pedro para nem mesmo contar — a fim de não estabelecer limites para o perdão.
O que Jesus quis dizer com onde estiver dois ou três reunidos em meu nome?
Reunimo-nos como se todos estivéssemos juntos num grande salão. Porém, mais importante do que o fato de estarmos reunidos, é em nome de quem o fazemos. O Senhor prometeu que, mesmo com o grande número de discípulos que há na Terra hoje, Ele estaria próximo de nós.
Jesus, porém, responde de forma surpreendente: "Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete." Essa instrução vai além de uma contagem, mas revela a graça divina que recebemos e a necessidade de refletir essa graça nas nossas interações com os outros.
MORTOS SEPULTANDO MORTOS? O que Jesus quis dizer nesse ESTRANHO ensino?
O que significa a tatuagem 70x7?
Você sabia que a tatuagem '70x7' tem uma origem bíblica profunda? Esse símbolo representa o ensinamento de Jesus sobre perdoar sem limites, mesmo nas situações mais difíceis. Mais do que uma tatuagem, é um lembrete constante de misericórdia, crescimento espiritual e confiança em valores divinos.
Ele também ensinou aos apóstolos que se alguém os ofendesse ou pecasse contra eles, eles deveriam primeiro resolver o problema com a pessoa em particular. Se a pessoa se recusasse a se arrepender, então, ela deveria ser levada às autoridades da Igreja.
Quando duas almas se unem em oração, elas criam um laço poderoso que vai além das palavras. Orar juntos não é apenas um ato de fé, mas um momento sagrado de conexão e intimidade. É nessa comunhão que os desafios se tornam mais leves e as alegrias, mais profundas. Orar juntos fortalece o relacionamento.
O apóstolo Pedro ousou perguntar a Jesus se deveríamos perdoar até sete vezes. Jesus desconcerta a sua lógica, dizendo que devemos perdoar até setenta vezes sete. Essa cifra emblemática aponta para um perdão ilimitado.
Mas, se vocês não perdoarem aos homens, o Pai de vocês também não perdoará os males que vocês tiverem feito” (Mt 6, 14-15). “É assim que fará com vocês o meu Pai que está no céu, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão” (Mt 18, 35). Nada de perdão da parte de Deus a nós, se nós não perdoarmos os outros.
Pedro perguntou: Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: não te digo até sete vezes, mas setenta vezes sete. Como viver esse Evangelho no dia de hoje?
O que Jesus quis dizer quando respondeu a Pedro que devemos perdoar setenta vezes sete?
Jesus respondeu: eu digo a você: não até sete, mas até setenta vezes sete” (Mateus, 18:21-22). Isso se traduz em perdoarmos indefinidamente o nosso agressor.
“Não há limite para o número de vezes que os irmãos devem perdoar uns aos outros as ofensas pessoais sob a condição de verdadeiro arrependimento. Isso, contudo, não quer dizer que a própria Igreja deva continuar a perdoar e reintegrar seus membros transgressores vezes sem fim.
Quando Jesus ensinou que devemos perdoar “setenta vezes sete”, estava dizendo que – se for necessário – devemos perdoar 490 vezes por dia, isto é, perdoar sempre, sem esmorecer, porque é assim que Deus faz também. Portanto, trate de tomar uma decisão.
Porque Jesus disse onde estiver dois ou três reunidos em meu nome?
Em sentido geral o texto revela que Jesus está tão presente na pequena congregação como na reunião de multidões. Está tão presente na reunião de oração ou no círculo de estudo bíblico entre poucas pessoas como no estádio repleto de gente. Jesus Cristo não é escravo do número.
RESUMO: Em Mateus 18:18, Jesus disse que tudo que a Igreja “ligasse” ou “desligasse” na Terra, o mesmo se daria no Céu. Essa autoridade de que trata o texto tem recebido várias interpretações: (1) seria uma autoridade de estabelecer doutrinas; (2) de perdoar pecados; ou (3) aplicar disciplina eclesiástica.
18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19 Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
Jesus respondeu: 'Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete'” (Mateus 18,21-22). Dentro do nosso coração existem sempre situações onde precisamos ser perdoados, e precisamos perdoar os nossos irmãos. A primeira hipocrisia da qual precisamos nos libertar é a do orgulho e da arrogância, até evangélica.
Quando dois ou três estiverem reunidos em meu nome?
Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali eu estou no meio deles” (Mt 18,19-20). A comunidade é o lugar da presença de Jesus. É a prática da oração comum que os une e transmite a certeza de que o Pai atende às suas necessidades.
Então, Jesus quer nos ensinar os segredos do reino dos céus em parábolas, porque as histórias que Ele contava são somente para as pessoas que acreditavam Nele e queriam ouvi-Lo. Quando Jesus estava pregando para a multidão, havia também pessoas dentre elas que não queriam ouvir nem receber as Suas palavras.
O número 777 é um símbolo de sorte, poder e prosperidade em muitas culturas. É considerado um número sagrado, associado à espiritualidade, à sabedoria e à iluminação. Na numerologia, o número 7 é o número da espiritualidade, da intuição e do conhecimento. É um número associado à busca da verdade e do sentido da vida.
20 Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. 21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? até sete? 22 Jesus lhe disse: Não te digo: Até sete; mas, até setenta vezes sete.
70 (setenta): jogo de números 10 x 7. Moisés comunica o espírito profético aos 70 anciãos. O exílio na Babilónia é apresentado como tendo durado 70 anos. 1000 (mil): uma quantidade tão grande que não se pode contar.