A linguagem mista, conforme o nome diz, apresenta uma mescla entre linguagem verbal e linguagem não verbal. Se quisermos pensar em linguagem mista, podemos citar os anúncios publicitários em TV e jornais, as histórias em quadrinhos e as diversas produções audiovisuais.
Linguagem mista é um termo utilizado para descrever uma forma de comunicação que envolve a combinação de duas ou mais línguas diferentes. Isso pode acontecer através da mistura de palavras, expressões ou estruturas gramaticais de idiomas distintos em uma mesma frase ou texto.
Desta forma, a linguagem híbrida ou mista combina elementos da linguagem verbal e não verbal para transmitir uma única mensagem. Como principais exemplos de linguagem híbrida podemos citar: Charges. Histórias em quadrinhos.
A linguagem mista, conforme o nome diz, apresenta uma mescla entre linguagem verbal e linguagem não verbal. Se quisermos pensar em linguagem mista, podemos citar os anúncios publicitários em TV e jornais, as histórias em quadrinhos e as diversas produções audiovisuais.
Dizemos que a linguagem é mista, quando há um uso simultâneo da linguagem verbal e da não verbal para a construção da mensagem. Conseguimos observar bem essa ocorrência quando lemos histórias em quadrinhos, por exemplo.
O primeiro – texto misto ou híbrido – tem sua construção realizada a partir da associação/conexão entre a linguagem escrita e a imagem [leia-se verbal e não verbal]. São exemplos que ilustram essa modalidade textual: os cartuns, as charges, as histórias em quadrinhos (HQs), as propagandas, as tirinhas etc.
O texto faz uso da linguagem mista, ou seja, utiliza tanto a linguagem verbal quanto a não verbal. Sobre esse aspecto, marque a alternativa correta. A linguagem verbal apresenta as ideias secundárias e a não verbal contém a ideia central do texto.
O que se revela é a adoção do “hibridismo” como um conceito contemporâneo, voltado para a compreensão de uma sociedade de multi- plicidade, de misturas e de convergências, na qual tudo, potencialmente, se hibridiza: as culturas, as comunicações, as linguagens, os signos etc.
Na linguagem coloquial, as pessoas, muitas vezes, usam gírias, expressões idiomáticas, abreviações e gramática mais flexível, em contexto de informalidade e intimidade. A linguagem coloquial é a utilizada no cotidiano.
Assim, são considerados pertencentes às semióticas sincréticas os textos que mobilizam múltiplas linguagens (gráfica, sonora, visual, audiovisual) em uma mesma enunciação, como ocorre em filmes, blogs, programas de televisão, HQs, entre outras.
A linguagem mista é a mistura da linguagem verbal e não-verbal em quando se quer transmitir uma mensagem. Uma comunicação verbal é aquela em que a mensagem é verbalizada, pois as palavras são usadas oralmente ou por escrito.
Qual alternativa apresenta um tipo de linguagem mista?
A alternativa A é a correta, pois combina texto ("faixa adicional a 500m") e imagem (placa amarela de trânsito), caracterizando-se como uma linguagem mista. A linguagem mista combina linguagem verbal (fala e/ou escrita) com linguagem não verbal (imagens).
Um exemplo de linguagem mista pode ser encontrado em uma charge, quando se encontra uma imagem e um espaço com um texto acerca da imagem. Tanto a foto quanto o texto contribuíram significativamente para a compreensão da mensagem.
A linguagem mista ou jornalística é adequada para a EAD?
Na Educação a Distância (EAD), o uso de uma linguagem jornalística, focada na transmissão objetiva e rápida de informações, pode ser inadequado. Tal abordagem pode não cumprir com as exigências educacionais mais complexas da EAD, como a exploração detalhada de temas e o estímulo ao pensamento crítico dos alunos.
As tirinhas têm, portanto, como uma de suas marcas, a utilização de linguagem não verbal e de linguagem mista. A linguagem não verbal é aquela que se utiliza apenas de imagens, ou signos visuais, para passar a mensagem que pretende, sem a presença de palavras escritas ou faladas.
A linguagem corporal pode ser definida também como a maneira que o corpo usa para falar, para se comunicar. Para isso, ele usa gestos, posturas e expressões faciais.
Quais são as intencionalidades do autor quando utiliza a linguagem mista?
O autor quando usa a linguagem mista pode estar comunicando diversas coisas de maneira não textual, sintetizando o texto e demonstrando de outra forma, tais como: os gestos dos personagem, sua aparência, demonstrar a situação e o local que se encontram.
Os gêneros textuais mistos, por sua vez, são aqueles que combinam elementos verbais e não verbais em sua composição. Um exemplo clássico desse tipo de gênero é a história em quadrinhos, que utiliza tanto diálogos quanto imagens para contar uma história.